PUBLICIDADE

Perua Fiat Weekend, última nacional, deixa de ser produzida

FCA anunciou o fim da produção da station wagon, que foi produzida durante 23 anos em Betim. Não salvaram as peruas!

27 jan 2020 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários
Fim da produção em Betim: 23 anos depois, a Weekend sai de linha.
Fim da produção em Betim: 23 anos depois, a Weekend sai de linha.
Foto: FCA / Divulgação

#SaveTheWagon ou #SalvemAsPeruas. Essas são nas duas hashtags difundidas há anos pelos fãs das station wagons. Mas não adiantou. O último modelo produzido no Brasil, a perua Fiat Weekend, deixou de ser produzida nesta segunda-feira, 27 de janeiro de 2020. O carro foi fabricado durante 23 anos em Betim (MG). Segundo a FCA, a perua Weekend despede-se do mercado nacional com “missão cumprida”.

Durante os 23 anos de sua produção, a perua Weekend teve mais de 530 mil unidades vendidas. Ela estreou no Brasil como Palio Weekend e durante muitos anos permaneceu assim. Nos últimos anos, com a perda de relevância (e depois sumiço) do Palio no mercado, ela passou a se chamar apenas Weekend. A carroceria perua do Palio foi a primeira a ganhar uma versão Adventure, que trazia o sistema Locker, para transpor terrenos com lama, tornando-se o primeiro veículo com tração 4x2 a ter bloqueio do diferencial. Ela também teve uma versão 100% elétrica.  

Em 2019, num mercado total de 2.658.927 veículos leves, as peruas nacionais venderam míseras 4.945 unidades. Desse número, 3.191 foram da Fiat Weekend. Sem as peruas nacionais, restam apenas as peruas importadas, que tiveram uma venda total irrisória no ano passado: 558 unidades.

Palio Adventure: uma perua que vai deixar saudades no mercado.
Palio Adventure: uma perua que vai deixar saudades no mercado.
Foto: FCA / Divulgação

Com campanhas publicitárias memoráveis (como a dos peixinhos que a viam na praia) e o maior porta-malas da categoria, a perua Fiat Weekend travou grandes batalhas com a VW Parati, que se aposentou bem antes. Segundo a FCA, a perua sai de cena porque esse tipo de carro perdeu espaço para os SUVs na preferência dos consumidores. “A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. “Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura, por isso entramos em uma fase acelerada de mudança na Fiat.” 

Para não deixar a notícia ruim dominar, Zola complementou: “Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs”.

História da perua Weekend

O Palio Weekend foi lançado no início de 1997. Tecnicamente, segundo a Fiat, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos era 6 cm maior. O carro estreou em três versões e no quarto mês de vendas já assumiu a liderança entre as peruas. Veja a seguir as inovações recebidas pela  Fiat Weekend, segundo cronologia feita pela FCA.

Perua Palio Weekend em seu modelo 2020: fim da linha.
Perua Palio Weekend em seu modelo 2020: fim da linha.
Foto: FCA / Divulgação

1999 - Lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;

2001 - Chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004 - Outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008 - Com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.

2008 - Apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 20 cv e torque de 50 Nm. Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;

2012 - O modelo teve sua última modificação de estilo;

2015 - A station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend.

2020 - Fim da podução em Betim no dia 27 de janeiro.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade