PUBLICIDADE

Parabólica

Hamilton busca 100ª pole na F1. Veja as poles históricas

Hamilton pode conquistar a 100ª pole na Fórmula 1 no GP de Portugal; relembre quando ele superou Clark, Prost, Vettel, Senna e Schumacher

28 abr 2021 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários

Lewis Hamilton está prestes a alcançar uma marca histórica. O heptacampeão mundial pode conquistar a sua 100ª pole position na Fórmula 1 já no próximo domingo (2), no GP de Portugal. Desde que estreou na Fórmula 1 em 2007, o piloto inglês já disputou 286 GPs e largou em primeiro no grid em pelo menos uma corrida em cada temporada que disputou.

De lá para cá, foram 99 pole positions, um recorde absoluto na categoria. O melhor ano foi em 2016, quando Hamilton foi pole em 12 dos 21 GPs daquele ano, o único em que o inglês não conquistou o campeonato desde que foi para a Mercedes. O campeão daquele ano foi justamente o seu então companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg.

Lewis, aliás, conquistou grande parte de seus recordes quando mudou de equipe. Quando chegou na Mercedes, o inglês tinha apenas um título, e acumulava 26 poles e 21 vitórias. Atualmente, são sete títulos, 99 poles e 96 vitórias, todos eles recordes na Fórmula 1. Enquanto o primeiro é compartilhado com o alemão Michael Schumacher, que tem a mesma quantidade de conquistas, os outros dois números são apenas de Hamilton.

Considerando as pole positions, as 26 conquistadas por Lewis na McLaren já o colocavam no top 10 da categoria, empatado com o finlandês Mika Hakkinen na décima colocação. Quatro temporadas depois, Hamilton saltou para o topo da lista de pilotos, se consolidando como um dos maiores pilotos (para muitos o maior) da história da Fórmula 1.

Em 2014, Hamilton ultrapassou dois nomes de peso de uma só vez. No GP da China daquele ano, Lewis conquistou a sua 34ª pole, uma a mais do que o inglês bicampeão Jim Clark, da Inglaterra, e o tetracampeão Alain Prost. O francês, aliás, foi o maior rival do ídolo de Hamilton, Ayrton Senna.

Pouco tempo depois, já no ano seguinte, Hamilton ultrapassou o alemão Sebastian Vettel. O tetracampeão tinha 45 poles na época do GP de Silverstone de 2015, quando Lewis largou em primeiro pela 46ª vez. Depois dessa corrida, o alemão chegou a conquistar mais 12 poles, sendo a última em 2019, pela Ferrari. Atualmente, Vettel corre pela Aston Martin.

Nos dois anos seguintes, Hamilton passou a almejar duas marcas que pareciam inalcançáveis na categoria: 65 e 68. O número de poles de Ayrton Senna e Michael Schumacher, respectivamente. No GP do Canadá de 2017, Hamilton igualou o número de poles de Senna, feito que lhe rendeu um presente da família brasileira. Na ocasião, Hamilton ganhou uma réplica do capacete usado por Senna na Fórmula 1.

Na etapa seguinte, no GP do Azerbaijão, Hamilton ultrapassou a marca de Ayrton, e se aproximou do então recorde de 68 poles de Schumacher. O heptacampeão alemão foi superado quatro corridas depois, no GP da Itália, realizado sob chuva em Monza. Desde então, o recorde só aumenta, isolando Lewis cada vez mais no topo da lista. Outro detalhe interessante é que dos GPs citados, Hamilton só não venceu o do Azerbaijão, que foi conquistado pelo australiano Daniel Ricciardo.

POLES HISTÓRICAS
P.PilotoPolesQuando Hamilton superou?
1Lewis Hamilton99GP da Emilia Romagna 2021
2Michael Schumacher68GP da Itália 2017
3Ayrton Senna65GP do Azerbaijão 2017
4Sebastian Vettel57GP da Inglaterra 2015*
5Alain Prost33GP da China 2014
6Jim Clark33GP da China 2014

*Sebastian Vettel tinha 45 poles na F1 quando foi superado por Hamilton

A centésima pole de Lewis Hamilton na Fórmula 1 não deve demorar para acontecer. Caso não se confirme no próximo GP, certamente deve acontecer ainda nesta temporada. Os únicos que podem ao menos adiar a conquista de 100 poles do inglês e surpreenderem na classificação em Portugal são o holandês Max Verstappen, da Red Bull, e o finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade