PUBLICIDADE

Uno, Sandero e Cronos, os campeões do preço alto em abril

Levantamento da KBB Brasil mostra os modelos zero km, seminovos e usados que tiveram maiores aumentos; segmento de usados subiu 2,04%

20 mai 2021 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Uno ficou 4,39% mais caro em abril.
Fiat Uno ficou 4,39% mais caro em abril.
Foto: Stellantis

Seguindo a tendência de março, o preço dos carros subiu em abril. Todos os meses, a empresa KBB Brasil realiza um levantamento de variação de preços de veículos novos, seminovos e usados. O estudo realizado no último mês apontou que o segmento de carros usados -- com idade entre 4 e 10 anos -- teve um aumento de 2,04%, enquanto os carros novos demonstraram estabilização e os seminovos tiveram reajustes menores no período.

Entre os carros zero km, o que mais subiu em abril, em relação a março, foi o Fiat Uno (+4,39%). Em seguida vieram o Renault Sandero (+3,16%) e o Fiat Cronos (+2,71%). Considerando todas as 24.669 versões analisadas na pesquisa, os carros zero km tiveram alta de 0,22% em fevereiro, resultado que manteve o segmento estável.

O estudo também levou em conta o preço dos modelos seminovos (até três anos de usado) e usados. Entre os seminovos, os modelos que mais subiram foram o Volkswagen T-Cross (+4,53%), a Fiat Strada (+4,3%) e o Nissan Versa (+4,2%). O segmento de carros seminovos inclui unidades produzidas a partir de 2018 e teve alta de 1,26% em abril.

Volkswagen T-Cross puxou a alta entre os seminovos, com alta de 4,53% em abril.
Volkswagen T-Cross puxou a alta entre os seminovos, com alta de 4,53% em abril.
Foto: VW

Já entre os usados, são considerados unidades produzidas entre 2011 e 2017. Dentre os que mais valorizaram no último mês, estão o Nissan Versa (+6,05%), a Ford Ranger (+5,5%) e o Fiat Dobló (+5,43%), seguido de perto pela Chevrolet S10 (+5,21%). Apesar da valorização de 2,04% em abril, o crescimento foi menor do que em março, quando o reajuste foi de 5%.

De acordo com a KBB Brasil, essa variação menor sugere uma tendência de estabilização no comportamento dos preços. É importante ressaltar também que, de acordo com a Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos), houve queda de 10,29% nas transações de automóveis e comerciais leves do segmento. Além disso, as vendas de carros novos também foram menores. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), houve uma queda de 7,45% no último mês.

Nissan Versa da geração anterior foi o modelo usado que mais valorizou, com alta de 6,05% em abril.
Nissan Versa da geração anterior foi o modelo usado que mais valorizou, com alta de 6,05% em abril.
Foto: Nissan

Vale lembrar que vários fatores levam a aumentos de preço. No caso dos carros zero km, muitas vezes o aumento coincide com uma novidade, como mudança de ano/modelo. Nos últimos meses, entretanto, tem a ver também com o aumento dos custos e câmbio da moeda. Entre os seminovos e usados, os aumentos indicam que o modelo está mais valorizado no mercado e/ou com pouca oferta.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade