PUBLICIDADE

Surpresa: picape Strada Cabine Dupla é a nova rival do Onix

Ranking de setembro revela um cenário surpreendente no mercado de carros: picape Fiat Strada estaria roubando vendas até do Chevrolet Onix

22 set 2020 - 09h19
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Strada: nova geração, com cabine dupla, ampliou mercado da picape, que já disputa a liderança.
Fiat Strada: nova geração, com cabine dupla, ampliou mercado da picape, que já disputa a liderança.
Foto: FCA / Divulgação

Aconteceu de novo. Pela quarta vez em 20 anos a Fiat surpreendeu o mercado com a picape Strada. O resultado já aparece claramente nas vendas e, desta vez, traz um componente inusitado: a nova Strada Cabine Dupla pode estar roubando vendas até do Chevrolet Onix, o hatchback que há cinco anos lidera o mercado brasileiro. Os números dos primeiros 21 dias de setembro mostram a Strada grudada no Onix e com chances de tomar a liderança.

Segundo a Fenabrave, o Chevrolet Onix Hatch está em 1º lugar com 6.886 emplacamentos e a Fiat Strada vem em 2º lugar com 6.741. A diferença é de apenas 145 carros. Mas isso não é o mais importante, pois em agosto o Onix e a Strada também ocuparam os dois primeiros lugares em vendas. O que chama a atenção dos especialistas é a velocidade das vendas da picape. Ao iniciar os últimos dez dias de setembro, a Fiat Strada já obteve 77,5% de suas vendas de agosto (8.690), enquanto o Chevrolet Onix conseguiu apenas 64,9% de seu resultado no mês anterior (10.607).

Chevrolet Onix: ainda na liderança, mas com um ritmo de vendas menor em setembro.
Chevrolet Onix: ainda na liderança, mas com um ritmo de vendas menor em setembro.
Foto: GM / Divulgação

Parece estranho, mas é possível que a Fiat Strada, ao adotar a Cabine Dupla, pode estar roubando vendas dos hatches compactos, inclusive do Onix. Com um design moderno, espaço interno de verdade para os passageiros de trás e um enorme espaço para bagagem, a Strada Cabine Dupla surpreendeu a própria Fiat ao capturar clientes que antes não eram seus. Ao contrário da geração anterior, a nova Cabine Dupla da picape Strada tem quatro portas e espaço generoso para as pernas.

Considerando só a Cabine Dupla, as três versões da nova Strada competem em preço com o Onix Premier, na faixa que vai de R$ 76 mil a R$ 82 mil. Existe ainda uma sobreposição de preço entre duas versões da Strada Cabine Plus (antiga Cabine Simples) e duas versões do Onix, na faixa que vai de R$ 65 mil a R$ 67 mil. Para o cliente que busca um veículo versátil de quatro portas, a Strada Cabine Dupla oferece 844 litros de bagageiro contra 275 litros do Onix Hatch. Para quem não tem filhos e ocupa só os dois lugares da frente, a Strada Cabine Plus é ainda mais interessante, pois tem uma caçamba de 1.354 litros, na qual cabe uma moto, um kart, um quadriciclo, algumas bicicletas, prancha de surfe e até mesmo uma barraca improvisada.

Strada Cabine Dupla: com 844 litros para bagagem e quatro portas, tornou-se um carro versátil.
Strada Cabine Dupla: com 844 litros para bagagem e quatro portas, tornou-se um carro versátil.
Foto: FCA / Divulgação

Todos esses itens podem estar fazendo diferença. Claro que o Chevrolet Onix é um carro mais assentado para dirigir, tem uma ótima multimídia e também é mais potente. São 116 cv contra 109 -- uma diferença de 5 cavalinhos com etanol. Se for com gasolina, é bem mais: 15 cavalos. Portanto, na estrada, o Onix é bem mais econômico. Porém, a surpresa está na cidade, onde a Strada 1.3 se iguala ao Onix tanto com gasolina quanto com etanol (até supera por um tantinho). Com gasolina: 12,1 contra 11,9 km/l. Com etanol: 8,4 contra 8,3 km/l. 

Os especialistas usam o Chevrolet Onix como exemplo porque ele é o líder, mas o fenômeno pode estar acontecendo também na comparação com outros hatches. Vale lembrar que o Onix não tem mais a versão aventureira Activ. Portanto, para quem precisa rodar por terrenos com terra, pedras ou valetas, ele deixou de ser uma opção. O Onix tem apenas 12,8 cm de vão livre do solo, enquanto a picape Strada tem 21,2 cm (quase o dobro de altura).

Chevrolet Onix Activ: com suspensão elevada e atributos aventureiros, faz falta na nova geração.
Chevrolet Onix Activ: com suspensão elevada e atributos aventureiros, faz falta na nova geração.
Foto: GM / Divulgação

Esta é a quarta vez que a Fiat surpreende o mercado com a Strada -- e nas três vezes anteriores ela disparou em vendas. Lançada em 1998, com base no Fiat Palio, a Strada chegou sem grandes ambições, para substituir a picape Fiorino, que era baseada no Uno. A liderança entre as chamadas picapinhas era da Volkswagen Saveiro. A primeira grande ideia veio quando a Strada ganhou Cabine Estendida, porque a Fiat havia identificado essa necessidade por parte dos usuários. Em pouco tempo ela se tornou líder de vendas do segmento.

Caçamba de 1.354 litros das versões Freedom e Endurance Cabine Plus servem para casais sem filhos.
Caçamba de 1.354 litros das versões Freedom e Endurance Cabine Plus servem para casais sem filhos.
Foto: FCA / Divulgação

A Volkswagen demorou para reagir. Quando finalmente reagiu, a Fiat lançou a Strada Cabine Dupla. Novamente disparou nas vendas. A história se repetiu, com reação tardia da Volks. Quando a Volkswagen enfim tornou a Saveiro Cabine Dupla um sucesso de vendas, a Fiat lançou a Strada Cabine Dupla com três portas. Agora, a nova Strada vem com uma Cabine Dupla de verdade, com quatro portas, e com uma Cabine Plus no lugar da Cabine Simples. 

Desta vez, especialistas do mercado acreditam que a picape parece estar extrapolando seu segmento e roubando vendas dos hatches. É possível que esse assunto seja analisado de forma mais profunda nos bastidores da indústria automobilística (e também pela mídia especializada) se as vendas da nova Fiat Strada continuarem subindo.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade