PUBLICIDADE

Volkswagen Tiguan 2021 tem versão R esportiva de 320 cv

Volks segue linha das marcas premium alemãs e aposta na esportividade de seu SUV médio. Tiguan muda já na Europa; Brasil terá que esperar

30 jun 2020 - 23h29
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Tiguan R: 320 cavalos para dar um brilho na linha 2021.
Volkswagen Tiguan R: 320 cavalos para dar um brilho na linha 2021.
Foto: VW / Divulgação

Se a Mercedes, a BMW, a Audi e a Porsche podem, por que não a Volkswagen? Foi pensando nos SUVs esportivos que as marcas alemãs lançam no mercado que a Volks decidiu premiar o Tiguan 2021 com uma nova versão, a R. Dentro da linha Volkswagen, a versão é o máximo em esportividade. Por isso, o Tiguan 2021, que estreia agora na Europa, vem com uma configuração R de 320 cv de potência.

Ok, é verdade que alguns esperavam mais. Porém, o Tiguan R está de bom tamanho para o padrão da Volks. Afinal, numa é demais lembrar que no Grupo Volkswagen as marcas premium são a Audi e a Porsche -- cabendo a esta última a esportividade pura. O Tiguan passa por um facelift quatro anos depois do lançamento da atual geração (2016). Mais do que mudanças visuais, o SUV alemão trouxe novidades tecnológicas. Além da versão R, há também um Tiguan Hybrid. 

Estratégia da Volks foi seguir a linha das outras marcas alemãs com seus SUVs.
Estratégia da Volks foi seguir a linha das outras marcas alemãs com seus SUVs.
Foto: VW / Divulgação

Visualmente, o Tiguan 2021 tem novos faróis duplos de LED. Os pisca-piscas agora são de LED também. A grade ficou maior. As mudanças são discretas, pois não se trata de uma nova geração, e sim uma modificação para dar aos consumidores a sensação de que podem ter algo “novo”. O Tiguan R vem com o mesmo motor 2.0 TSI de 320 cv que equipa a versão esportiva do Volkswagen Arteon. O câmbio é o ótimo DSG (dupla embreagem) de sete marchas. O carro também tem tração nas quatro rodas. Ainda na parte visual e mecânica, destaque para os grandes discos de freios com pinças azuis e as ponteiras de escapamento esportivas da Akrapovic. As lanternas traseiras são de LED, claro.

Tiguan R tem lindas rodas esportivas, grandes discos de freio e pinças azuis.
Tiguan R tem lindas rodas esportivas, grandes discos de freio e pinças azuis.
Foto: VW / Divulgação

Já o Tiguan Hybrid Plug-in exibe 245 cavalos de potência. O carro também traz novidades nos sistemas de assistência à direção, melhorando aspectos de segurança e dirigibilidade. Segundo a Volks, o carro ficou mais “intuitivo”. O Travel Assist, por exemplo, pode funcionar acima de 200 km/h. Outra versão apresentada é a R Line, que tem um visual esportivado. As entradas de ar dianteiras ficaram mais protuberantes.

Difusor traseiro e duas ponteiras duplas de escapamento da Akrapovic.
Difusor traseiro e duas ponteiras duplas de escapamento da Akrapovic.
Foto: VW / Divulgação

O interior do Tiguan 2021 traz um poderoso quadro de instrumentos digital de 12,3” central multimídia com tela 10,25”. Nas versões de entrada, o painel digital tem 8”. A Volkswagen deu atenção especial ao sistema de som, que é da marca Fender e vem com 480 watts. Aos poucos, a Volks vai introduzindo suas novidades em toda a linha, como o novo volante de direção. A Volkswagen alemã fará a divulgação somente nesta quarta (1), mas a VW dos EUA se antecipou e revelou as mudanças. No Brasil, as novidades do Tiguan não chegarão tão cedo -- devem estrear em 2021, mas como modelo 2022. O carro vendido no Brasil é fabricado em Puebla, no México.

Interior do Tiguan R 2021 tem painel digital de 12,3" e multimídia de 10,25".
Interior do Tiguan R 2021 tem painel digital de 12,3" e multimídia de 10,25".
Foto: VW / Divulgação

O Tiguan é o Volkswagen mais vendido no mundo. Em alguns meses, chegou a brigar com o Toyota RAV4 e o Honda CR-V pela posição de SUV número 1 do mercado global. Ele vence mais que o Golf e isso não é pouco. No Brasil, o Tiguan não chega a ser um campeão de vendas, pois não tem volume para competir com o Jeep Compass. Mesmo assim, ocupa a 15ª posição geral no mercado de SUVs (2.846 vendas até maio). Em sua categoria, o Volkswagen Tiguan disputa o segundo lugar com o Toyota SW4, que, por ser um SUV raiz (carroceria sobre chassi), talvez nem deva ser considerado um rival direto. Por isso, a briga do Tiguan é mesmo com mo Compass, que terminou maio com 14.403 emplacamentos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade