PUBLICIDADE

Parabólica

Verstappen é punido em 5 posições no grid do GP do Catar

Valtteri Bottas também foi punido, mas em 3 posições. Motivo foi não reduzir velocidade em trecho com bandeira amarela na classificação

21 nov 2021 - 10h37
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen larga em 7º no Catar
Verstappen larga em 7º no Catar
Foto: Red Bull / Twitter

Após a sessão de classificação para o GP do Catar, realizada nesse sábado (20), a FIA abriu investigação sobre três pilotos: Max Verstappen, Valtteri Bottas e Carlos Sainz. Segundo apurou a entidade, os três seguiram acelerando no trecho em que estava sendo apresentada bandeira amarela em razão do incidente com Pierre Gasly, nas últimas curvas do circuito de Losail. 

Gasly teve um pneu estourado e perdeu o bico de seu AlphaTauri, o que motivou o acionamento da bandeira de alerta. Bottas e Sainz passaram pelo incidente logo em seguida, quando apenas uma bandeira amarela era mostrada. Verstappen chegou ao trecho algum pouco depois, quando já era apresentada bandeira amarela dupla, em que reduzir a velocidade é mais que uma recomendação, mas um imperativo. 

Após convocar os pilotos para explicações na manhã desse domingo (21) e analisar imagens e dados, a FIA comunicou as penalizações aplicadas a cada um deles: Max Verstappen, que largaria em 2º, perde 5 posições no grid. Bottas, então 3º, perde 3 postos. Sainz, por sua vez, foi inocentado, pois a entidade observou que ele reduziu a velocidade ao ver o carro de Gasly parando. 

Gasly, o causador da polêmica bandeira amarela, e Bottas, um dos punidos
Gasly, o causador da polêmica bandeira amarela, e Bottas, um dos punidos
Foto: Mercedes / Twitter

A Red Bull alegou que o painel no volante do carro de Verstappen não mostrou a bandeira amarela, e por isso ele não sabia do ocorrido. Mas a FIA entendeu que a responsabilidade por observar as bandeiras e sinalizações de pista é do piloto. 

As punições mantêm a coerência com penalizações pretéritas da F1. Lewis Hamilton havia sido punido em 3 posições por situação idêntica de uma única bandeira amarela na Áustria em 2020, da mesma forma que Bottas agora. Sebastian Vettel tomou 5 posições de pênalti no Barain, já esse ano, por ignorar bandeiras amarelas duplas, como Verstappen agora. 

Com isso, os 10 primeiros lugares do grid ficam com: Hamilton, Gasly, Alonso, Norris, Bottas, Sainz, Verstappen, Tsunoda, Ocon e Vettel. Hamilton, que tem 14 pontos a menos que Verstappen no campeonato, tem boa chance de encurtar essa distância na corrida que começa nesse domingo (21) às 11 horas. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade