PUBLICIDADE

Parabólica

Verstappen é o mais rápido nos treinos para o GP do México

Piloto da Red Bull faz o melhor tempo do dia e confirma favoritismo da equipe no circuito mexicano. Hamilton fica em 3º

5 nov 2021 - 19h40
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen conduz seu Red Bull em frente ao público mexicano
Verstappen conduz seu Red Bull em frente ao público mexicano
Foto: Honda Racing F1 / Twitter

Max Verstappen confirmou o favoritismo da Red Bull e foi o mais rápido do primeiro dia de atividades de pista para o Grande Prêmio da Cidade do México. No primeiro treino livre, a Red Bull optou por rodar por mais tempo com pneus duros em seus carros e segurou o ritmo, abrindo espaço para que a Mercedes ocupasse os dois lugares de cima na tabela de tempos, com Valtteri Bottas à frente de Lewis Hamilton. 

Na sessão da tarde, a Red Bull usou mais os pneus mais rápidos e apertou o ritmo, o que permitiu a Verstappen cravar o melhor tempo do dia. As Mercedes vieram logo atrás, novamente com Bottas à frente de Hamilton. 

Sergio Perez, piloto local e cercado de grande expectativa por parte do público mexicano, deu um leve toque no muro no primeiro treino livre, que o tirou de atividade por meia hora. Com o carro arrumado, ele foi o 4º, resultado que repetiu na segunda sessão do dia. 

Pierre Gasly foi um dos destaques da sexta-feira. O francês foi o 5º em uma das sessões e 6º em outra, mostrando que a unidade de potência da Honda, com turbo menor que o da Mercedes, pode mesmo trazer vantagem no ar rarefeito dos mais 2.200 metros de altitude da Cidade do México. 

A Ferrari superou por larga margem a McLaren, sua rival na disputa pelo terceiro lugar no mundial de construtores. Enquanto a equipe italiana esteve no top10 nas duas sessões com seus dois carros, o time inglês não ficou entre os 10 em nenhuma delas. Daniel Ricciardo, inclusive, perdeu metade do FP2 por um problema no câmbio.

Mercedes lidera o FP1

Bottas passa pelo setor do estádio no Circuito Hermanos Rodriguez
Bottas passa pelo setor do estádio no Circuito Hermanos Rodriguez
Foto: FIA / Twitter

Assim que o treino livre começou, o que chamou a atenção foi a sujeira sobre a pista: conforme os carros foram passando, uma “nuvem” de poeira foi se formando. Com tanto pó na superfície, estava difícil encontrar estabilidade nas primeiras tentativas de volta rápida. 

Ainda com 10 minutos de sessão, dois erros muito similares: tanto Charles Leclerc quanto Sergio Perez perderam o carro na curva final, rodaram e bateram com a traseira na proteção de pneus. Ambos sofreram quebras em seus aerofólios, ficando o Red Bull do mexicano mais danificado. Não houve necessidade de bandeira vermelha, sendo suficiente um safety car virtual para limpeza dos detritos no local. 

Max Verstappen e Lewis Hamilton se intercalaram na primeira posição durante a primeira meia hora. A diferença é que, enquanto o piloto da Red Bull calçava pneus duros, o da Mercedes usava os macios. 

A Red Bull optou por não forçar o ritmo na primeira sessão do dia, de modo que a Mercedes se viu com seus dois carros à frente na tabela. Bottas cravou a melhor volta da sessão, com o tempo de 1min18s341, apenas 0s076 à frente de Hamilton. A equipe taurina veio logo atrás: Verstappen ficou a 0s123 de Bottas, enquanto Perez, com o carro consertado para a parte final, fez um tempo 0s269 acima do líder. 

O top 10 foi completado por Pierre Gasly, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon e Sebastian Vettel. 

Verstappen sobra no FP2

Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira no México
Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira no México
Foto: Red Bull / Twitter

No segundo treino livre, Mercedes e Red Bull voltaram a dar as cartas. Seus pilotos foram se revezando entre os primeiros nos minutos iniciais da sessão. Russell, com problemas mecânicos, recolheu seu Williams para a garagem e não voltou mais para a pista. 

Com cerca de 30 minutos de atividade, Hamilton e Verstappen saíram dos boxes novamente para abaixar seus tempos. Hamilton assumiu o 1º lugar com 1min17s810, mas seu rival cruzou a linha logo em seguida com uma volta mais de meio segundo mais rápida: 1min17s301, tempo que viria a ser o melhor do dia. 

Gasly e Tsunoda, da AlphaTauri, andaram no mesmo ritmo da dupla de pilotos da Ferrari, dando o tom do que promete ser a disputa para ser a terceira força na etapa mexicana. 

A sessão não teve incidentes importantes, sendo o mais destacável uma escapada de Nicholas Latifi no mesmo ponto em que Leclerc e Perez erraram no treino anterior. Mas, ao contrário dos dois que tiveram danos, o piloto da Williams não chegou a tocar o muro e pôde voltar à pista sem necessidade de intervenção da direção de prova ou parada nos boxes. 

Os 10 primeiro do segundo treino livre foram: Verstappen, Bottas, que superou o companheiro a poucos minutos do fim, Hamilton, Perez, Sainz, Gasly, Leclerc, Tsunoda, Vettel e Alonso. 

Resultados do segundo treino livre
Resultados do segundo treino livre
Foto: F1 / Divulgação

Os carros voltam à pista nesse sábado, 06/11, às 14 horas, para o terceiro treino livre. Logo depois, às 17 horas (sempre no horário de Brasília), acontece a classificação. A corrida é no domingo, 07, às 16 horas. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade