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Tiggo 3X dá sofisticação ao SUV de entrada por R$ 94.990

Caoa Chery inicia venda do Tiggo 3X em duas versões para cliente mais exigente do SUV de entrada, com motor 1.0 turbo e câmbio CVT

31 mai 2021 - 09h00
(atualizado às 09h42)
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Caoa Chery Tiggo 3X: mais sofisticação no segmento de entrada.
Caoa Chery Tiggo 3X: mais sofisticação no segmento de entrada.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

O novo Tiggo 3X já está à venda. O carro foi oficialmente lançado pela Caoa Chery nesta segunda (31) e traz inovações para o segmento A-SUV (entrada). O novo Tiggo 3X é uma bela evolução do Tiggo 2, que continua sendo fabricado. Ambos saem da mesma linha de montagem em Jacareí (SP). O Brasil é o segundo país da América do Sul a conhecer o Tiggo 3X. O primeiro foi o Peru, em janeiro, mas lá o carro é importado da China, onde estreou em outubro de 2020. Jacareí, portanto, é a segunda fábrica dos carros chineses a produzir o Tiggo 3X. 

Para clientes do Tiggo 2 que pretendem continuar na categoria SUV de entrada, porém exigem mais sofisticação, o Tiggo 3X cumpre o que se espera dele. Além dos 24 Nm a mais de torque sobre o 1.5 do modelo original (146/150 Nm), o novo motor 1.0 turbo proporciona ao Tiggo 3X um desempenho superior em todas as medições:

+8,6% de 0 a 100 km/h;

+2,1% de 0 a 400 m;

+9,0% de 40 a 80 km/h;

+12.4% de 60 a 100 km/h;

+12,1% de 80 a 120 km/h:

+2,9% na velocidade final.

Engenheiros brasileiros e chineses chegaram aos detalhes para entregar um carro superior dentro da mesma categoria, como pudemos comprovar no prineiro contato com o veículo, em São José dos Campos (SP). Houve especial atenção na zona de uso mais comum do pedal do acelerador, que é de 30% a 50% do curso. Nessa faixa, o Tiggo 3X roda entre 2.000 e 3.000 rpm. Em breve, publicaremos a avaliação do novo Tiggo 3X em sua versão topo de linha.

Embora o Tiggo 3X seja vendido também na China e no Peru, este powertrain é exclusivo para mercados internacionais e tem sua primeira aplicação global na linha Chery. Mas, como nem tudo é perfeito, embora o motor 1.0 turbo tenha surpreendido no desempenho, o consumo esteve longe de ser brilhante. O carro ganhou nota C de consumo do Inmetro, o que é pouco para um motor 1.0 turbo.

Interior do Caoa Chery Tiggo 3X.
Interior do Caoa Chery Tiggo 3X.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Mas talvez este seja o único “pênalti” do carro, pois ele é bem bonito, com uma frente bastante atual, na qual se destaca uma grade imponente e faróis bem horizontais e finos. O conjunto visual é harmonioso e ajuda a aumentar ainda mais a reputação da linha Tiggo no mercado brasileiro -- o 3X é o quinto SUV da Caoa Chery. O carro tem vários detalhes de capricho no design, como o aerofólio, moldura nos vidros, saídas falsas de escapamento e barra traseira horizontal preta.

Ele é altinho, para atender ao desejo dos consumidores contemporâneos. Tem 157 mm de vão livre (similar ao Chevrolet Tracker), 20,4° no ângulo de entrada, 31° no ângulo de saída e 22,5° no ângulo de transposição de rampa. O Tiggo 3X tem um porte excelente para quem não gosta de procurar grandes espaços para guardar ou estacionar o carro. Ele mede 4,200 m de comprimento, 1,760 m de largura, 1.570 m de altura e 2,555 m de distância entre-eixos.

Novo Caoa Chery permite modos de condução Sport e Eco.
Novo Caoa Chery permite modos de condução Sport e Eco.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

A Caoa Chery já construiu uma boa fama na oferta de equipamentos de série. Isso foi mantido no novo Tiggo 3X. Desta vez, porém, a marca também mostrou evolução ao introduzir chapas de aço de altíssima resistência em seu carro de entrada superior, tornando a carroceria muito mais resistente a impactos. Para dar uma ideia, 1 cm de suporte resiste a 1,5 tonelada de impacto. 

Houve um tempo em que os carros chineses eram recheados de bons equipamentos, porém muito ruins dinamicamente. Isso ficou no passado. Percebe-se no Tiggo 3X que a China em geral -- e a parceria sino-brasileira da Caoa Chery em particular -- foi aos mínimos detalhes para entregar um produto compacto de qualidade. Por isso, os níveis de vibração do carro foram reduzidos. Um terceiro coxim foi instalado no motor para reduzir as vibrações, que costumam ser comuns em motores de três cilindros. Ficou bom.

Novo Tiggo 3X é "altinho" e tem proposta de ser um SUV urbano.
Novo Tiggo 3X é "altinho" e tem proposta de ser um SUV urbano.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Devido ao design e ao nível de instrumentos, é fácil ser seduzido pelo novo Tiggo 3X. Porém, sentimos que a Caoa Chery persegue não apenas a venda fácil, mas sim a conquista do consumidor pela qualidade do produto após o uso intenso no dia-a-dia. Os faróis de led, por exemplo, são 2,7 vezes mais eficientes, com maior intensidade e maior duração. O sistema Bosch de controles eletrônicos de tração e estabilidade é o mesmo usado no Tiggo 8 (um SUV 7 lugares, muito maior).

O novo Caoa Chery Tiggo 3X está à venda em duas versões: Plus por R$ 94.990 e Pro por R$ 99.990. O SUV tem como padrão direção elétrica, modos de condução Eco/Sport, aviso de cinto de segurança do motorista, ajuste de altura dos faróis, faróis com função follow me home, monitor de pressão e temperatura dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em subida, assistente de descida, controle de tração e estabilidade de última geração, isofix, dois airbags, alerta de frenagem de emergência, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático e multimídia 9” com Android e Apple.

Caoa Chery Tiggo 3X é produzido em Jacareí (SP) e na China.
Caoa Chery Tiggo 3X é produzido em Jacareí (SP) e na China.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

A versão Pro se diferencia da Plus por ter faróis de led, design diferente nas rodas de liga leve de 16”, emblema “Pro” na tampa traseira, bancos de couro 100% sintético, quadro de instrumentos digital colorido de 7” (monocromático de 3,5” no Plus), chave presencial, climatização a distância,. botão de partida, luz de boas-vindas e câmera traseira com guias.

A Caoa Chery oferece 13 acessórios para o novo Tiggo 3X, que é vendido em seis cores: Branco, Preto (sólidas), Vermelho, Cinza, Prata (metálicas) e Branco Perolizado. A estimativa do fabricante é vender entre 900 e 1.000 unidades do Tiggo 3X por mês. O carro fica posicionado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X.

Tiggo 3X Pro (esquerda) e Plus (direita): diferença visual está nas rodas.
Tiggo 3X Pro (esquerda) e Plus (direita): diferença visual está nas rodas.
Foto: Caoa Chery / Divulgação
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