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Nova Fiat Strada Cabine Simples 1.3: utilidade ou lazer?

Avaliamos a nova picape na versão Freedom, intermediária, com motor aspirado de 109 cv e caçamba de 1.354 litros. Veja pontos altos e baixos

21 jul 2020 - 20h27
(atualizado às 20h28)
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Nova Strada Freedom Cabine Plus tem uso versátil, para estrada e cidade.
Nova Strada Freedom Cabine Plus tem uso versátil, para estrada e cidade.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Duas coisas precisam ficar claras logo de início para quem pensa em comprar a nova picape Fiat Strada na configuração Cabine Plus. Primeira: a nova Strada não é um Argo com caçamba. Segunda: ela não é uma Cabine Estendida e sim uma Cabine Simples. A nova Strada Cabine Simples ganhou o nome Plus porque oferece mais espaço interno do que o modelo anterior, mas esse nome é um pouco exagerado. Se o veículo é maior, é natural que tenha mais espaço interno.

Feitas essas duas ressalvas, podemos analisar a nova Strada Cabine Plus pelo que ela realmente é, sem os impulsos que o marketing dos fabricantes sugere na mente dos consumidores. Na configuração Cabine Plus, a Strada tem duas versões: Endurance 1.4 por R$ 63.590 e Freedom 1.3 por R$ 69.490 (que avaliamos). Atenção porque os motores são diferentes e, neste caso, menos é mais. O motor 1.3 Firefly tem 109 cavalos, enquanto o 1.4 entrega apenas 88. A versão Freedom é a intermediária, indicada para quem utiliza a picape como veículo de passeio, mas que tem necessidade de transportar cargas de grande volume.

Apesar da janelinha atrás da porta, a Strada Cabine Plus não é uma Cabine Estendida.
Apesar da janelinha atrás da porta, a Strada Cabine Plus não é uma Cabine Estendida.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A caçamba é enorme, com capacidade para 1.354 litros. Ele é bem maior do que a da antiga Cabine Simples (+134 litros) e nem se compara com a nova Cabine Dupla (+510 litros). Ela também carrega mais peso: 720 kg. Pouca diferença para a antiga Cabine Simples (+15 kg), porém mais útil do que a nova Cabine Dupla (+70 kg). A maior “sacada” da Fiat foi acomodar o estepe por baixo da caçamba, ampliando a área útil de carga. A antiga Cabine Estendida abrigava 910 litros, pois favorecia o habitáculo, mas prejudicava a caçamba (que ainda abrigava o estepe). 

Caçamba da Cabine Simples é enorme e a tampa suporta carga de 400 kg.
Caçamba da Cabine Simples é enorme e a tampa suporta carga de 400 kg.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

É possível acomodar um sofá de dois lugares, um moto pequena ou o que um casal imaginar para uma viagem longa. Ela já vem com capota marítima, luz de iluminação da caçamba e tampa da caçamba com nova tecnologia, que suporta até 400 kg de carga e é mais leve para abrir e fechar, devido a um novo sistema de molas. São apenas dois opcionais: protetor de cárter (R$ 200) e Pack Tech (R$ 2.990), que inclui Multimedia 7”, auto-falantes (dois tweeters), duas entradas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento. Vale a pena comprar, pois todos os itens são úteis. Completa, portanto, a Strada Freedom Cabine Plus custa R$ 72.680. 

Lanternas são iguais às da irmã maior Toro e a suspensão traseira é reforçada.
Lanternas são iguais às da irmã maior Toro e a suspensão traseira é reforçada.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A cabine é confortável, mas não cabe muita coisa atrás dos bancos. A posição de dirigir é muito boa, mesmo com o volante ajustável somente em altura. O ajuste dos bancos (bem confortáveis) também é amigável. A pegada do volante é um pouco fina -- e aqui já começam as diferenças para quem esperava um Fiat Argo com caçamba. O acabamento da Strada Freedom é espartano e até meio decepcionante, para quem viu tanta propaganda positiva do carro. Mas estamos falando de um veículo utilitário, portanto não chega a ser um pênalti.

Interior tem acabamento espartano e decepciona quem espera encontrar um Argo com caçamba.
Interior tem acabamento espartano e decepciona quem espera encontrar um Argo com caçamba.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O quadro de instrumentos é mais parecido com o do Uno. Tem um mostrador grande para o velocímetro no meio e dois minúsculos mostradores ao lado -- à esquerda, o contagiros; à direita, o marcador de combustível. No centro do mostrador principal há um display acoplado com as informações do computador de bordo, inclusive com velocidade digital. É útil, mas está longe de ser bonito. A alavanca de câmbio tem o curso da 5ª marcha muito próximo do porta-objetos, de forma que a marcha simplesmente não entra se você esquecer ali, por exemplo, um telefone celular em pé. Menos mal que acima do porta-luvas existe um bom espaço para guardar objetos, inclusive o smartphone.

