Baleia azul perde o título de maior animal marinho e o novo maioral dos mares não é tão óbvio quanto parece
Título de maior animal marinho foi perdido por um coral com dimensões gigantes
A baleia azul, durante muitos anos, foi considerada como o maior animal da espécie marinha em todo o mundo. Contudo, ela acabou de perder esse título para um outro animal marinho que consegue ser ainda maior: um coral. Com dimensões de 34 metros de comprimento por 32 metros de largura, o coral foi descoberto durante uma expedição científica às Ilhas Salomão, superando o tamanho da baleia azul, que pode atingir até 30 metros de comprimento. Além de fascinante, a descoberta estabelece um novo marco na biologia marinha e reforça a importância sobre a conservação dos mares e oceanos.
Coral foi localizado em um arquipélago no Oceano Pacífico
Visualmente, os corais até podem parecer pedras, especialmente devido aos esqueletos calcários que o formam. No entanto, eles são animais marinhos pertencentes do filo dos cnidários, a mesma classe que as águas-vivas e anêmonas pertencem. Essa espécie marinha é formada por um composto orgânico, não um mineral como uma rocha, e o grande diferencial dos corais é que eles formam colônias e podem ser encontrados em diversas formas e tamanhos, construindo estruturas chamadas recifes.
O maior coral já encontrado, maior até que uma baleia azul, foi visto próximo ao arquipélago Três Irmãs, localizado na província de Makira-Ulawa, no Oceano Pacífico, durante uma expedição liderada pela equipe da National Geographic. O tamanho do coral é tão impressionante que ele chegou a ser confundido com a sombra de um naufrágio.
Os corais são fundamentais para ...
Matérias relacionadas
Cyberpunk 2077: eu percebi tarde demais que Johnny Silverhand não é o nome verdadeiro do roqueiro