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Volkswagen Nivus: veja como ficaram os preços e as versões

Início da pré-venda do novíssimo Volkswagen mexe com o mercado de carros. Versões Comfortline e Highline vêm recheadas de equipamentos

25 jun 2020 - 11h54
(atualizado em 29/6/2020 às 01h08)
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Cupê urbano, SUV cupê ou crossover cupê? É difícil definir o VW Nivus.
Cupê urbano, SUV cupê ou crossover cupê? É difícil definir o VW Nivus.
Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen Nivus finalmente começou a ser comercializado (em pré-venda). Ele já está disponível na plataforma DDX (Digital Dealer Experience) na Volkswagen. O carro terá apenas duas versões: Comfortline por R$ 85.890 e Highline por R$ 98.290. Há ainda uma Launching Edition, acrescentando alguns itens visuais na versão topo de linha, por R$ 99.990 (ou R$ 1.700 a mais). Não haverá versão PcD, mas sim um preço promocional do Nivus Comfortline: R$ 72.346.

Todas as versões do Nivus utilizam o mesmo conjunto motor/câmbio: 1.0 TSI (turbo com injeção direta) de 128 cv de potência e câmbio automático de seis marchas AQ250. O torque é de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. O Nivus acelera de 0-100 km/h em 10s0 e chega a 189 km/h. A frenagem de 100-0 km/h é feita em 35,5 m. Segundo a Volkswagen, o Nivus tem alcance de 556 km na cidade e de 686 km na estrada, quando abastecido com gasolina. A autonomia é de 10,7 km/l na cidade e de 13,2 na estrada. Com etanol, o Nivus faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 na estrada.

Porta-malas de 415 litros e lanternas de LED são destaques do Nivus.
Porta-malas de 415 litros e lanternas de LED são destaques do Nivus.
Foto: VW / Divulgação

O Nivus Highline vem completo, sem nenhum opcional. O Nivus Comfortline tem apenas um pacote de opcionais, que incluiu a novíssima central multimídia VW Play e aletas para trocas de marcha manuais, por R$ 3.520. A versão topo de linha é completíssima: traz, entre outros itens, piloto automático adaptativo, indicação de uso do cinto de segurança, detector de fadiga, frenagem pós colisão (para evitar batidas em série), espelhos rebatidos eletricamente e frenagem automática de emergência. “O front assist é como se você tivesse seu melhor amigo ao seu lado, prestando atenção no trânsito o tempo todo, pois fica sempre ativo”, explicou o engenheiro José Loureiro.

Volkswagen Nivus tem design arrebatador e custa R$ 98.290 na versão Highline (completa).
Volkswagen Nivus tem design arrebatador e custa R$ 98.290 na versão Highline (completa).
Foto: VW / Divulgação

Alguns itens, como seis airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas e controles eletrônicos de estabilidade e tração, são de série nas duas versões. A versão Comfortline utiliza rodas de 16”; a Highline vem com rodas de 17”. As duas versões vêm com faróis full LED na dianteira e lanternas traseiras de LED. Por dentro, o carro traz duas saídas de ar-condicionado e entrada USB na parte de trás.

Nivus é um crossover cupê com 4,266 m de comprimento e 2,566 m de entre-eixos.
Nivus é um crossover cupê com 4,266 m de comprimento e 2,566 m de entre-eixos.
Foto: VW / Divulgação

Um dos destaques do Volkswagen Nivus (além do design arrebatador) é o porta-malas de 415 litros de capacidade. O carro se posiciona entre os hatches compactos e os SUV compactos (dentro da linha Volks, entre o Polo e o T-Cross). Em relação ao Polo, ele é 2,7 cm mais alto, por conta da suspensão e dos pneus. Segundo José Loureiro, o Nivus também tem o eixo traseiro mais rígido.

Nivus tem painel digital, multimídia muito acima de média e volante multifuncional.
Nivus tem painel digital, multimídia muito acima de média e volante multifuncional.
Foto: VW / Divulgação

Não há uma definição correta sobre o que é o Nivus. Pode ser chamado de hatch elevado, de SUV cupê, mas a melhor talvez seja crossover cupê. Ou seja: uma mistura de hatch com SUV, porém na configuração cupê de quatro portas. O carro é fabricado na plataforma modular MQB e mede 4,266 m de comprimento, 1,757 m de largura e 1,496 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,566 m. O balanço dianteiro (distância entre o início do carro e o meio da roda) é de 84,4 cm, enquanto o balanço traseiro é de 85,6 cm.   

Volkswagen optou por utilizar eixo traseiro mais rígido para o Nivus.
Volkswagen optou por utilizar eixo traseiro mais rígido para o Nivus.
Foto: VW / Divulgação

O Nivus inaugura o que a marca alemã está chamando de “nova Volkswagen”. Conforme disse Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina, “a nova Volkswagen é uma forma de trabalhar mais próxima dos consumidores, um relacionamento mais leve e direto com stakeholders, uma mudança cultural de como trabalhamos na empresa”. A digitalização faz parte desse conceito. O Nivus foi concebido inteiramente de forma digital, sem necessidade de modelos físicos de argila, por exemplo, o que encurtou seu desenvolvimento em 10 meses. Para o lançamento do Nivus, a Volkswagen preparou uma série de incentivos -- um deles é a possibilidade de financiar o carro sem pagar nenhuma parcela durante um ano.

Volkswagen mira num público de 35 a 35 anos para vender o Nivus.
Volkswagen mira num público de 35 a 35 anos para vender o Nivus.
Foto: VW / Divulgação

Em breve a Volkswagen vai disponibilizar um Nivus para avaliação do GUIA DO CARRO, para que possamos conferir no dia-a-dia, na cidade e na estrada, nas mais diferentes utilizações, se o carro realmente entrega tudo que a marca promete e como funciona o conceito de “carro inteligente” introduzido com a nova central multimídia VW Play, com tela tátil de 10”. 

Produção do Nivus na fábrica Anchieta da Volkswagen começou há duas semanas.
Produção do Nivus na fábrica Anchieta da Volkswagen começou há duas semanas.
Foto: VW / Divulgação
Guia do Carro
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