Duas semanas após assumir oficialmente as operações da Peugeot e da Citroën, o presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, confirmou a fabricação de um novo modelo na fábrica de Porto Real (RJ). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) em comemoração aos 20 anos da fábrica.
“Desde 2019, foram investidos cerca de R$ 220 milhões na fábrica para a implementação de uma variante da nova plataforma global modular CMP, que dará origem a uma nova família de veículos”, disse o presidente da Stellantis. O primeiro modelo da nova família produzido em Porto Real será lançado no segundo semestre deste ano. Embora não tenha dito o nome do carro, trata-se de um SUV compacto baseado no novo C3, a exemplo do que aconteceu com o Cactus em relação ao C4.
A unidade industrial de Porto Real da Stellantis, composta por uma fábrica de veículos e uma de motores, foi fundada em 1º de fevereiro de 2001, iniciando em seguida a fabricação de modelos das marcas Peugeot e Citroën, sendo pioneiros o Peugeot 206 e o Citroën Xsara Picasso. No ano seguinte, em 2002, deu início à fabricação de motores.
“Ao longo dessas duas décadas, a fábrica de Porto Real tem recebido investimentos constantes em processos e sistema de produção e no desenvolvimento de pessoas e talentos, a fim de levar o melhor em qualidade a seus consumidores”, afirmou Antonio Filosa. “Além disso, com sua grande vocação exportadora, ela tem gerado importantes divisas para a região Sul Fluminense e para o País, sendo ainda um importante polo gerador de renda e de emprego para toda a cadeia automotiva local."
A implementação da variante da plataforma CMP (Common Modular Platform) em Porto Real acelerou a transformação industrial que já vinha ocorrendo na planta há alguns anos. A CMP é uma plataforma modular flexível, que pode ser usada como base para a produção de veículos dos segmentos B e C (compactos e médios) em hatches, sedãs e SUVs. Além disso, ela é multienergia – a combustão ou elétrica. Também apresenta menores níveis de vibração e maior conforto acústico e térmico. Sua introdução complementou outras fases importantes de investimentos constantes para tornar a unidade ainda mais eficiente, reduzindo seus custos de produção e aumentando sua competitividade.
“Entre 2016 e 2018 investimos cerca de R$ 580 milhões para manter a fábrica de veículos de Porto Real cada vez mais moderna e dotada de alta competitividade, com a adoção de inéditos processos industriais e de várias novas tecnologias em preparação para o lançamento do C4 Cactus”, afirmou Jean Mouro, Vice-Presidente Sênior de Operações Monozukuri da América do Sul. “Em 2019, essa transformação se acelerou com o lançamento do Peugeot 2008. Como resultado, em 2020, Porto Real chegou a figurar por duas vezes como a top 1 no ranking mensal mundial de qualidade envolvendo todas as fábricas da empresa antes da fusão que originou a Stellantis.”
“A fábrica de motores é outro grande exemplo de transformação”, segundo Moro. “Entre 2017 e 2018, foram investidos cerca de R$ 56 milhões para colocar em operação uma linha muito moderna e totalmente nova de fabricação de virabrequins, bem como ampliamos nossa linha de blocos e cabeçotes. Hoje, os motores e os virabrequins têm destinação tanto para o mercado nacional como para exportação.”
Nestes 20 anos de existência, a fábrica de Porto Real já produziu mais de 1,7 milhão de veículos, de 16 modelos diferentes, entre as marcas Peugeot e Citroën, além de mais de 2 milhões de motores. Atualmente, fabrica o Peugeot 2008 e os Citroën Cactus, C3 e Aircross, além dos motores EC5 1.6 a gasolina e EC5 EAT6 1.6 flex.