PUBLICIDADE

Novo Ferrari 296 GTB estreia com motor V6 híbrido de 830 cv

Ferrari 296 GTB pode rodar até 25 km no modo elétrico e é o primeiro carro de rua da marca equipado com um motor V6 desde o Ferrari Dino

24 jun 2021 17h31
ver comentários
Publicidade
Ferrari 296 GTB é o primeiro modelo da marca com motor V6 desde o Ferrari Dino.
Ferrari 296 GTB é o primeiro modelo da marca com motor V6 desde o Ferrari Dino.
Foto: Divulgação

A Ferrari apresentou nesta quinta (24), o novo modelo 296 GTB. O novo superesportivo híbrido plug-in de 830 cv é o primeiro modelo da marca italiana a trazer motor V6 desde o antigo Ferrari Dino. Com linhas inspiradas no histórico modelo 250 LM de 1963, o novo Ferrari 296 GTB será concorrente do também híbrido McLaren Artura, e deve chegar ao mercado europeu ainda este ano.

O grande destaque do novo Ferrari 296 GTB é o inédito motor V6 2.9 biturbo de 663 cv, que associado a um motor elétrico de 167 cv, oferece uma potência combinada de 830 cv e 740 Nm de torque. Sempre com um câmbio automatizado de oito marchas, o Ferrari 296 GTB acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos (7,3 segundos para os 200 km/h), e atinge uma velocidade máxima de 330 km/h.  O próprio nome do novo 296 GTB faz alusão ao motor, sendo o 29 referente à cilindrada (2,9 litros) e 6 o número de cilindros, enquanto GTB significa Gran Turismo Berlinetta.

Ferrari 296 GTB: painel de instrumentos digital e comandos sensíveis ao toque.
Ferrari 296 GTB: painel de instrumentos digital e comandos sensíveis ao toque.
Foto: Divulgação

O novo Ferrari 296 GTB também estabeleceu um novo recorde de potência específica para carros de rua produzidos em série, com 221 cv/l. De acordo com a Ferrari, o novo motor conta com seis cilindros em V dispostos em 120º, o que contribuiu para a redução do centro de gravidade do 296 GTB e do peso do motor, que é cerca de 30 kg mais leve do que o motor V8 utilizado em outros modelos da montadora. Com isso, mesmo com o peso extra do conjunto híbrido, o Ferrari 296 GTB pesa 1.470 kg -- com o pacote opcional Assetto Fiorano -- com uma excelente relação peso-potência de apenas 1,7 kg/cv.

Equipado com uma bateria de 7,45 KWh instalada sob o assoalho, o novo Ferrari 296 GTB oferece quatro modos de condução -- eDrive, Hybrid, Performance e Qualify -- cada um deles com um modo de funcionamento diferente. O primeiro utiliza apenas o motor elétrico para movimentar o carro, com uma autonomia de 25 km. Já o segundo utiliza os dois motores ao mesmo tempo, entregando potência de acordo com a necessidade do condutor no momento. Por fim, os dois últimos exploram ao máximo o conjunto para oferecer o melhor desempenho possível para o 296 GTB.

Pacote opcional Assetto Fiorano reduz o peso do Ferrari 296 GTB em 7 kg.
Pacote opcional Assetto Fiorano reduz o peso do Ferrari 296 GTB em 7 kg.
Foto: Divulgação

Segundo a Ferrari, o inédito motor V6 traz uma série de novidades. Dentre elas, estão a nova câmara de combustão, que veio do modelo SF90 Stradale, novos sistema de escape, virabrequim, duto de admissão e bomba de óleo. Além disso, o novo motor também conta com novas turbinas redesenhadas, que utilizam ligas de alto desempenho e são 24% mais eficientes do que as utilizadas anteriormente nos motores V8 da marca italiana, com rotações de até 180.000 rpm.

Por fora, o novo Ferrari 296 GTB traz linhas inspiradas no modelo 250 LM, que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1963. Há também elementos parecidos com o superesportivo híbrido SF90 Stradale, como o formato das lanternas traseiras e o formato dos vidros. O 296 GTB aposta em linhas sóbrias e visual musculoso. Na dianteira, os faróis de formato angular são de led e contam com um prolongamento em duas entradas de ar no capô.

Ferrari 296 GTB traz lanternas de LED e spoiler traseiro ativo inspirado no modelo LaFerrari.
Ferrari 296 GTB traz lanternas de LED e spoiler traseiro ativo inspirado no modelo LaFerrari.
Foto: Divulgação

Na lateral, há um vinco marcante que surge na altura dos retrovisores e segue até a entrada de ar logo após as portas. As rodas são de 20’’, e podem ser de fibra de carbono, 8 kg mais leves do que as convencionais de liga-leve. Na traseira, o novo Ferrari 296 GTB conta com lanternas de led e um spoiler integrado ativo inspirado no modelo LaFerrari, e extratores de ar na parte inferior do para-choque. O modelo conta com saídas duplas de escapamento em posição central.

Por dentro, o novo Ferrari 296 GTB novamente conta com inspiração no irmão maior SF90 Stradale. O interior conta com visual minimalista e traz painel de instrumentos digital, além de comandos sensíveis ao toque voltados para o motorista. Há ainda uma pequena tela que exibe informações no lado do passageiro. O modelo conta com capacidade para dois ocupantes. Há ainda como opcional o pacote Assetto Fiorano, que traz equipamentos para reduzir o peso e pintura especial inspirada no modelo 250 LM.

Ferrari 296 GTB pode contar com pintura inspirada no modelo 250 LM de 1963.
Ferrari 296 GTB pode contar com pintura inspirada no modelo 250 LM de 1963.
Foto: Divulgação

A Ferrari ainda não divulgou os preços do novo 296 GTB, nem quando o modelo chegará ao mercado. No entanto, é provável que o Ferrari 296 GTB tenha preços próximos do seu principal concorrente, o também híbrido McLaren Artura, que custa a partir de US$ 225 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) nos EUA. Assim como o concorrente britânico, o novo Ferrari 296 GTB deve chegar ao Brasil um pouco depois do lançamento na Europa.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade