PUBLICIDADE

Eis a nova Fiat Toro 2022, uma picape turbo imbatível

Picape Fiat Toro reestilizada tem motor 1.3 turbo flex de 185 cv, novo painel digital, multimídia vertical e conectividade surpreendente

22 abr 2021 - 10h00
(atualizado em 23/4/2021 às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Toro Ultra 2022.
Fiat Toro Ultra 2022.
Foto: Divulgação

A Fiat apresentou nesta quarta (22) a nova picape Toro 2022. O veículo passou por seu primeiro facelift e ficou ainda mais forte para enfrentar a concorrência que está chegando. A principal novidade da nova Toro 2022 é a introdução do motor 1.3 turbo flex de 185 cv de potência máxima. O novo motor de 4 cilindros é fabricado em Betim (MG) e servirá a modelos de quatro marcas da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën).

Além do motor mais potente, a nova Fiat Toro 2022 traz modificações no visual, adotando duas frentes distintas para melhor a caracterização das versões. Uma das opções é a grade contornada por uma grossa moldura preta ou cromada. Assim, a Toro ganhou alguma similaridade visual com as picapes Ram 1500 e 2500. O interior também traz grandes modificações, com novo painel de instrumentos, nova central multimídia e maior capacidade de volume nos porta-objetos. 

Embora seja líder imbatível da categoria C-Pick-up, com 85% de participação no mercado, a Fiat Toro muda para se precaver contra o ataque das novas picapes que estão chegando, como Chevrolet Montana (baseada no SUV Tracker), Ford Maverick (inédita), Volkswagen Tarok (baseada no T-Cross) e Hyundai Santa Cruz (inédita). Quem poderá batê-la? Talvez nenhuma, pelo que a Fiat mostrou neste facelift da Toro.

Fiat Toro Ultra 2022.
Fiat Toro Ultra 2022.
Foto: Divulgação

Visualmente, a nova Fiat Toro 2022 traz modificações externas no capô (que ficou mais musculoso), na grade e no para-choque. A picape passa a utilizar o novo logotipo script da Fiat. Explicando o novo conjunto óptico, o designer Peter Fasbinder, criador da picape, disse que “o olho do Toro muda a cor na função de luz de direção”. Os novos faróis têm 30% a mais de eficiência no fluxo luminoso. Um novo skid plate foi adotado para deixar o ângulo de ataque mais inclinado.

No interior, tudo foi feito em torno da nova central multimídia. O display central agora é vertical, como o da picape Ram 1500, com 10” nas versões superiores e 8,4” nas inferiores. A nova Fiat Toro é o primeiro veículo do mundo a adotar Apple CarPlay full screen no formato vertical. Segundo Fassbender, o formato vertical não tira a atenção do motorista em relação ao antigo display, que era horizontal. A nova Toro 2022 deu um salto impressionante na questão da conectividade. Através da plataforma Fiat Connect, é possível interagir com o veículo por meio do smartphone, da assistente virtual Alexa ou do smart watch.

Mesmo que o cliente esteja na China e o carro no Brasil, é possível fazer operações remotas (liga/desliga), acessar informações ou localizar o veículo. Basta dizer: “Alexa, peça ao Fiat Toro para ligar o motor”. Ou: “Alexa, peça ao Fiat Toro a informação sobre o nível de combustível”. O sistema funciona por meio de uma conexão 4G Wi-Fi Hotspot, que permite o pareamento de cinco celulares e tem proteção wireless, tornando mais difícil a perda de conexão. A nova Toro tem duas conexões bluetooth e permite cinco diferentes perfis de usuários. As entradas USB são do tipo A (convencional) ou C (pequena).

Fiat Toro Ultra 2022.
Fiat Toro Ultra 2022.
Foto: Divulgação

O painel de instrumentos, totalmente digital em TFT de 7”, ganhou novo grafismo, aprimorado, com cinco modos de visualização: Pulse (tradicional), Precision (com econômetro), Minimal (minimalista), Sport (esportivo) e 4x4 (off-road). O novo quadro de instrumentos foi desenvolvido pela Stellantis em Betim. Isso permitiu à Fiat escolher os itens mais utilizados pelos motoristas da Toro.

Os bancos ganharam materiais mais sofisticados. Também houve aumento de 26 litros na capacidade total dos porta-objetos. Os painéis de portas também são novos, bem como os comandos do ar-condicionado digital.

O novo motor GSE de 1332 cm3 de cilindrada utiliza o conceito de downsizing. Graças ao turbocompressor e aos sistemas GDI e MultiAir, o motor tem menor consumo, menor emissão de gás carbônico e melhor performance na entrega de potência e torque. São 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, ambas a 5.750 rpm. O torque é de 270 Nm entre 1.750 e 4.000 rpm com qualquer combustível. O câmbio é automático de 6 marchas.

A nova Toro também ganhou um novo tuning de suspensão e melhorou em 5% o diâmetro de giro, um dos grandes problemas da picape, que sofre em algumas manobras de 180% dentro de estacionamentos. Ainda precisamos avaliar a Toro 2022 para saber até que ponto esses 5% melhoraram a situação. A suspensão traseira multilink com geometria especial para cargas (até 1.000 kg no total) continua sendo um item forte da picape.

Fiat Toro Ultra 2022.
Fiat Toro Ultra 2022.
Foto: Divulgação

Produzida na fábrica da Stellantis em Goiana (PE), a nova Fiat Toro 2022 teve reforço estrutural que melhorou a resistência no impacto lateral contra poste a 75°. A picape vem equipada com sete airbags. Ela ganhou proteção para pedestre, aviso de mudança de faixa, farol alto/baixo automático e sensor de estacionamento dianteiro.

Apesar da chegada do novo motor 1.3 turbo flex, a picape Toro continuará sendo vendida com os motores 1.8 aspirado flex e 2.0 turbo diesel. O motor 1.8 de 135/139 cv (gasolina/etanol) será exclusivo da versão de entrada Endurance, com tração 4x2 (dianteira). A versão de entrada, porém, terá também uma opção 4x2 com o novo motor 1.3 de 180/185 cv e outra 4x4 com o motor 2.0 diesel de 170 cv. As versões da nova Fiat Toro 2022 são as seguintes.

Toro Endurance 1.8 AT6 4x2 - R$ 114.590

Toro Endurance 1.3 AT6 4x2  -  R$ 119.590

Toro Endurance 2.0 AT9 4x4   -  R$ 152.990    

Toro Freedom 1.3 AT6 4x2 - R$ 131.890

Toro Freedom 2.0 AT9 4x4 - R$ 164.390

Toro Volcano 1.3 AT6 4x4 -  R$ 144.990

Toro Volcano 2.0 AT9 4x4 - R$ 177.690

Toro Ranch 2.0 AT9 4x4 - R$ 185.490

Toro Ultra 2.0 AT9 4x4 - R$ 187.490

A nova Fiat Toro estará disponível em todas as 520 concessionárias da marca a partir do dia 15 de maio, mas, a partir desta sexta (23) é possível encontrá-la nas concessionárias mais próximas da fábrica. A estratégia da Fiat é oferecer a Toro especialmente para um público urbano, com o conceito SUP (Sport-Utility Picku-up), mas derivando para o cliente do agronegócio na versão Ranch. Para o público que aprecia off-road, a Fiat aposta nas versões 4x4.

Junto ao novo motor 1.3 turbo (disponível somente com tração 4x2 dianteira), a nova Fiat Toro chega equipada com novos recursos para a condução fora de estrada. O novo E-Locker com TC+ é item de série nas versões 4x2. Se uma das rodas perde aderência, o controle eletrônico de estabilidade freia a roda que está deslizando e transfere o torque para a outra roda. O novo sistema ESC Off deixou a tração 4x4 Low mais robusta para sair de lama e areia. E o ABS Off Road permite o travamento da roda por breves instantes, formando uma cunha de areia ou brita e reduzindo a distância de frenagem.

Fiat Toro Ultra 2022.
Fiat Toro Ultra 2022.
Foto: Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade