PUBLICIDADE

Volkswagen apresenta as armas do Taos. E elas são poderosas

Inédito Volkswagen Taos custa R$ 154.990 na versão Comfortline e R$ 181.790 na Highline. Edição de Lançamento esgotou em 7 minutos

27 mai 2021 - 12h20
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Taos.
Volkswagen Taos.
Foto: Volkswagen / Divulgação

Foi um dos partos mais longos e aguardados da história da indústria automobilística, mas finalmente o Volkswagen Taos nasceu. O inédito SUV fabricado na Argentina foi apresentado oficialmente pela Volkswagen no início da tarde desta quinta (27). Ele chega em duas versões (Comfortline e Highline) e também na Edição de Lançamento.

Os pais do Taos são a Volkswagen do Brasil e da Argentina. A mãe foi a Argentina, que ganhou a primazia de produzir seu primeiro SUV médio. Mas o Taos foi concebido para brilhar especialmente no Brasil, que tem o maior mercado da América do Sul. Brasil e Argentina não esperam pouco do novo “filho”: querem que ele seja o novo rei da categoria C-SUV (médio). 

Volkswagen Taos.
Volkswagen Taos.
Foto: Volkswagen / Divulgação

Para isso, dotaram o Taos do mais alto padrão disponível para um carro fabricado na região. O carro chega para impor um novo padrão de design, segurança, tecnologia e conforto. Em breve, teremos a oportunidade de conhecer o Volkswagen Taos numa pista de testes. Por enquanto, o que temos é a comprovação de uma série de itens que só estavam disponíveis em carros de segmentos superiores.

O Taos impressiona pela beleza do design externo e pela qualidade do design interno. Por fora, o carro tem um visual sóbrio, porém cativante. Ele é um carro relativamente baixo para um SUV, mostrando um caráter mais estradeiro do que off-road. Por dentro, ele é impecável. Começando pelo volante de direção -- o mesmo do novíssimo Volkswagen Golf alemão --, tudo foi feito de forma muito caprichada.

Volkswagen Taos.
Volkswagen Taos.
Foto: Volkswagen / Divulgação

A tela multimídia do Taos não é apenas amigável em funcionalidade. Ela está embutida do painel, na mesma altura de visão do quadro de instrumentos, e não “flutuante”, o que mostra a modernidade do projeto. Ele é mais moderno e atual do que o do líder da categoria, Jeep Compass. Supera também o Ford Bronco Sport, que estreou recentemente, e é muito superior ao do Toyota Corolla Cross.

O painel de instrumentos Active Info Display tem uma belíssima tela de 10,25” com informações sobre o carro. O cluster é totalmente digital, mas o formato é analógico, o que agrada bastante. O display central, embutido no painel e levemente virado para o motorista, tem 10,1” com o ótimo sistema VW Play. A tela é de altíssima definição. Só o Volkswagen Taos tem uma “ilha digital” entre os principais modelos do segmento.

Volkswagen Taos.
Volkswagen Taos.
Foto: Volkswagen / Divulgação

A iluminação interna é um show à parte, com 10 opções de cores. A tonalidade escolhida é replicada no painel de instrumentos, proporcionando uma sensação de personalização ao motorista, aumentando seu bem-estar a bordo.

Na parte de segurança, o Volkswagen Taos traz frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres. O piloto automático adaptativo tem função Stop&Go, permitindo que o motorista do Taos enfrente o anda-e-para de um congestionamento, por exemplo, sem se preocupar em acelerar ou frear.

O inédito SUV da Volkswagen tem um verdadeiro arsenal eletrônico para enfrentar a guerra do mercado no Brasil e na Argentina. Os principais itens são: frenagem automática pós-colisão, alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida e bloqueio eletrônico do diferencial.

Volkswagen Taos.
Volkswagen Taos.
Foto: Volkswagen / Divulgação

As duas versões do Taos têm painel de instrumentos digital. No  Taos Comfortline, a tela do cluster é de 8”. No Taos Highline, a tela é de 10,25” e configurável. O sistema VW Play do Taos oferece novos aplicativos exclusivos para download. PlayKids, por exemplo, foca no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, com mais de 5.000 desenhos, livros, jogos educativos e atividades. O app Skeelo é uma plataforma de áudiolivros. Já o Get In realiza reserva na fila de bares e restaurantes antes de o motorista chegar ao local. Outra novidade é o MobiMax, que permite assistir televisão digital na tela multimídia do Taos quando o carro está parado. 

Volkswagen Taos.
Volkswagen Taos.
Foto: Volkswagen / Divulgação

O motor 250 TSI Total Flex, 1.4, tem 150 cv de potência (5.000 rpm) e 250 Nm de torque (1.500 rpm). A potência é bastante modesta, considerando a cavalaria disponível no Bronco Sport (240 cv), no Compass (185 cv) e no Corolla Cross (177 cv). Mas a Volkswagen promete boas acelerações no Taos, que vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.

A velocidade máxima é de 194 km/h. Segundo a Volks, a retomada de 80 a 120 km/h é feita em (kickdown com o câmbio no modo S) em 6,7 segundos. Na pista, veremos qual é a sensação que estes números passam ao motorista -- se é a de um carro que carrega ou de um carro que precisa ser carregado. O câmbio é automático de 6 marchas nas duas versões. O Taos tem os seguintes preços:

Taos Comfortline - R$ 154.990;

Taos Comfortline - R$ 181.790;

Taos Edição de Lançamento - R$ 191.060 (esgostada).

Taos Comfortline (R$ 154.990)

A versão de entrada do inédito SUV da Volkswagen tem ar-condicionado de duas zonas com saídas de ar para os passageiros de trás, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional com câmbio borboleta, abertura das portas sem chave e partida por botão.

A versão Confortline tem dois pacotes opcionais: Conforto (bancos de couro, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar) e Seguraná (frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e piloto automático adaptativo).

Taos Highline (R$ 181.790)

A versão superior do SUV já vem com os itens opcionais da versão de entrada e ainda: bancos dianteiros em couro sintético e aquecimento, luzes de led na grade frontal, faróis com tecnologia IQ. Light, luzes de ambiente em 10 cores e seleção do perfil de condução.

A Edição de Lançamento do Volkswagen Taos foi oferecida como opcional da versão Highline, trazendo teto, coluna A e retrovisores pintados de preto, rodas de liga leve escurecidas de 18”, interior exclusivo, sistema de som premium Beats, teto solar panorâmico e a exclusiva cor Bege Mohave, por mais R$ 9.270. O Taos Edição de Lançamento custa R$ 191.060. Porém, as 300 unidades disponíveis se esgotaram em apenas 7 minutos.

O nome Taos vem de uma cidade mexicana. O CEO da Volkswagen na América do Sul, Pablo Di Si, disse que nos próximos cinco a dez anos o mercado de SUVs continuará crescendo, mas não revelou se haverá um novo modelo da marca produzido na região. O novo vice-presidente de Vendas e Marketing, Roger Corassa, não quis revelar o mix de vendas entre as versões, mas afirmou que a procura pelo Taos Highline tem sido maior.

Resta saber agora se o novo "filho" concebido pela Volkswagen do Brasil e da Argentina será o rei dos SUVs. O mercado dará a resposta nos próximos meses e anos. 

Volkswagen Taos, o terror do Compass, está pronto!:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade