PUBLICIDADE

É o fim do Globo de Ouro?

Rede americana NBC cancelou o contrato para exibir a cerimônia em 2022

11 mai 2021 18h17
| atualizado às 18h47
ver comentários
Publicidade

A casa caiu para o Globo de Ouro, a segunda premiação mais importante de Hollywood depois do Oscar. A rede NBC, uma das três maiores emissoras de TV aberta dos EUA, anunciou que não vai transmitir a cerimônia de 2022. O motivo: uma avalanche de críticas contra a Associação da Imprensa Estrangeira de Holywood (ou HFPA, na sigla em inglês) pela falta de transparência e diversidade na escolha de seus premiados.

Tina Fey e Amy Poehler apresentam o Globo de Ouro 2021
Tina Fey e Amy Poehler apresentam o Globo de Ouro 2021
Foto: Reprodução

"Continuamos a acreditar que a HFPA está comprometida em fazer profundas mudanças. Mas mudanças desse porte demandam tempo e trabalho, e sentimos que a Associação precisa desse tempo", declarou a NBC num comunicado. O boicote foi seguido por declarações de outros gigantes como Netflix e Amazon Prime, que decidiram interromper os trabalhos de divulgação e promoção feitos com a HFPA. “Não acreditamos que essas novas políticas propostas resolverão os desafios sistêmicos de inclusão e diversidade da HFPA, nem a ausência de transparência de suas operações", afirmou Ted Sarandos, um dos diretores-executivos da Netflix.

Estrelas em debandada

Grandes estrelas também se manifestaram em suas redes contra a premiação. Foi o caso de Scarlett Johansson - indicada quatro vezes ao Globo de Ouro, por filmes como "Match Point" e "História de um Casamento" - e Mark Ruffalo, vencedor neste ano como melhor ator pela minissérie "I Know this Much is True", da HBO.

Há muitos anos os membros da HFPA vêm sendo acusados de aceitar viagens e prêmios caros dos grandes estúdios de Hollywood - o que aumentaria a chance de um determinado filme aparecer na premiação do ano seguinte.

Mas o fim do contrato da NBC com o Globo de Ouro pode ter um outro motivo. Nos últimos anos, a audiência das cerimônias de premiação de cinema vêm despencando na TV americana. Se em 2016 o Globo de Ouro foi visto por 18,5 milhões de lares, neste ano o número caiu para 6,9 milhões.

Plano Geral
Publicidade
Publicidade