Volvo celebra 10 anos de ouro após parceria com a Gelly
Com apoio da holding chinesa Zhejiang Geely, marca sueca se consolida mundialmente no segmento premium. Objetivo é liderar a eletrificação
Faz 10 anos que a Volvo Cars foi adquirida pela holding chinesa Zhejiang Geely. Foi um negócio espetacular. Vinda de uma frustrada experiência sob o domínia da americana Ford, a sueca Volvo passou de montadora puramente europeia para uma operação verdadeiramente global. Sua presença no mercado de carros premium hoje é respeitada até pelas três marcas de luxo alemãs (Audi, BMW e Mercedes-Benz), pois a Volvo acumulou vendas, receitas e lucros recordes ao longo desse caminho.
De olho no futuro, a Volvo Cars agora quer se tornar líder em eletrificação, condução autônoma e novos modelos de mobilidade. Para que isso se realize, trabalha em cooperação cada vez mais estreita com suas marcas irmãs sob supervisão da parceira chinesa. “Com a Geely, começamos uma nova fase de sucesso que nos levou a um nível totalmente novo”, afirma Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars. “Renovamos completamente nosso portfólio de produtos, estabelecemos uma presença global e quase dobramos nossas vendas. No futuro, continuaremos a expandir nossos negócios junto com a Geely.”
A partir de 2010, a Volvo e a Geely traçaram um novo futuro para a marca sueca, com base em independência técnica, presença global de fabricação, identidade de marca reforçada e governança Geely. Até 2025 a Volvo almeja ter metade de seu volume global de vendas com veículos totalmente elétricos; a outra metade será toda de carros híbridos. É uma ousadia e tanto. A nova geração de modelos Volvo serão baseados na plataforma SPA2, o sucessor de sua bem-sucedida arquitetura modular de veículos.
Em 2011, a Volvo Cars tinha 21.500 funcionários e vendas globais de 449.255 unidades. Em 2019, dobrou os números, passando a ter 43.000 funcionários e vendas globais de 705.452 carros. Esse crescimento explodiu em 2014, com o lançamento do renovado SUV XC90, que estabeleceu um novo padrão de conforto para a categoria. Em seguida vieram dois SUVs menores, o XC60 e o XC40, que repetiram o sucesso do XC90. A linha de sedãs e wagons seguiu a mesma linha dos utilitários esportivos.
A Volvo então conseguiu seis recordes consecutivos de vendas e lucros. Em 2019, a Volvo Cars vendeu mais de 700.000 carros pela primeira vez em seus mais de 90 anos de existência. No Brasil, embora não possua uma fábrica, a marca teve um crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados. Ele é líder no segmento de veículos eletrificados premium, com 1.100 carros híbridos vendidos.