Quadro de instrumentos é acanhado, mas pelo menos traz o computador de bordo acoplado.
Quadro de instrumentos é acanhado, mas pelo menos traz o computador de bordo acoplado.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A vedação do carro é impecável. Mesmo sob enorme poeira, não entra nada na cabine. O ar-condicionado não tem marcadores da temperatura, o que dificulta um pouco para achar o ponto ideal. Já a tela multimídia de 7” (opcional) está muito bem posicionada, tem um bom tamanho e é bastante amigável. O grafismo é moderno, com ótima leitura, e diferente do que vemos em todos os outros carros da Fiat (que também são bons). A direção conta com assistência elétrica e é bem leve. Quanto ao diâmetro de giro (10,7 m), é muito melhor do que o da Fiat Toro (terríveis 12,9 m na 4x4 e ruins 12,2 m na 4x2). 

O motor 1.3. aspirado flex tem 101/109 cv de potência (gasolina/etanol) e 134/139 Nm de torque. A potência máxima está disponível apenas a 6.250 rpm (a faixa vermelha do contagiros começa em 6.000 rpm). Portanto, é quase impossível obter a potência máxima desse motor em utilização normal. Já o torque máximo surge a 3.500 rpm. É o mesmo motor do Argo 1.3, porém com uma relação de marchas mais curta. Sem carga, a Strada Freedom Cabine Plus é 48 kg mais leve do que o Argo 1.3. Porém, imagine esta picape com a carga máxima: estamos falando de mais de 1.800 kg. Por isso, o foco da Fiat foi na força, ou seja, no torque. 

Motor 1.3 da Strada Freedom tem 101 cv de potência com gasolina e 109 com etanol.
Motor 1.3 da Strada Freedom tem 101 cv de potência com gasolina e 109 com etanol.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodando lentamente, em 5ª marcha, a apenas 60 km/h, é possível reacelerar a Strada Cabine Plus 1.3 sem que o motor “engasgue”. O torque surge até com surpreendente rapidez. Em velocidades maiores, nem é preciso trocar de marcha, pois a 5ª não é overdrive. Em velocidade, porém, o custo disso é o ronco de um motor barulhento invadindo a cabine. Sempre em 5ª marcha, a 80 km/h constantes, o motor gira a 2.500 rpm; a 100 já está em 3.000 rpm; a 120 o ponteiro do contagiros marca 3.700 rpm. Em resumo: se tivesse um motor turbo, a nova Strada seria mais silenciosa e mais econômica (no futuro terá). Ainda assim, a Strada 1.3 Cabine Plus tem melhor relação peso/potência do que a Strada 1.3 Cabine Dupla: 10 kg/cv contra 10,8.

Design na nova Strada Freedom Cabine Plus e agradável, com bela grade e rodas de 15".
Design na nova Strada Freedom Cabine Plus e agradável, com bela grade e rodas de 15".
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dá para conseguir médias de 12,8 km/l na cidade e de 14,2 na estrada, sem carga e abastecida com gasolina. Já com etanol, as médias caem para 9 km/l na cidade e 9,8 na estrada, mas em nossa avaliação ela foi melhor, conseguindo 10,5 km/l de etanol na média combinada cidade/estrada. Com tanque de 55 litros, o alcance rodoviário pode chegar a 781 km (com gasolina). Mesmo carregada e rodando a uns 100/120 km/h, dá para fazer viagens longas sem precisar reabastecer no caminho. Todos os carros são sensíveis à forma como o motorista o utiliza, em termos de consumo, mas a Strada é mais sensível do que a média.

Quanto às suspensões, que eram o forte da antiga picape Strada, a nova também é muito boa. Na frente é MacPherson com molas helicoidais. Na traseira, a Strada manteve a robustez e utiliza eixo rígido com mola parabólica de lâmina única (que faz o papel do feixe de molas em algumas picapes). A altura mínima do solo passou de 170 mm para 207. Em nosso teste, a nova Strada adaptou-se dignamente aos trechos de terra e de pedra, o que demonstra sua robustez e versatilidade. Os pneus largos (195/65 R15) também mostram que a Fiat pensou nesta versão para grande utilização na estrada. No barro, o sistema de tração E-Locker funciona bem, mas os pneus de série não são os mais indicados para uso em estradas de terra.

