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Mercado de carros híbridos e elétricos ainda é incógnita

Para especialista da Bright Consulting, mesmo com 4,3 mil vendas é cedo para dizer que o país tem um mercado de híbridos e elétricos

6 jan 2022 - 06h00
(atualizado em 7/1/2022 às 12h13)
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O Brasil bateu seu recorde de vendas de carros híbridos e elétricos em 2021, quase dobrando o total de emplacamentos no segmento. Segundo levantamento preliminar da Bright Consulting, o total de veículos eletrificados vendidos foi de 4.314 unidades. Mas, segundo o consultor Cássio Pagliarini, da Bright, ainda é cedo para dizer que o país tem um mercado de híbridos e elétricos.

Volvo XC40
Volvo XC40
Foto: Volvo / Divulgação

“É pouco ainda para ter volume de compra e venda”, analisa Pagliarini. “Temos observado que o carro está ultra valorizado ou ultra depreciado. Então não temos muita base. Em 2020, o segmento de veículos eletrificados representou 1,1% do total de vendas. Em 2021, passou para 1,7%. Mas um dado interessante é que em dezembro de 2021 foram vendidos três vezes mais carros do que em dezembro de 2020.”

Apesar do volume pequeno, “o quadro é animador e o mercado de elétricos está subindo”, na avaliação de Pagliarini: “Ainda com forte presença dos híbridos, que têm 55%, e dos híbridos plug-in, que têm 33%”. De acordo com os dados preliminares da Bright Consulting, as vendas estão divididas da seguinte forma:

Elétricos - 708 carros;

Híbridos - 2.578 carros;

Híbridos Leves - 96 carros;

Híbridos Plug-In - 932 carros.

O grande volume continua sendo dos híbridos da Toyota, que não precisam carregar na tomada. O Corolla Cross foi o mais vendido de 2021 com 11 mil emplacamentos, seguido do Corolla sedã com 6,7 mil. No caso dos híbridos plug-in, a liderança é da Volvo. Nos elétricos, depois de intensa disputa com a Porsche e a Audi, a vitória foi da Nissan.

Nissan Leaf
Nissan Leaf
Foto: Nissan / Divulgação

O Nissan Leaf, que é o único carro japonês totalmente elétrico vendido no país, fechou o ano com 15,3% de participação de mercado em seu segmento, com 439 unidades comercializadas. Assim, ele se tornou o carro elétrico mais vendido de 2021. 

Durante sua entrevista para o Guia do Carro, Cassio Pagliarini disse que o Brasil não está no caminho certo neste segmento: “Definitivamente, não. A regulação, a legislação e a cobrança de impostos não refletem o que é necessário. Passamos de um imposto de importação de 0% ou 2% ou 4% para 35%. Não tem proteção nenhuma para os híbridos e elétricos”. (Nota do Editor: no dia 7/1 saiu a divulgação de que as regras do imposto de importação 2021 continuam por mais 7 anos; segundo Pagliariani, o não aumento do imposto de importação foi uma medida positiva).

O especialista da Bright Consulting disse que “a proteção que se dá de IPI é pequena”. A partir de janeiro, veículos híbridos e elétricos terão 3% de bonificação em relação ao veículo similar movido por motor a combustão. Em breve publicaremos o ranking dos carros mais vendidos neste segmento.

Guia do Carro
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