Ferrari vale US$ 6,3 bilhões, 7 vezes menos que a Mercedes
Ranking anual da Interbrands sobre valor das marcas coloca a Ferrari apenas em 79º lugar. Dentro da F1, Mercedes está em 7º e Honda em 20º
Na Fórmula 1, as montadoras de automóveis têm cada vez mais poder. Por meio de sucessivos Pactos da Concórdia, minaram as forças de equipes como Williams, Lotus e Tyrrell. A McLaren, embora sobreviva, não ganha uma corrida desde 2012. No mundo dos negócios, entretanto, as montadoras já não têm tanta força. Ferrari, Honda, Renault estão longe do pódio. Só a Mercedes se aproxima, mas perde para a Toyota, que disputa o WEC.
Apesar de ser a marca mais famosa da Fórmula 1, a Ferrari ocupa apenas o 79º lugar no ranking global de marcas, divulgado anualmente pela consultoria Interbrand desde 1999. Somente duas marcas de carros estão entre as top 10: Toyota (7º lugar) e Mercedes-Benz (8º). Segundo a Interbrands, a marca Toyota vale US$ 51,595 bilhões e a Mercedes-Benz vale US$ 49,268 bilhões. Em 1º lugar no geral ficou a Apple com US$ 322,999 bilhões.
A Ferrari -- primeira marca que passou a fabricar automóveis para poder continuar na Fórmula 1 -- vale atualmente US$ 6,379 bilhões. O estudo da Interbrands não faz uma separação do valor da equipe de F1 e do fabricante de carros esportivos. Porém, considera as corridas dentro de três critérios: 1) Financeiro, desempenho dos produtos ou serviços da marca; 2) Papel da marca no processo de decisão de compra; 3) Força da marca na garantia de ganhos corporativos futuros.
O valor da Ferrari é sete vezes inferior ao da Mercedes. Isso mostra que o automobilismo, sozinho, não é capaz de gerar tanto valor. E também explica por que a McLaren passou a fabricar carros, como a Ferrari. Quanto à Honda, seu valor é mais de três vezes superior ao da Ferrari. A marca Honda vale US$ 21,694 bilhões e está em 20º lugar no ranking geral. A Renault e a Aston Martin, também envolvidas com a F1, não aparecem no ranking das top 100 marcas globais.