Pneu furou durante a avaliação e fomos obrigados a usar o estepe, que fica embaixo da caçamba.
Pneu furou durante a avaliação e fomos obrigados a usar o estepe, que fica embaixo da caçamba.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Por “sorte”, o pneu traseiro esquerdo da nova Strada furou durante nossa avaliação. Assim, pudemos experimentar o complexo sistema para troca do pneu furado pelo estepe. As ferramentas ficam atrás do banco do passageiro, num local de difícil acesso, e é preciso desprender o kit com uma rosca (não é difícil, mas o acesso sim, bem como o do triângulo, embaixo do banco). Para baixar o estepe, é preciso abrir a caçamba, soltar um parafuso, destravar o sistema e usar duas ferramentas para que a roda sobressalente toque o chão. Ela fica presa por um cabo de aço, que precisa ser removido. O resto é o padrão. Fazer isso à noite não é nada fácil. Por isso, é recomendável um treino de troca de pneus antes de usar a picape. Como a utilização da caçamba é mais corriqueira do que uma troca de pneus, vale a pena o trabalhão para tirar o estepe. Recolocar é ainda mais complicado, porém isso pode ser feito numa parada no borracheiro (desde que a caçamba não esteja abarrotada de carga).

Cobertura da caçamba significa um ótimo bagageiro com capacidade para 1.354 litos.
Cobertura da caçamba significa um ótimo bagageiro com capacidade para 1.354 litos.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Maior, mais bonita, mais confortável e mais conectada, a nova picape Strada seguramente vai manter a Fiat na liderança do mercado de picapes pequenas no Brasil. É bem possível que sua vantagem até aumente, pois a nova Strada fica no meio termo entre as picapinhas tradicionais e a Toro. Um fato interessante é a oferta de versões. A Strada Freedom Cabine Plus, com seu motor 1.3, não pode ser comparada com a Freedom Cabine Dupla 1.3 e muito menos com a Strada Endurance Cabine Plus 1.4. Cada caso é um caso. Isso explica o porquê de a Fiat sempre andar na frente quando falamos em picapes pequenas ou compactas.

Picape da Fiat tem bom comportamento na terra, mas os pneus da Freedom não são ideais.
Picape da Fiat tem bom comportamento na terra, mas os pneus da Freedom não são ideais.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Equipamentos de série

  • Airbag duplo (motorista e passageiro)
  • Ajuste do banco do motorista
  • Alarme
  • Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça com regulagem de altura
  • Ar-condicionado
  • Capota marítima
  • Chave com telecomando
  • Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Comandos de áudio no volante
  • Computador de bordo
  • Console central com porta-objetos e porta-copos
  • Conta-giros
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Detalhes externos na cor do veículo
  • Direção elétrica
  • E-Locker / Controle de Tração Avançado (TC+)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Faróis de neblina
  • Follow me home
  • Freios ABS com EBD
  • Ganchos para amarração de carga na caçamba
  • Grade de proteção no vidro traseiro
  • Grade frontal na cor preta
  • Hill Holder (assistente de partida em em subida)
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Indicador de marchas
  • Indicador digital do nível de combustível
  • Limpador e lavador do para-brisas
  • Luz de iluminação da caçamba
  • Luz de leitura
  • Luzes de posição diurnas
  • Moldura dos para-lamas
  • Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
  • Porta objetos nas portas
  • Porta-escadas
  • Porta-luvas iluminado
  • Predisposição para Rádio
  • Retrovisores elétricos
  • Revestimento do vão de carga
  • Rodas em liga leve 15” + pneus 195/65 R15
  • Rádio com entrada USB
  • Sensor de pressão dos pneus
  • Suspensão elevada
  • Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
  • Tampa da caçamba com nova tecnologia
  • Terceira luz de freio
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Visor de 3,5” TFT
  • Volante com regulagem de altura

Os números

  • Preço: R$ 69.490
  • Motor: 1.3 aspirado flex
  • Potência: 109 cv a 6.250 rpm (e)
  • Torque: 139 Nm a 3.500 rpm
  • Câmbio: 5 marchas MT
  • Tração: 4x2
  • Comprimento: 4,474 m
  • Largura: 1,732 m
  • Altura: 1,607m
  • Entre-eixos: 2,737 m
  • Vão livre: 207mm
  • Peso: 1.092 kg
  • Pneus: 155/65 R15
  • Caçamba: 1.354 litros
  • Carga útil: 720 kg
  • Tanque: 55 litros
  • Aceleração 0-100 km/h: 11s0
  • Velocidade máxima: 168 km/h
  • Consumo cidade: 12,8 km/l (g)
  • Consumo estrada: 14,2 km/l (g)
  • Emissão de CO2: n/d
Nova Strada Freedom 1.3 faz 14,2 km/l na estrada com gasolina e 10,5 com etanol.
Nova Strada Freedom 1.3 faz 14,2 km/l na estrada com gasolina e 10,5 com etanol.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em breve, aqui no Guia do Carro, avaliação da nova picape Strada Cabine Dupla.

Saiba por que a picape Fiat Toro foi a melhor ideia da década:
Guia do Carro
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