PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Geógrafa usa redes sociais para combater desinformação sobre mudanças climáticas

Lívia Humaire foi uma das pioneiras do movimento lixo zero no Brasil e hoje cria conteúdo para descomplicar estudos sobre sustentabilidade

29 jan 2024 - 04h00
Compartilhar
Exibir comentários
Geógrafa usa redes sociais para combater desinformação sobre mudanças climáticas:

Quando o tema do lixo zero começou a esquentar no Brasil, a geógrafa Lívia Humaire criou, em 2017, um perfil no Instagram chamado “Jornada Zero Waste” para documentar as transformações que vivia como adepta desse movimento que visa diminuir a produção de lixo doméstico.

Na mesma época, rodou diversas cidades do mundo para conhecer cerca de 40 espaços conectados à filosofia do lixo zero. Nas redes sociais, Lívia compartilhava a experiência de visitar essas lojas, restaurantes e institutos. “Foi parte da minha pesquisa para abrir a primeira loja zero waste do Brasil”, conta. 

Em setembro de 2018, a geógrafa, então, inaugurou o seu espaço, a Mapeei - Uma Vida Sem Plástico, uma loja em São Paulo (SP) que oferecia produtos para ajudar as pessoas a diminuírem seus resíduos.

Com o passar dos anos, sua abordagem foi mudando. Hoje, Lívia é o rosto que aparece no perfil Transições Ecológicas, que tem mais de 40 mil seguidores e, agora, aborda temas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.

“Depois de empreender e voltar pra academia, entendi que falar sobre questões mais sistêmicas e macroestruturais tinha mais relação com a minha vida naquele momento, foi aí que mudei o nome e o propósito do canal”, explica a geógrafa que hoje também é mestranda em antropologia e ruptura climática. Assista ao vídeo acima para entender melhor sobre essa transição de conteúdo.

Atualmente, Lívia vive na Suíça e é voz no programa Verificados pelo Clima, uma iniciativa da ONU e da Purpose. O seu principal objetivo é divulgar a ciência e combater a desinformação que cerca essas questões. 

Fonte: Redação Planeta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade