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Carro chinês estreia bateria elétrica que resiste a prego

Sedã BYD Han chega em junho com a bateria Blade, que aguenta perfuração com prego e resiste a fogo de 300 graus mesmo quando esmagada

30 mar 2020 - 10h35
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BYD Han: o sedã chinês elétrico estreia em junho e vai de 0-100 km/h em menos de 4 segundos.
BYD Han: o sedã chinês elétrico estreia em junho e vai de 0-100 km/h em menos de 4 segundos.
Foto: BYD / Divulgação

A BYD apresentou em evento online na China um vídeo da nova bateria Blade, que passou, com sucesso, no teste de penetração de um prego. Esse procedimento é considerado a maneira mais rigorosa de testar a avalanche térmica nas baterias. "Em termos de segurança da bateria e densidade energética, a bateria Blade tem vantagens óbvias", disse o professor Ouyang Minggao, membro da Academia Chinesa de Ciências e professor da Universidade de Tsinghua. O sedã elétrico Han, da BYD, que será lançado em junho, virá equipado com a bateria Blade. O novo modelo irá liderar a damília Dynasty da marca, ostentando uma autonomia de 605 km e uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos.

Durante os testes de perfuração com prego, a bateria Blade não emitiu fumaça ou fogo depois de ser penetrada e a temperatura de sua superfície atingiu apenas de 30º a 60ºC. Nas mesmas condições, uma bateria de lítio ternária excedeu 500ºC e queimou violentamente. Apesar de uma bateria convencional de bloco de fosfato de ferro-lítio não emitir chamas ou fumaça abertamente, a temperatura de sua superfície atingiu níveis perigosos de temperatura de 200º a 400ºC. Isso significa que os veículos elétricos equipados com a bateria Blade são menos susceptíveis a pegar fogo, mesmo que sejam severamente danificados.

Nova bateria Blade: resistência a perfuração por prego e novo padrão de segurança para veículos elétricos.
Nova bateria Blade: resistência a perfuração por prego e novo padrão de segurança para veículos elétricos.
Foto: BYD / Divulgação

A nova bateria para carros elétricos também passou por outras condições extremas de testes, ao serem esmagadas, curvadas, aquecidas em um forno de 300ºC e sobrecarregadas em 260%. Nada disso resultou em fogo ou explosão. A bateria Blade foi desenvolvida pela BYD nos últimos anos. As células singulares são colocadas juntas e então inseridas em um pacote de baterias. Devido à estrutura otimizada do pacote de baterias, a utilização de espaço do pacote de bateria é aumentada em mais de 50%, em comparação com as baterias convencionais de bloco de fosfato de ferro-lítio.

Nos últimos anos, muitos fabricantes de veículos elétricos entraram em uma competição por autonomia sempre maior. Quando a autonomia se torna o principal fator a considerar, o foco é transferido então para fabricantes de baterias de alimentação, levando a buscas irracionais por "densidade energética" no setor de baterias. É por causa desse foco pouco prático na "densidade energética" que a segurança ficou marginalizada no desenvolvimento de baterias de alimentação. A BYD acredita que a nova bateria vai reposicionar a segurança da bateria na linha de frente.

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