Nem só de Ram, Ford e Chevrolet vive o mercado de picapes dos Estados Unidos. E o futuro não será só como a revolucionária Tesla Cybertruck. A startup de veículos elétricos Alpha Motor, que tem sede na Califórnia, apresentou na semana passada uma inédita picape que surpreendeu os americanos. Trata-se da Alpha Wolf, uma picape totalmente elétrica com tração 4x4 que inspira pelo design retrô. Muitos se apaixonaram.
A proposta da picape Alpha Wolf vai na contramão de tudo que existe nos Estados Unidos. Se as poderosas Ford, Chevrolet e Ram apostam em picapes enormes e superpotentes, a Alpha Wolf ataca com uma caminhonete compacta, menor do que a Chevrolet Colorado e a Ford Ranger. Se a inovadora Tesla propõe linhas totalmente retas na picape Cybertruck, a Alpha Wolf responde com um design alegre e que remete a um tempo que deixou saudades.
Segundo a Alpha Motor, a inédita Alpha Wolf é destinada a consumidores "que procuram para um caminhão utilitário sólido com tração nas quatro rodas sem as emissões de carbono”. Mas atenção: ela só carrega dois passageiros. E em dois bancos individuais, o que é outra inovação para o segmento.
A picape EV da Califórnia utiliza uma plataforma elétrica a bateria com tração dianteira padrão, mas pode ser adquirida também com tração 4x4. A bateria de íons de lítio tem capacidade de 75-85 kWh, o que lhe dá um alcance de 120 a 137 km. A versão equipada com dois motores e tração 4WD é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 6,3 segundos. A potência não foi divulgada pela empresa. O veículo é vendido com um sistema de carregamento rápido DC.
O design da Alpha Wolf é muito limpo, mas tem charme, o que nem todos vêem, por exemplo, na Tesla Cybertruck. A caçamba tem capacidade para 977 litros e 1.360 kg de carga. A picape elétrica mede 4,765 m de comprimento, 1,930 m de largura e 1,685 m de altura. As rodas são de 16” (versão 4x2) ou de 18” (versão 4x4). Os pneus são off-road.
Por dentro, a picape Alpha Wolf é totalmente minimalista. O painel exibe apenas o volante de direção e um enorme display central fixado em posição vertical. Atrás do volante fica um outro display, em posição horizontal, também fixado, servindo como painel de instrumentos. Esta é a parte mais polêmica da Alpha Wolf, pois não seguiu o estilo retrô que se vê por fora. Há ainda conexão bluetooth e sistema de som premium. Os faróis contêm luzes diurnas de led.
20 fotos da Alpha Wolf

Quanto ao preço, não chega a ser exorbitante. A Alpha Wolf 4x2 custa US$ 36.000 e a 4x4 sai por US$ 46.000. Entretanto, esses valores não incluem o crédito fiscal de US$ 7.500 que o governo americano concede aos compradores de veículos elétricos. Portanto, na prática, os preços são US$ 28.500 e US$ 38.500. Para ter uma ideia, uma Ford Ranger de entrada custa US$ 24.820 e uma Chevrolet Colorado parte de US$ 25.200. As reservas estão abertas, mas a Alpha Motor não revelou quando os veículos serão entregues aos clientes.