0

Hilux, Ranger e Amarok atropelam as picapes pequenas

Picapes grandes da Toyota, Ford e Volkswagen ameaçam reinado das Fiat Strada e Toro como nunca se viu antes. Confira o ranking das top 7

25 mai 2020
18h24
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Toyota Hilux: líder entre as picapes desde que começou a pandemia.
Toyota Hilux: líder entre as picapes desde que começou a pandemia.
Foto: Toyota / Divulgação

Faltando menos de uma semana para encerrar o segundo mês completo sob a pandemia de coronavírus, as picapes grandes dominam o mercado nacional como nunca aconteceu antes. Pela primeira vez, quatro das seis picapes mais vendidas são grandes. Tecnicamente, elas são consideradas médias, mas para o mercado brasileiro (e por terem crescido muito de tamanho) podem ser consideradas grandes. 

A Toyota Hilux segue na liderança, com 1.136 emplacamentos. Mas a Ford Ranger, com 1.069 vendas, já está acima da “imbatível” Fiat Strada, agora em terceiro lugar com 1.014. A vice-liderança está com a Fiat Toro, que emplacou 1.116 unidades.

Ford Ranger: à frente da Fiat Strada e no encalço da Toro.
Ford Ranger: à frente da Fiat Strada e no encalço da Toro.
Foto: Ford / Divulgação

Mas o avanço das picapes grandes não para por aí. A Chevrolet S10 aparece em quinto, com 924 licenciamentos, e a Volkswagen Amarok está à frente de sua irmã Saveiro. Dentro da Volks, a picape grande tem 551 vendas e a pequena registra 536. Isso nunca aconteceu.

Outra picape de porte menor, a Renault Oroch, despencou para míseras 91 vendas nos últimos dois meses -- 55 em abril e 36 em maio. A Oroch usa a mesma plataforma do Renault Duster e foi a primeira a oferecer carroceria monobloco com quatro portas e porte médio. Ela é a única rival da Toro no segmento de picapes médias. Confira abaixo o ranking das sete mais vendidas até segunda-feira (25), de acordo com a Fenabrave.

TOP 7 PICAPES
P.  Picape Porte

Vendas

Abril

Vendas

Ano

1 Toyota Hilux Grande 1.136 12.304
2 Fiat Toro Média 1.116 16.198
3 Ford Ranger Grande 1.069 6.651
4 Fiat Strada Pequena 1.014 18.052
5 Chevrolet S10 Grande 924 7.789
6 VW Amarok Grande 551 5.199
7 VW Saveiro Pequena 536 10.735

Alguns analistas afirmam que o avanço das picapes médias é provocado pela paralisação dos serviços do Detran em algumas regiões do país durante o isolamento social. Entretanto, nenhuma montadora confirmou esse fenômeno, que já dura dois meses. 

Volkswagen Amarok: pela primeira vez, à frente da pequena Saveiro.
Volkswagen Amarok: pela primeira vez, à frente da pequena Saveiro.
Foto: VW / Divulgação

Outra possibilidade é o alto valor das picapes grandes, o que as torna acessíveis somente para os grandes produtores rurais. Devido à safra de soja e à alta do dólar em relação ao real, que aumentou consideravelmente o valor do cereal, essa categoria ganhou muito dinheiro este ano e pode estar investindo nas picapes cabine dupla.

Um fato curioso ocorre com a Chevrolet Montana, que também é pequena. Embora suas vendas sejam baixas, desde que começou a quarentena ela tem vendido mais do que vendia antes. Veja a sequência de vendas da Montana: 264 unidades em janeiro, 255 em fevereiro, 793 em março, 522 em abril e 314 em maio (até o dia 25).

 

Veja também:

Eldorado Expresso: Fome no Brasil
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade