3 eventos ao vivo

Novo Aston Martin F1 desafia o Mercedes-AMG GT R

Há 25 anos a Mercedes é dona do safety car da Fórmula 1. Mas agora o AMG GT R é desafiado pelo Aston Martin F1 Edition. Qual é mais fera?

25 mar 2021
15h13
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Aston Martin Vantage F1 Edition e o safety car: série especial para marcar entrada na Fórmula 1.
Aston Martin Vantage F1 Edition e o safety car: série especial para marcar entrada na Fórmula 1.
Foto: Aston Martin / Divulgação

Pela primeira vez desde 1996, a Fórmula 1 terá um safety car que não é da Mercedes. Isso porque a marca alemã terá a companhia da Aston Martin como fornecedora dos carros de segurança da categoria em 2021. Com 23 corridas ao todo nesta temporada, a expectativa é de que os carros da Aston Martin façam parte de 12 corridas, enquanto os da Mercedes ficam com as 11 restantes.

Do lado da Mercedes, o carro permanece o mesmo do ano passado. A tarefa de guiar os pilotos em situações de emergência ficará novamente a cargo do esportivo AMG GT R, que este ano terá uma pintura vermelha no lugar da tradicional cor prata. Já do lado da Aston Martin, o modelo escolhido foi o esportivo Vantage, que terá a clássica pintura verde de corrida utilizada em carros britânicos. Mas para os fãs da categoria, surge uma questão: qual é o melhor safety car? Buscando responder a essa pergunta, comparamos os detalhes técnicos dos dois safety cars da F1 para 2021.

Mercedes-AMG GT R: fama de mito construída com ajuda das corridas de Fórmula 1.
Mercedes-AMG GT R: fama de mito construída com ajuda das corridas de Fórmula 1.
Foto: Mercedes-AMG / Divulgação

Utilizado desde 2018, o Mercedes-AMG GT R é baseado na versão de rua do esportivo alemão. O modelo é equipado com um motor V8 4.0 biturbo que oferece 585 cavalos de potência e 700 Nm de torque. Sempre associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas, o conjunto permite que o AMG GT R acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Por fim, a velocidade máxima do modelo é de 318 km/h.

Do lado inglês, o Aston Martin Vantage vai para sua temporada de estreia na Fórmula 1. O esportivo também é baseado na versão de rua do modelo, com algumas modificações para ficar mais rápido. Também equipado com um motor V8 4.0 biturbo, que associado a um câmbio automático de oito marchas, oferece números mais modestos do que os do Mercedes-AMG.

Aston Martin Vantage tem 535 cavalos de potência.
Aston Martin Vantage tem 535 cavalos de potência.
Foto:

São 535 cavalos de potência (50 cv a menos) e 685 Nm de torque (15 Nm a menos) no caso do Aston Martin Vantage. O desempenho, no entanto, é quase o mesmo. O inglês acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, mesmo tempo do esportivo alemão. Já a velocidade máxima também é quase a mesma, visto que o Aston Martin atinge 314 km/h, 4 a menos do que o Mercedes-AMG.

Para quem quiser levar um dos dois para casa -- logicamente sem os equipamentos de um safety car -- tanto a Mercedes como a Aston Martin oferecem versões de rua dos modelos. Começando pelo AMG GT R, ele oferece o mesmo desempenho do carro utilizado na categoria e seu preço parte de 173.121 euros na Alemanha.

Mercedes-AMG GT R deve participar de 11 etapas da temporada 2021.
Mercedes-AMG GT R deve participar de 11 etapas da temporada 2021.
Foto:

Já quem quiser o Aston Martin Vantage idêntico ao utilizado como safety car, terá que optar pela recém-lançada versão F1 Edition. A edição especial ganhou 25 cavalos de potência -- passando de 510 para 535 cv -- e uma nova calibração no câmbio de oito marchas. Além disso, a versão também traz um novo difusor dianteiro e uma asa dianteira para melhorar o downforce. Comparado ao Mercedes AMG GT R, o inglês sai mais em conta: com entregas previstas para maio deste ano, ele custa 162.000 euros, também na Alemanha.

EspecificaçõesMercedes AMG
GT R
Aston Martin
Vantage F1 Edition
MotorV8 4.0 biturboV8 4.0 biturbo
Potência585 cv535 cv
Torque700 Nm685 Nm
Câmbio7 marchas AT8 marchas AT
0 a 100 km/h3s63s6
Velocidade máxima318 km/h314 km/h
Preço (Alemanha)173.121 euros162.000 euros
Mercedes-AMG GT R tem 585 cavalos de potência.
Mercedes-AMG GT R tem 585 cavalos de potência.
Foto:

Em números, ambos são bem próximos, com leve vantagem para o Mercedes-AMG GT R. Se fosse uma corrida, o Mercedes poderia ter alguma vantagem. No entanto, apesar de estar um pouco abaixo em potência, torque e velocidade máxima, o Aston Martin Vantage F1 Edition certamente andará de igual para igual como safety car. Nesse caso, a verdadeira vantagem é para os fãs da categoria, que poderão ver os dois carros comandando os bólidos da Fórmula 1 em 2021.

Veja também:

Novo Corolla Cross: chegou o SUV da Toyota
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade