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Carro da Semana: Range Rover Velar SVAutobiography 5.0 V8

O SUV mais luxuoso do mercado alcança outro patamar com a versão SVAutobiography de 550 cv, que custa R$ 565.000. Veja o que mudou

14 mar 2020 - 10h32
(atualizado às 10h44)
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Ranger Rover Velar SVAutobiography 5.0 V.8: um monstro em desempenho e capacidade off road.
Ranger Rover Velar SVAutobiography 5.0 V.8: um monstro em desempenho e capacidade off road.
Foto: Land Rover / Divulgação

A Land Rover começa a vender no Brasil a versão exclusiva do Range Rover Velar, a SVAutobiography. A nova configuração traz mais performance, luxo e exclusividade ao SUV mais luxuoso do mercado e preço superior a meio milhão de reais: R$ 565.000. Topo de linha do Velar, o SVAutobiography foi desenvolvido pela Land Rover Special Vehicle Operation e é impulsionado pelo motor 5.0 V8 sobrealimentado. Esse motor desenvolve 550 cv de potência e 68 kgfm de torque. O carro também teve o design aprimorado. Em 2018, o Velar ganhou o prêmio World Car Design of the Year no World Car Awards. 

Com motor superalimentado de oito cilindros, o Velar mais potente da linha vai de 0-100 km/h em 4,5 segundos e atinge 274 km/h. Os novos freios e componentes da suspensão, aliados à configuração do powertrain e aos sistemas de segurança, fazem do SVAutobiography um carro de performance que tem a capacidade, segundo a Land Rover, de ir para qualquer lugar e superar qualquer terreno. O novo modelo entrega uma aparência mais objetiva e com mais atenção aos detalhes.

O Velar tem 2,874 metros de distância entre-eixos rodas de 22".
O Velar tem 2,874 metros de distância entre-eixos rodas de 22".
Foto: Land Rover / Divulgação

No exterior, o SUV de luxo inclui novo parachoque dianteiro com entradas de ar maiores para alimentar o motor V8 e resfriar o novo sistema de frenagem. A nova grade dianteira e as molduras laterais combinam com o para-choque traseiro revisado, que abriga quatro saídas de escape esportivas. As mudanças externas continuam na parte inferior do carro, com o túnel de transmissão coberto. Isso permite que o Velar alcance velocidades mais altas, cortando o ar com mais eficiência.

As novas rodas de alumínio forjado de 22” reforçam o foco no desempenho do Velar, aumentando o contato com o asfalto e acomodando os discos de freio maiores. São 395 mm para os discos dianteiros e 396 mm para os traseiros, todos construídos em duas peças para otimizar o peso. O novo design também auxilia na dissipação do calor produzido pelo conjunto de frenagem, principalmente em situações de condução em pista (tem gente que leva um carrão desses para a pista!) ou em altas velocidades.

O volante esportivo conta com borda costurada e borboleta de alumínio.
O volante esportivo conta com borda costurada e borboleta de alumínio.
Foto: Land Rover / Divulgação

A cabine foi concebida com uma combinação de acabamentos e estofados exclusivos. O couro Windsor, com costura dupla, perfurado e acolchoado, é único para o SVAutobiography. Estão disponíveis quatro combinações de cor para os assentos (Ebony, Cirrus, Vintage Tan e Pimento) e a versão conta, de série, com bancos elétricos com 20 ajustes de posição, função de massagem, aquecimento, resfriamento e memória.

O volante esportivo conta com borda costurada e borboleta de alumínio. Na parte inferior do painel, o seletor de marcha rotativo e circular está integrado com o sistema de entretenimento Touch Pro Duo. O pacote opcional de fibra de carbono traz uma trama em aço diferenciada, além de pedaleiras em aço e soleiras em alumínio retroiluminadas com a inscrição Range Rover.

O trabalho da SVO (Special Vehicle Operations) focou na entrega de um desempenho maior, porém mantendo a capacidade de superar qualquer terreno. Além de uma reprogramação eletrônica profunda, foram adicionadas novas barras estabilizadoras, para reduzir o rolamento em curvas, e conjunto de suspensão revisado com amortecedores de ajuste variável, trabalhando com novas molas mais firmes.

Na traseira, duas saídas duplas de escape esportivas.
Na traseira, duas saídas duplas de escape esportivas.
Foto: Land Rover / Divulgação

O sistema de tração nas quatro rodas foi remodelado com uma nova caixa de transferência, capaz de suportar as cargas maiores produzidas pelo motor 5.0 V8 superalimentado. O sistema avançado de Intelligent Driveline Dynamics distribui o torque do motor para se adaptar às condições adversas. A configuração pode enviar até 100% da potência para o eixo traseiro, dependendo da ocasião. Os engenheiros da Land Rover Special Vehicle Operations passaram quase 64 mil horas configurando a calibragem única do Velar SVAutobiography, a fim de melhorar a dirigibilidade, a dinâmica e o tempo de resposta.

O caráter único do Velar SVAutobiography também é refletido no sistema de escape. O sistema de escape variável ativo conta com válvulas para otimizar as notas de som, variando de acordo com as condições de direção e promovendo um ronco inconfundível  do V8 para quem está no interior do carro. O conjunto de exaustão do SVAutobiography é 7,1 kg mais leve que o utilizado na linha do Velar e o seu fluxo de ar é maior.

Apesar do luxo, ele pode rodar na água com até 650 mm de profundidade.
Apesar do luxo, ele pode rodar na água com até 650 mm de profundidade.
Foto: Land Rover / Divulgação

A capacidade do porta-malas (673 litros) não foi alterada, assim como a flexibilidade de divisão do banco traseiro, na configuração 40/20/20, permitindo que os ocupantes alterem a capacidade de carga, de acordo com necessidade. O novo Range Rover Velar SVAutobiography está disponível em seis cores externas: Firenze Red, Santorini Black, Eiger Grey, Fuji White, Indus Silver e Byron Blue, cor com acabamento fosco. 

Ficha técnica

  • Motor: Gasolina V8, 32V
  • Cilindrada: 4999 cm³
  • Potência: 550 cv (405 kW) / 6.000 a 6.500 rpm
  • Torque: 680 Nm / 2.500 a 5.500 rpm
  • Transmissão: 8 marchas AT
  • 0-100 km/h: 4,5 segundos
  • Velocidade máxima: 274 km/h
  • Pneus:  265/40 R22
  • Comprimento: 4,806 m
  • Altura: 1,676 m
  • Largura c/ espelhos recolhidos:2,041 m
  • Largura c/ espelhos abertos: 2,145 m
  • Entre-eixos: 2,874 m
  • Raio de giro: 1,.6 m
  • Coeficiente aerodinâmico: 0,35 Cd

Capacidade todo terreno*

  • Ângulo de ataque: 22,7 / 24 graus (Off-Road)
  • Ângulo de saída: 24,7 / 27,5 graus (Off-Road)
  • Ângulo de ruptura de rampa: 20,2 / 21,8 graus (Off-Road)
  • Profundidade máxima: 650 mm
  • Altura livre do solo: 205 / 251 mm (Off-Road)

*R-Dynamic

Guia do Carro
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