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Volkswagen vai reduzir em 50% custo das baterias elétricas

Grupo Volkswagen vai abrir seis gigafábricas de baterias para carros elétricos na Europa

15 mar 2021 - 15h14
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Volkswagen vai reduzir em até 50% o custo das baterias de  carro elétrico.
Volkswagen vai reduzir em até 50% o custo das baterias de carro elétrico.
Foto: VW / Divulgação

O Grupo Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (15) sua trajetória tecnológica para baterias e carga de carros elétricos até 2020. A empresa vai abrir seis gigafábricas de baterias apenas na Europa, com capacidade de produção total de 240 GWh. Essas fábricas serão instaladas até o final da década. Haverá acordos de cooperação na Europa com as empresas de energia BP (Grã-bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália).

O projeto será liderado por Thomas Schmall, ex-presidente da Volkswagen do Brasil, que é responsável pela Tecnologia e CEO da Volkswagen Group Components. As duas primeiras fábricas funcionarão em Skellefteå, na Suécia, e em Salzgitter, na Alemanha. A produção de novas células premium está prevista para começar em 2023 e será ampliada gradualmente para uma capacidade anual de até 40 GWh.

A fábrica de Salzgitter produzirá a célula unificada para o segmento de alto volume a partir de 2025. Uma capacidade de produção de até 40 GWh por ano também está planejada para Salzgitter. A ideia é proporcionar maior economia de escala e diminuir a complexidade da produção. Potenciais localizações e parceiros para as outras fábricas estão sendo estudadas nesse momento.

Thomas Schmall, ex-presidente da Volkswagen do Brasil, lidera o projeto.
Thomas Schmall, ex-presidente da Volkswagen do Brasil, lidera o projeto.
Foto: VW / Divulgação

A nova célula unificada proporcionará enorme economia de custos a partir de 2023 e será instalada nas várias marcas do grupo em até 80% de seus veículos elétricos em 2030. Outras economias serão obtidas com uma reciclagem consistente. A Volkswagen quer assim reduzir gradualmente os custos das baterias no segmento de entrada em até 50% e no segmento de alto volume em até 30%. 

"Na média, vamos reduzir o custo dos sistemas de baterias para significativamente abaixo de 100 euros por quilowatt-hora”, disse Schmall. Isso não significa que o custo total do carro elétrico vai cair 50%. A Volkswagen não informou qual é a participação das baterias no custo total do carro. Também não houve informação sobre quanto o preço dos carros elétricos pode cair. Schmall disse que a meta do Grupo Volkswagen é oferecer mobilidade elétrica acessível. 

A empresa pretende operar cerca de 18 mil postos públicos de carga rápida na Europa até 2025. Isso representa uma expansão da rede de carga rápida de cinco vezes em comparação com o que existe atualmente. A Volkswagen também está expandindo a rede pública de carga rápida nos Estados Unidos com 3,5 mil postos e na China com 17 mil pontos.

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