0

VW Nivus chega em maio na faixa de R$ 75 mil a R$ 80 mil

Primeiro SUV cupê compacto do mercado brasileiro resgata a tradição da Volkswagen brasileira de lançar carros próprios

22 jan 2020
22h01
atualizado às 22h02
  • separator
  • 0
  • comentários

A Volks está apostando altas fichas no sucesso do Nivus, o SUV cupê compacto que a marca lançará em maio. Segundo o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, “o Nivus vai revolucionar o mercado”. O carro está prometido para “o primeiro semestre”, mas sabemos que o lançamento ocorrerá em maio e está dentro dos 20 carros prometidos para o ciclo de investimentos da marca até 2020. O 15o é o Polo GTS, que a VW apresenta nesta quinta-feira no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). o 16o será o Virtus GTS, que chega em fevereiro.

Teaser do Volkswagen Nivus, que será lançado em maio.
Teaser do Volkswagen Nivus, que será lançado em maio.
Foto: VW / Reprodução

Segundo Pablo Di Si, o Nivus será o primeiro SUV desenvolvido 100% na América Latina. Aliás, o Nivus resgata a tradição da Volkswagen do Brasil de criar carros próprios. A maioria, claro, é desenvolvida na Alemanha. Mas, num momento em que o Fox está claramente em seus últimos meses de vida, o lançamento do Nivus mostra que São Bernardo do Campo mantém seu status de pólo criador perante a Volkswagen mundial. Assim como Fox foi desenhado por Luiz Alberto Veiga, no início dos anos 2000, o Nivus saiu da cabeça do designer José Carlos Pavone.

Não se sabe muita coisa ainda sobre o Nivus. Mas podemos adiantar algumas informações. Ele será menor do que o T-Cross, porém com a mesma distância entre-eixos (igual à do sedã Virtus), ou seja, maior que a do Polo também. Devido ao teto em queda na traseira -- uma espetacular tendência de design criada pelo SsangYong Actyon e aprimorada pelo BMW X6 --, o porta-malas será maior que o do T-Cross. 

O carro também será mais barato do que o T-Cross, que parte de R$ 84.990. Como o Polo Highline custa R$ 71.560, o Nivus deve ocupar esse espaço. Ele fará concorrência direta ao Nissan Kicks, que parte de R$ 79.990 e tem crescido muito nas vendas. Um detalhe importante sobre o Nivus é que ele será mais crossover do que SUV. Ou seja: será mais elevado do que o Polo, mas menos do que o T-Cross. Com o Nivus, a Volkswagen não apenas vai recuperar o atraso que teve durante anos no mercado de SUVs, mas sairá na frente nesse nicho.

Com imagens que colhemos de um vídeo divulgado pela Volkswagen, podemos observar vários detalhes do design do Nivus. A silhueta do carro é bastante ousada. Numa extremidade dianteira, podemos observar um farol de neblina retangular na posição vertical. No alto do teto existe um pequeno aerofólio, mas a vista do carro de traseira deve ser o mais surpreendente.

 

Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade