Peugeot 208 estreia com e-GT elétrico e motor 1.6 aspirado
Marca francesa confirma as duas versões logo de saída para o carro que começa a ser produzido na Argentina. Hatch promete ser "referência"
A Peugeot comunicou nesta quinta-feira (23) que a nova geração do hatch 208 começará a ser vendida no Brasil em duas versões: uma convencional, com motor 1.6 aspirado, e outra totalmente elétrica. A data de lançamento não foi confirmada, mas deverá ser em agosto ou setembro.
Totalmente redesenhado, o novo Peugeot 208 estreia a nova assinatura visual da marca e traz a nova geração do i-Cockpit 3D, com tecnologia holográfica em três dimensões.A maior novidade foi o anúncio da versão elétrica, pois ela não era esperada (pelo menos não de saída). Segundo o fabricante, “a nova geração do Peugeot 208 será uma referência no segmento hatch no mercado nacional”.
Na Europa, o 208 foi eleito o “Carro do Ano 2020”. No Brasil, ele ao mesmo tempo frustra e surpreende. O esperado motor 1.2 turbo não equipará o 208 flex, e sim o 1.6 aspirado EC5, modificado para ser mais eficiente. A Peugeot não divulgou o desempenho do novo 208 com motor 1.6. Já a versão elétrica, batizada de 208 e-GT, terá 136 cv de potência e 260 Nm de torque. Nessa configuração, ele acelera de 0-100 km/h em 8,1 segundos.
O novo208 tem no estilo um de seus pontos fortes. A carroceria ficou mais encorpada, mais longa, mais larga e mais baixa que a do modelo antecessor. As linhas são bem esportivas. A dianteira associa elementos da nova assinatura visual Peugeot na parte inferior com um “olhar felino que remete diretamente ao dente de sabre”, segundo a descrição da marca, com faróis full LED. O para-choque dianteiro é composto por uma única linha e uma ampla grade integrada, que passa a ostentar o logotipo no centro. O nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô, o que não é comum (normalmente o nome dos carros só aparece na tampa traseira). A traseira tem acabamento em black piano horizontal na tampa do porta-malas, unindo as lanternas.
O novo i-Cockpit 3D traz o primeiro cluster em três dimensões> O volante volante continua sendo pequeno, o que obrigado o painel de instrumentos a ficar elevado elevado. O carro também tem central multimídia com display tátil e teclas estilo piano para as principais funções do veículo. O i-cockpit 3D projeta algumas informações para o motorista à frente do visor principal. Segundo a Peugeot, as indicações são “dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência”. O novo Peugeot 208 é fabricado em Palomar, na Argentina.