PUBLICIDADE

Porsche vende carros como nunca no Brasil. Entenda o porquê

Porsche Brasil celebra seis anos e comemora com recorde de vendas: marca cresceu 14,2% em 2021. Entenda os motivos

18 jul 2021 07h00
ver comentários
Publicidade
Porsche Macan.
Porsche Macan.
Foto: Porsche / Divulgação

O mercado de carros de luxo vai muito bem no Brasil, obrigado. E o melhor retrato disso é o sucesso da Porsche. A tradicional marca alemã de automóveis esportivos vende carros como nunca. O mais incrível é que esses carros não são baratos nem mesmo para o segmento de luxo. O mais acessível (Porsche Macan) custa R$ 379 mil. O mais caro (Porche 911 Turbo S Cabriolet) sai por R$1,559 milhão.

O momento da Porsche é excepcional no mundo inteiro. Mas particularmente no Brasil, onde a operação completou seis anos no dia 15 de julho. “O comprometimento com nossos clientes e parceiros de negócios pode ser apontado como o principal fator que determinou o novo recorde”, disse Werner Schaal, diretor de Vendas da Porsche Brasil. 

Porsche Taycan Turbo S.
Porsche Taycan Turbo S.
Foto: Porsche / Divulgação

Mas há outro fator: com a pandemia, a parcela mais rica da população não está podendo viajar. Portanto, o dinheiro que seria gasto no exterior, com passagens aéreas, cruzeiros, trens de luxo, hotéis, restaurantes e compras, está sendo investido no Brasil, em carros de luxo. Muitas vezes, o automóvel é repassado com um valor maior, pois há escassez na produção, devido à crise de semicondutores.

No caso da Porsche, outro fator explica seu sucesso: os carros -- que sempre foram ótimos e empolgantes -- estão com tecnologias ainda mais avançadas. E há uma enxurrada de boas novidades para quem aprecia um automóvel. Segundo a Porsche, um dos responsáveis pela alta nas vendas é o Taycan, primeiro modelo 100% elétrico da marca. Com 217 unidades entregues, o Porsche Taycan registra a liderança na venda de carros totalmente elétricos no Brasil.

No primeiro semestre, a Porsche realizou 1.753 entregas de carros no mercado brasileiro. Esse número representa um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2020 e se constitui em recorde absoluto de entregas no país, superando justamente o ano passado, quando alcançou 1.535 unidades.

Porsche 911 Carrera.
Porsche 911 Carrera.
Foto: Porsche / Divulgação

O clássico cupê 911 permanece como o Porsche mais vendido no Brasil. Neste ano, ele obteve a marca de 593 unidades entregues. Já o Macan assumiu a vice-liderança (330 unidades, com aumento de 25%), enquanto o Cayenne foi o terceiro modelo mais vendido (311 unidades) e o 718 Boxster, por sua vez, foi o quarto, com 145 entregas. Na sequência veio o Cayman (maior alta nas vendas de toda a linha, com 87% de aumento) e 97 unidades entregues, e o Panamera, com 60 entregas.

Sucesso no mundo inteiro
No mundo, a Porsche entregou um total de 153.656 veículos novos no primeiro semestre de 2021, o que representou um crescimento de 31%. “O aumento nas entregas no primeiro semestre do ano está acima do mercado geral”, disse Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing da Porsche AG. “As vendas de modelos elétricos estão crescendo em todo o mundo. Este resultado está alinhado ao caminho que estamos percorrendo com a nossa estratégia de mobilidade.”

Porsche 718 Cayman GT4.
Porsche 718 Cayman GT4.
Foto: Porsche / Divulgação

Segundo Platen, na Europa, cerca de 40% dos carros entregues atualmente têm um motor elétrico – sejam eles um veículo puramente elétrico ou um híbrido plug-in. “Nossa maior prioridade continua a ser realizar os sonhos de nossos clientes”, comentou. Nos Estados Unidos, a Porsche cresceu 50% e entregou 36.326 veículos.

Já a China continua sendo o maior mercado da marca, com 48.654 clientes recebendo seus Porsche no primeiro semestre. O aumento foi de 23%. As entregas na Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio aumentaram 25% no geral: 69.198 carros esportivos foram entregues. Na Europa, a Porsche também registrou o mesmo percentual de aumento, com 40.435 unidades entregues. “Nossas carteiras de pedidos estão cheias”, comentou Detlev von Platen.

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade