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Picapes: as diferenças entre seis topo de linha 4x4 Diesel

Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok mostram seus atributos neste comparativo

14 nov 2019 - 12h23
(atualizado em 28/5/2020 às 08h30)
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Atualmente, além de ter força para o trabalho, as picapes médias estão ficando cada vez mais modernas e se aproximando do conforto de carros de passeio. No mercado brasileiro, os modelos disponíveis são: Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok. As versões topo de linha, equipadas com tração 4x4 e motor a diesel, são as mais eficientes para atender as necessidades de consumidores de veículos utilitários, seja para trabalho no campo ou para encarar trechos off-road. Mas, em muitas vezes, as picapes médias também são utilizadas para passeio, de modo que novos itens de tecnologia, conforto e segurança podem ser indispensáveis.

Cada modelo tem sua especificidade, que pode ser o fator determinante na hora da compra. Pensando nisso, separamos abaixo um levantamento entre as versões topo de linha (tração 4x4 e motor a diesel) de cada uma das seis picapes: Chevrolet S10 Highcountry (R$ 198.490), Ford Ranger Limited (R$ 192.790), Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S (R$ 189.990), Nissan Frontier LE (R$ 194.790), Toyota Hilux SRX (R$207.940) e Volkswagen Amarok Exterme V6 (R$ 205.990).

A Volkswagen Amarok é a picape com maior capacidade de carga (1.105 kg) e volume na caçamba (1.280 litros), seguida pela Ford Ranger (1.180 litros) e Chevrolet S10 (1.061 litros). A L200 Triton Sport se destaca pelos melhores ângulos de entrada (33°) e central (26°), enquanto que a Frontier possui o melhor ângulo de saída do comparativo com 27,7°. O vão livre do solo é melhor na Toyota Hilux, com 28,6 centímetros.

Usabilidade

Chevrolet

S10

Ford

Ranger

Mitsubishi

L200

Nissan

Frontier

Toyota

Hilux

VW

Amarok

Caçamba (l) 1.061 1.180 1.046 1.054 1.000 1.280
Carga útil (kg) 1.049 1.009 1.000 1.000 1.000 1.105
Ângulo de entrada (°) 25,7 28 33 30,6 31 30
Ângulo de saída (°) 16,1 26 24 27,7 26 22
Ângulo central (°) 25,7 25 26 23,5 n/d 23
Vão livre do solo (cm) 22,8 23,2 22 24,1 28,6 24

Em termos de equipamentos de série e tecnologia, a Ford Ranger Limited é o principal destaque. A picape é a única do comparativo a contar com controle adaptativo de carga, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo, assistente de frenagem de emergência e auxiliar de permanência em faixa. Na Chevrolet S10 Highcountry, os sistemas de alerta de colisão frontal e de mudança involuntária de faixa atuam apenas com aviso sonoro, sem intervenção na direção. Vale ressaltar que a Ranger e a S10 são as únicas do grupo com direção elétrica, ao passo que a Nissan Frontier LE se impõe pelos exclusivos teto solar e câmera de monitoramento 360°. Na Ranger e na Volkswagen Amarok, a tampa traseira conta com assistente de abertura, que alivia o peso e auxilia no conforto e na praticidade. A Nitsubishi L200 Triton Sport se distingue pelas aletas atrás do volante para trocas de marchas sequenciais, também disponíveis na Amarok.

 

Equipamentos de série

Chevrolet

S10

Ford

Ranger

Mitsubishi

L200

Nissan

Frontier

Toyota

Hilux

VW

Amarok

Alerta de colisão frontal sim sim        
Frenagem de emergência   sim        
Alerta de mudança de faixa sim sim        
Assistente de permanência em faixa   sim        
Bloqueio do diferencial traseiro sim sim sim sim sim sim
Câmera 360°       sim    
Chave presencial   sim sim sim sim  
Controle automático de descidas sim sim   sim sim sim
Controle adaptativo de carga   sim        
Direção elétrica sim sim        
Luzes de condução diurna em LED sim sim sim sim sim sim
Monitoramento de pressão dos pneus sim sim       sim
Paddle Shifts     sim     sim
Partida remota do motor sim          
Piloto automático adaptativo   sim        
Retrovisor interno eletrocrômico sim sim sim   sim sim
Sensor de chuva sim sim sim   sim sim
Sensor crepuscular sim sim sim sim sim sim
Reconhecimento de sinais de trânsito   sim        
Tampa traseira com alívio de peso   sim        
Teto Solar   sim       sim
Total de ítens de série 11 17 7 7 7 9

Todas as picapes possuem bons recursos de conectividade como Bluetooth, espelhamento de celular e volante multifuncional. A Toyota Hilux SRX é a única a contar com TV digital, mas peca pela ausência de entradas USB adicionais, que também estão indisponíveis na Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S e na Chevrolet S10 Highcountry.

Conectividade

Chevrolet

S10

Ford

Ranger

Mitsubishi

L200

Nissan

Frontier

Toyota

Hilux

VW

Amarok

Bluetooth sim sim sim sim sim sim
Espelhamento de celular sim sim sim sim sim sim
Duas ou + entradas USB   sim   sim   sim
TV Digital         sim  
Volante multifuncional sim sim sim sim sim sim
Total de ítens de série 3 4 3 4 4 4

Em segurança, a Ford Ranger Limited é a mais competente e moderna, seguida da Chevrolet S10 Highcountry. A Volkswagen Amarok Extreme V6 obteve a pior avaliação nesse quesito, já que não tem airbags de cortina nem de joelho.

Segurança

Chevrolet

S10

Ford

Ranger

Mitsubishi

L200

Nissan

Frontier

Toyota

Hilux

VW

Amarok

Airbags frontais/laterais sim sim sim sim sim sim
Airbags de cortina sim sim sim sim sim  
Airbag de joelho   sim sim   sim  
Controle de tração e estabilidade sim sim sim sim sim sim
Assistente de partida em rampa sim sim sim sim sim sim
Recursos semi-autônomos   sim        
Total de ítens de série 4 6 5 4 5 3

Com motor 3.0 turbo V6 de 225 cv de potência e 550 Nm de torque, a Volkswagen Amarok Extreme é a mais potente da lista, com aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,0 segundos. A Chevrolet S10 Highcountry é a segunda classificada nessa condição, com 500 Nm de torque e 200 cv de potência. Apesar de ter torque maior em relação à Mitsubishi L200 Trtiton Sport HPE-S, a Toyota Hilux SRX é a menos potente. Ela possui a maior relação peso/potência do grupo e ainda é a mais lenta na aceleração de 0-100 km/h.

Desempenho

Chevrolet

S10

Ford

Ranger

Mitsubishi

L200

Nissan

Frontier

Toyota

Hilux

VW

Amarok

Potência (cv) 200 200 190 190 177 225
Torque (Nm) 500 469 430 450 450 550
Relação peso/potência (kg/cv) 10,5 11,3 10,3 11,1 11,8 9,7

Relação peso/torque

(kg/kgfm

41,2 47,2 44,4 46,1 45,5 38,9
0-100 km/h (segundos) 10,3 11,6 10,4 11,3 13,8 8,0

Com motor 3.0 turbo V6 de 225 cv de potência e 550 Nm de torque, a Volkswagen Amarok Extreme é a mais potente da lista, com aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,0 segundos. A Chevrolet S10 Highcountry é a segunda classificada nessa condição, com 500 Nm de torque e 200 cv de potência. Apesar de ter torque maior em relação à Mitsubishi L200 Trtiton Sport HPE-S, a Toyota Hilux SRX é a menos potente. Ela possui a maior relação peso/potência do grupo e ainda é a mais lenta na aceleração de 0-100 km/h.

Consumo

Chevrolet

S10

Ford

Ranger

Mitsubishi

L200

Nissan

Frontier

Toyota

Hilux

VW

Amarok

Cidade (km/l) 8,7 8,5 9,8 8,9 9,0 8,0
Estrada (km/l) 10,6 10,1 11,8 10,1 10,5 8,4
Emissão de CO2 (g/km) 212 219 189 213 208 246
Nota do Inmetro na categoria C D B D C E

Conclusão -- Apesar de ter consumo elevado, a Ford Ranger Limited é a picape com o melhor custo-benefício. Com preço competitivo (só é mais cara que a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S), a Ranger é fruto de um projeto global e tem recursos de segurança e tecnologia exclusivos para o segmento de picapes médias no Brasil, além de ter bom desempenho off-road e elevada capacidade de carga. A Chevrolet S10 Highcountry possui um conjunto equilibrado entre consumo, conforto, conectividade e segurança, com performance inferior somente à Volkswagen Amarok V6, que é a campeã nesse quesito, mas a pior no consumo de combustível. A Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S, a Nissan Frontier LE e a Toyota Hilux SRX mantém a racionalidade dos carros japoneses, com lista de equipamentos mais enxuta e ótima confiabilidade mecânica, além de excelente capacidade off-road e bom pacote de segurança.

Guia do Carro
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