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Nova RAM 2500 evolui, ganha tecnologias e chega a 365 cv

Várias tecnologias foram incluídas na maior picape do mercado brasileiro, como tela tátil de 12” e câmera 360 graus. Saiba tudo que mudou

17 fev 2020 - 22h01
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A RAM 2500 Laramie ganhou duas novas cores para a carroceria: a Azul Patriot é perolizada.
A RAM 2500 Laramie ganhou duas novas cores para a carroceria: a Azul Patriot é perolizada.
Foto: FCA / Divulgação

O design da nova picape RAM 2500 foi reformulado por completo. Ela o que mudou: capô com vincos mais destacados, novas rodas, nova grade dianteira, conjuntos óticos com LED na frente e atrás, para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa traseira, rodas e antena – agora de teto, do tipo barbatana. Na traseira, a inscrição “RAM” substitui o símbolo da cabeça do carneiro, que continua sendo aplicado nas rodas e em vários pontos da cabine.

A nova RAM2500 estreia no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV. É a quarta geração do sistema multimídia da FCA, que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional, com 12”. Além do tamanho, que ajuda na visualização, o monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, como os comandos do ar-condicionado e o navegador por GPS integrado. A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, inova no segmento ao trazer sistema de cancelamento ativo de ruídos externos

Na tela do Uconnect 4C é possível ainda acessar outros novos recursos da nova 2500, as câmeras 360° e da caçamba. A primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Dessa forma, o motorista tem maior noção espacial, fundamental para um veículo com 6,1 m de comprimento e 2,1 m de largura. A câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.

Em relação à segurança, a nova RAM 2500 Laramie traz seis airbags e os controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria. A maior picape do mercado brasileiro agora tem alerta de tráfego traseiro cruzado. Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas sonoros ou alertas visuais nos espelhos retrovisores, que também foram redesenhados. Eles agora contam com braços mais longos, possibilitando serem colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente.

Até o motor turbo diesel Cummins de 6,7 litros foi amplamente revisto. Com seis cilindros em linha, o novo motor passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza. Esse novo material é o principal fator da redução de peso do motor em 28 kg. Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Outras novidades são as bronzinas, os pistões mais leves e resistentes e os anéis de baixo atrito.

A turbina de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape inteiramente novo. Todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (2000 bar) até a bomba, filtro e linha de combustível. Com isso, o motor ganhou respostas mais ágeis, além de entregar mais 35 cv de potência e 66 Nm de torque do que antes, totalizando 365 cv e incríveis 1.085 Nm.

A eficiência energética da nova picape RAM 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.

Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de seis marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável (VFS) do conversor de torque, que também reduz o tranco quando ao passar da R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

O acesso à caçamba ficou mais fácil com a abertura elétrica da tampa, com dois toques em um botão na chave presencial, ou num comando no teto, junto às luzes de leitura. A tampa desce com um sistema de amortecimento. Para proteger a caçamba, o piso e as laterais receberam um revestimento especial.

O chassi da nova RAM 2500 ganhou maior emprego de aços de alta resistência, material que passou a representar 98,5% da estrutura. A rigidez do conjunto aumentou, além de contribuir com a redução geral de peso do veículo. As suspensões também foram aprimoradas, assim como os freios a disco nas quatro rodas, com novos componentes como pinças e cilindro-mestre. As molas helicoidais agora são progressivas, buchas e eixos são novos, a exemplo do braço cruzado de duas peças que reforça o quadro dianteiro. O objetivo dessas mudanças foi melhorar o comportamento dinâmico em qualquer situação, com a picape carregada ou vazia.

Há duas novas cores para a carroceria: Azul Patriot (perolizada) e Marrom Walnut (metálica). As outras cores são: Vermelho Flame (sólida), Prata Billet, Granito Crystal (metálicas) e Branco Pérola e Preto Diamond (perolizadas). O revestimento interno pode ser preto ou ter uma nova combinação de marrom com bege. Disponível em versão única, Laramie, a nova RAM 2500 está disponível nas 45 concessionárias da marca no Brasil por R$ 289.900.

Guia do Carro
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