PUBLICIDADE

Volkswagen propõe Kombi elétrica e autônoma para ambulância

Releitura elétrica da Kombi, Volkswagen ID.Buzz também aparece como táxi ou van em conceitos autônomos que devem chegar ao mercado em 2025

19 out 2021 11h36
ver comentários
Publicidade
Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: VW / Divulgação

Com planos de vender apenas carros elétricos a partir de 2035 na Europa, a Volkswagen tem apostado cada vez mais em modelos e conceitos da família ID. Durante o evento ITS World Congress, realizado na última semana em Hamburgo, a montadora alemã apresentou um interessante protótipo de ambulância autônoma baseado no conceito elétrico ID.Buzz, que é uma releitura da clássica Kombi.

Apesar de não ter revelado muitos detalhes sobre o protótipo, a Volkswagen divulgou um vídeo que mostra o novo furgão ID.Buzz projetado para diferentes usos comerciais, como carro para transporte de pessoas ou de carga, assim como veículo de emergência. No caso da configuração para ambulância, a montadora alemã destaca a modularidade dos bancos dianteiros, que podem ser posicionados para trás e oferecem mais espaço para os passageiros e os recursos médicos da ambulância.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: VW / Divulgação

Essa possibilidade ocorre graças ao sistema de condução autônoma. Previsto para estrear em 2025, o Volkswagen ID.Buzz autônomo conta com software e hardware desenvolvidos pela empresa americana de tecnologia Argo. Ainda em fase de testes com protótipos, o sistema funciona através de inteligência artificial, que monitoram diversas câmeras e sensores ao redor do carro.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: VW / Divulgação

"Como designers, nós somos as pessoas que inventam esses novos ambientes de vida. Para realmente nos colocarmos na mente de alguém no futuro e oferecer-lhes coisas diferentes, para analisar suas necessidades e diferentes casos de uso, para então definir um veículo a partir dos requisitos básicos. É isso que o design do futuro tem que fazer", relatou Albert Kirzinger, chefe de design da VW Commercial Vehicles.

Sendo assim, o interior do ID.Buzz pode adotar diferentes configurações e layouts, já que não há a necessidade de um condutor humano. No caso do conceito versão táxi, os bancos podem ser posicionados como em uma sala de estar, trazendo até mesmo uma mesa entre eles. Além disso, a Volkswagen também destaca que os bancos e itens de revestimento do veículo são feitos de materiais sustentáveis e reciclados.

Apesar de ainda ser apenas um conceito, o Volkswagen ID.Buzz autônomo deve chegar ao mercado apenas em 2025. Antes disso, no entanto, a nova “Kombi elétrica” deve ganhar uma versão de produção já no ano que vem, ainda com tecnologias de direção semi-autônoma. Inicialmente, o modelo deve ser vendido apenas em alguns mercados da Europa e nos EUA, e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade