0

Toyota dá uma surra de 2,2 milhões de carros na Volkswagen

Saiu o ranking global de marcas de 2019: Honda ultrapassa Nissan e BMW tira Renault do top 10. Confira os números finais

17 jan 2020
10h05
atualizado às 12h11
  • separator
  • 0
  • comentários

O Grupo Volkswagen é líder do ranking mundial das montadoras de automóveis, mas quando o assunto é marcas, a Toyota continua firme e forte na posição número 1. Com crescimento de 1,8% em 2019, a marca japonesa fechou o ano com 8,683 milhões de veículos leves vendidos. Junto com a queda da Volkswagen (-1,8%), a Toyota aumentou a diferença para 2,246 milhões de carros. Uma surra.

Novo Toyota Supra 2020, um dos carros da marca japonesa.
Novo Toyota Supra 2020, um dos carros da marca japonesa.
Foto: Toyota / Divulgação

Existe uma briga feroz entre outras duas marcas do Japão. A Honda teve um leve recuo de 0,6%, mas como a Nissan caiu 7,7%, ela ultrapassou a rival japonesa e roubou o quinto lugar. Mais do que isso: a Honda aproxima-se perigosamente da Ford, que também teve queda importante de 7,8% e reduziu a diferença para cerca de 105 mil carros. Foi o pior ano da Ford nos últimos 29 anos, segundo a consultoria Focus2Move, que divulgou os números. É provável que a Honda ultrapasse a Ford em 2020 e suba para o terceiro lugar.

Outra marca americana, a Chevrolet, também teve queda importante no ano passado (-6,8%), mas sua sétima posição não está ameaçada. Completando o ranking das top 10 maiores marcas globais, a BMW tirou o décimo lugar da Renault. Agora, duas marcas premium alemãs (Mercedes e BMW) ocupam a nona e a décima posições como as mais vendidas do mundo. Confira abaixo o ranking das top 10 de 2019.

TOP 10 MARCAS 2019
P. Marca Vendas +/-
1 Toyota 8.683.049 +1,8%
2 Volkswagen 6.436.548 -1,8%
3 Ford 4.735.575 -7,8%
4 Honda 4.630.868 -0,6%
5 Nissan 4.366.453 -7,7%
6 Hyundai 4.279.155 -2,1%
7 Chevrolet 3.831.566 -6,8%
8 Kia 2.843.637 +0,3%
9 Mercedes 2.490.999 +3,6%
10 BMW 2.219.773 +3,9%

 

Veja também:

Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade