Volkswagen Nivus: veja como ficaram os preços e as versões
Início da pré-venda do novíssimo Volkswagen mexe com o mercado de carros. Versões Comfortline e Highline vêm recheadas de equipamentos
O Volkswagen Nivus finalmente começou a ser comercializado (em pré-venda). Ele já está disponível na plataforma DDX (Digital Dealer Experience) na Volkswagen. O carro terá apenas duas versões: Comfortline por R$ 85.890 e Highline por R$ 98.290. Há ainda uma Launching Edition, acrescentando alguns itens visuais na versão topo de linha, por R$ 99.990 (ou R$ 1.700 a mais). Não haverá versão PcD, mas sim um preço promocional do Nivus Comfortline: R$ 72.346.
Todas as versões do Nivus utilizam o mesmo conjunto motor/câmbio: 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de 128 cv de potência e câmbio automático de seis marchas AQ250. O torque é de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. O Nivus acelera de 0-100 km/h em 10s0 e chega a 189 km/h. A frenagem de 100-0 km/h é feita em 35,5 m. Segundo a Volkswagen, o Nivus tem alcance de 556 km na cidade e de 686 km na estrada, quando abastecido com gasolina. A autonomia é de 10,7 km/l na cidade e de 13,2 na estrada. Com etanol, o Nivus faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 na estrada.
O Nivus Highline vem completo, sem nenhum opcional. O Nivus Comfortline tem apenas um pacote de opcionais, que incluiu a novíssima central multimídia VW Play e aletas para trocas de marcha manuais, por R$ 3.520. A versão topo de linha é completíssima: traz, entre outros itens, piloto automático adaptativo, indicação de uso do cinto de segurança, detector de fadiga, frenagem pós colisão (para evitar batidas em série), espelhos rebatidos eletricamente e frenagem automática de emergência. “O front assist é como se você tivesse seu melhor amigo ao seu lado, prestando atenção no trânsito o tempo todo, pois fica sempre ativo”, explicou o engenheiro José Loureiro.
Alguns itens, como seis airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas e controles eletrônicos de estabilidade e tração, são de série nas duas versões. A versão Comfortline utiliza rodas de 16”; a Highline vem com rodas de 17”. As duas versões vêm com faróis full LED na dianteira e lanternas traseiras de LED. Por dentro, o carro traz duas saídas de ar-condicionado e entrada USB na parte de trás.
Um dos destaques do Volkswagen Nivus (além do design arrebatador) é o porta-malas de 415 litros de capacidade. O carro se posiciona entre os hatches compactos e os SUV compactos (dentro da linha Volks, entre o Polo e o T-Cross). Em relação ao Polo, ele é 2,7 cm mais alto, por conta da suspensão e dos pneus. Segundo José Loureiro, o Nivus também tem o eixo traseiro mais rígido.
Não há uma definição correta sobre o que é o Nivus. Pode ser chamado de hatch elevado, de SUV cupê, mas a melhor talvez seja crossover cupê. Ou seja: uma mistura de hatch com SUV, porém na configuração cupê de quatro portas. O carro é fabricado na plataforma modular MQB e mede 4,266 m de comprimento, 1,757 m de largura e 1,496 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,566 m. O balanço dianteiro (distância entre o início do carro e o meio da roda) é de 84,4 cm, enquanto o balanço traseiro é de 85,6 cm.
O Nivus inaugura o que a marca alemã está chamando de “nova Volkswagen”. Conforme disse Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina, “a nova Volkswagen é uma forma de trabalhar mais próxima dos consumidores, um relacionamento mais leve e direto com stakeholders, uma mudança cultural de como trabalhamos na empresa”. A digitalização faz parte desse conceito. O Nivus foi concebido inteiramente de forma digital, sem necessidade de modelos físicos de argila, por exemplo, o que encurtou seu desenvolvimento em 10 meses. Para o lançamento do Nivus, a Volkswagen preparou uma série de incentivos -- um deles é a possibilidade de financiar o carro sem pagar nenhuma parcela durante um ano.
Em breve a Volkswagen vai disponibilizar um Nivus para avaliação do GUIA DO CARRO, para que possamos conferir no dia-a-dia, na cidade e na estrada, nas mais diferentes utilizações, se o carro realmente entrega tudo que a marca promete e como funciona o conceito de “carro inteligente” introduzido com a nova central multimídia VW Play, com tela tátil de 10”.