Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Lando Norris lidera último treino em Jeddah

Norris lidera o TL3 em Jeddah e vira favorito à pole; McLaren faz 1-2 com Piastri, Russell fecha o top 3.

19 abr 2025 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

O último treino livre na Arábia Saudita, realizado em Jeddah, foi crucial para que os pilotos extraíssem o máximo do carro antes da próxima sessão em pista: a classificação. O piloto Lando Norris terminou em primeiro lugar, seguido por Oscar Piastri e George Russell completando o top 3.

Lando Norris durante treinos em Jeddah
Lando Norris durante treinos em Jeddah
Foto: Reprodução / Twitter McLaren F1

O início da sessão teve uma pista ainda pouco movimentada, com apenas quatro carros no traçado naquele momento. Ocon juntou-se à atividade com pneus macios, enquanto Doohan registrou 1:30.613.

Pouco depois, Ollie Bearman entrou na pista para se juntar ao companheiro de equipe, também utilizando os compostos macios. A Haas vinha demonstrando satisfação com a evolução desde a atualização do assoalho, que proporcionou um ganho de desempenho — embora os problemas de quique ainda não tivessem sido totalmente resolvidos.

Com frequência, a equipe terminava com um piloto satisfeito e outro eliminado já no Q1, sem conseguir encontrar um acerto que funcionasse tanto para Bearman quanto para Ocon.

Os comportamentos dos pilotos em pista seguiram trajetórias distintas. Hamilton foi o primeiro a sair dos boxes, calçando pneus macios, seguido logo depois pela dupla da Ferrari, que também escolheu os compostos vermelhos. O britânico não estivera satisfeito no dia anterior, ainda encontrando dificuldades para extrair o melhor do carro.

Lewis Hamilton durante sessão de treinos livres na Arábia Saudita
Lewis Hamilton durante sessão de treinos livres na Arábia Saudita
Foto: Reprodução / Fórmula 1

Leclerc, por sua vez, figurou entre os primeiros colocados e demonstrou muito mais confiança. Hamilton já havia comentado que sofria menos com o ritmo de corrida, mas seguia se complicando a cada final de semana ao não conseguir garantir posições melhores no grid de largada.

Às 16h45 (Horário da Arábia Saudita), a tendência era de que a pista evoluísse ao longo da sessão e também mais tarde, durante a classificação. Jack Doohan, que não conseguira igualar o desempenho do companheiro Pierre Gasly na sexta-feira — com o francês terminando entre os dez primeiros nas duas sessões — iniciou o sábado de forma positiva. Ele demonstrou estar ganhando confiança no Alpine, carro que deveria brigar com a Williams por uma vaga no Q3.

Pouco depois a McLaren registrou os primeiros tempos da sessão, com Oscar Piastri levando vantagem. Ele marcou 1m29s118, ficando 0s085 à frente de Lando Norris. Esses tempos já foram melhores do que os registrados no TL1 do dia anterior, mesmo em condições similares de pista.

Enquanto isso, a Red Bull finalizou os ajustes no carro de Yuki Tsunoda. A equipe havia trabalhado até tarde na noite anterior e, naquele momento, o piloto japonês já se encontrava no cockpit, pronto para sair à pista. Max Verstappen também havia acabado de sair dos boxes, então a equipe não perdeu muito da programação planejada.

No rádio, Tsunoda agradeceu à equipe: “Obrigado pelo carro.”

Ainda era por volta das cinco da tarde quando a maioria dos pilotos ainda não havia instalado o segundo jogo de pneus macios, aguardando por condições mais favoráveis e uma pista mais fria. A expectativa era de que, naquele momento de baixa carga de combustível, os tempos se aproximassem da realidade para a classificação. Em um circuito como o de Jeddah, isso fazia ainda mais diferença, já que os pilotos conseguiam influenciar diretamente o desempenho com sua pilotagem.

Foi nesse contexto que um problema incomum surgiu no carro de Isack Hadjar. O piloto francês não perdeu tempo em relatar a situação no rádio, demonstrando certo incômodo:

Isack Hadjar no rádio: “Nós realmente precisamos nos livrar do sistema de bebidas… Tem água voando em volta do meu capacete.”

Isack Hadjar na Racing Bulls durante sessão de treinos
Isack Hadjar na Racing Bulls durante sessão de treinos
Foto: Reprodução / Fórmula 1

Norris completou a volta em 1:27.489, superando Oscar Piastri por apenas 0s024 e assumindo a liderança da tabela. Piastri, que fazia uma sequência com voltas de resfriamento, ainda não havia tentado um segundo ataque.

Enquanto isso, Hamilton, frustrado, perguntou à equipe quanto tempo estava perdendo. Ao ouvir os números — consideráveis — o heptacampeão apenas murmurou um desanimado “jeez”, demonstrando o quanto as coisas estavam difíceis para ele naquele momento.

Lando Norris marcou 1m27s489, ficando a poucos décimos da pole do ano passado — tempo que provavelmente seria superado mais tarde. Piastri terminou em segundo, Russell em terceiro, e Verstappen cravou sua melhor volta no fim, subindo para quarto com a ajuda de um leve vácuo de Hamilton.

A McLaren parecia confortável na liderança, mas outras equipes ainda tinham trabalho a fazer. A Ferrari era uma delas: ambos os pilotos reclamaram de falta de aderência e dificuldades em extrair desempenho dos pneus.

Com Leclerc apenas em quinto e Hamilton em 12º, a equipe italiana teria que quebrar a cabeça. Aumentar a carga aerodinâmica? Reduzir? Rebaixar o carro? As opções existiam, mas o tempo de pista para testar já tinha acabado.

Charles Leclerc no rádio:

"Esse é o limite do carro, não consigo ir mais rápido — está escorregando nas curvas."

A McLaren dominou as folhas de tempo: mais de 0s6 à frente de Russell e 0s8 sobre Verstappen. No entanto, vimos brechas parecidas no fim de semana anterior, e a classificação acabou sendo extremamente equilibrada.

Lando Norris durante treino livre 3 em Jeddah
Lando Norris durante treino livre 3 em Jeddah
Foto: Reprodução / Site Fórmula 1

No momento, o cenário era de um duelo entre dois pilotos, mas ainda havia espaço para alguém arriscar tudo e surpreender. 

Ainda assim, seria preciso algo muito especial para tirar a pole das mãos de Norris ou Piastri. Confira a tabela de tempos após o último treino livre.

Tabela de tempos - Treino Livre 3
Tabela de tempos - Treino Livre 3
Foto: Reprodução / Twitter F1

A classificação começa às 14h (horário de Brasília) e você pode acompanhar tudo por aqui pra não perder nenhum detalhe! 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade