PUBLICIDADE

Avaliação: Porsche Macan GTS é o melhor SUV para dirigir

Topo de linha do Porsche Macan tem esportividade na veia com 380 cv e redefine o prazer ao dirigir de um SUV médio de luxo

24 mai 2021 - 17h01
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Há SUVs médios de luxo. E há o Porsche Macan GTS. Ele é perfeito. Seu porte é médio, similar ao do Volvo XC60 e um pouco superior ao do Jeep Compass, para citarmos dois líderes da categoria. Porém, perto do seu irmão maior, Porsche Cayenne, o Macan é compacto. E é exatamente suas medidas mais compactas que permitiram à Porsche entregar uma joia sobre rodas.

Não bastam os números para entender o Macan GTS. Há SUVs mais potentes do que ele e com maior capacidade off-road. Mas a proposta do Macan é outra. A Porsche aderiu à preferência do público por utilitários esportivos e já mostrou do que era capaz com o Cayenne. Mas foi além no Macan. Ok, ele tem as formas de um SUV, mas o nome “utilitário” recebeu muito menos peso que o nome “esportivo” no caso do Macan GTS.

Os números, claro, são fortes. Como topo de linha, o Macan GTS é o único a utilizar um motor 2.9 V6 biturbo de 380 cv de potência e 519 Nm de torque. Há um outro V6 na linha, o Macan S, mas trata-se de um 3.0 de 350 cv e 480 cv. O câmbio é PDK automatizado de 7 marchas com dupla embreagem em toda a linha. Por isso, a diferença de desempenho entre o Macan GTS e o Macan S não chega a ser exorbitante. Sem o pacote Chronos, o Macan GTS vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos (2 décimos mais rápido do que o Macan S).

Porsche Macan GTS.
Porsche Macan GTS.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Com o pacote Chronos, entretanto, disponível para o Macan GTS, ele baixa mais 2 décimos e chega a 100 km/h em 4,7 segundos. Mas o Macan não brilha apenas na aceleração. Ele mostra incrível vigor nas retomadas de velocidade. Conduzi-lo na faixa de 4.000 a 6.000 rpm, com o câmbio PDK no modo Sport manual, é um dos grandes prazeres que a Porsche proporciona aos compradores deste Macan Grã-Turismo Sport (GTS).

O carro é um devorador de pista, faz curvas sem lembrá-lo que você está dentro de um SUV e nunca parece ter limites quando você pisa no acelerador pedindo potência e torque. Como é comum nos Porsche, a posição de dirigir é impecável e o botãozinho de girar no volante é a prova de que o carro é seu ao menor movimento. Os freios também são incríveis (para ter os melhores, de composto de cerâmica, é preciso comprar um opcional de R$ 53.495 (valor de um Fiat Mobi Like, versão intermediária).

Porsche Macan GTS.
Porsche Macan GTS.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A potência máxima é entregue a 5.200 rpm, por isso a condução na faixa de 4.000 a 6.000 giros é excitante. Já o torque máximo surge bem antes, a 1.750 rpm, de forma que o Macan GTS é um daqueles carros que você pode usar para rodar sem pressa e de maneira mais econômica também.

A versatilidade do Macan GTS é vista também na suspensão. Na linha 2021, a carroceria foi rebaixada em 1,5 cm. O carro pode baixar mais 1 cm com a suspensão adaptativa (opcional de R$ 9.828). As rodas RS Spyder Design são de 20” e os freios de ferro fundido tem 360 x 36 mm na frente e 330 x 22 mm atrás. As rodas são de série, mas há opções que podem custar até R$ 9.986.

Visualmente, o Porsche Macan é relativamente discreto -- e isso é bom num país tão desigual e violento. Discreto, mas nem tanto. O pacote Sport Design de série tem novo acabamento na frente e na traseira e saias laterais. O para-choque e toda a seção dianteira têm detalhes pintados de preto -- um item que diferencia todos os modelos Porsche GTS. Os faróis em LED e as lanternas traseiras tridimensionais também são escurecidos.

Porsche Macan GTS.
Porsche Macan GTS.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Por dentro, o Macan GTS tem volante em couro suave com borboleta, Alcantara no painel, bancos esportivos, som de alta qualidade e uma série de outros detalhes que realçam sua exclusividade. Quem quiser deixar o Macan GTS ainda mais exclusivo pode optar por bancos de outras cores, que podem custar até R$ 25.439.

A linha Porsche Macan tem ainda a versão de entrada, sem nome, com motor 2.0 turbo de 4 cilindros em linha. O Macan básico tem 252 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em  6,7 segundos. Essa versão custa R$ 405.736. 

Para entrar na linha esportiva, é preciso pagar pelo menos R$ 503.119, que é o preço do Macan S de 345 cv. Já o Macan GTS 2.9 V6 custa R$ 539.000 e traz todos os ingredientes que o diferenciam de qualquer carro da categoria C-SUV de luxo. Em relação às outras versões, o Macan GTS é mais baixo (-1,5 cm), mais largo (+0,3 cm) e um pouquinho menor (-1,0 cm). Só a distância entre-eixos é a mesma nas três versões: 2,807 m. Na cor do carro avaliado, Vermelho Carmin, o Porsche Macan GTS acrescenta R$ 15.772 no preço.

Porsche Macan GTS.
Porsche Macan GTS.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Claro que o Porsche Macan tem todas funcionalidades modernas dos carros, como conectividade de primeira linha e vários itens eletrônicos. Porém, no Macan, o foco continua sendo o motorista. Quem vai ao lado (ou mesmo atrás) tem conforto e bom espaço, inclusive uma suspensão razoavelmente macia, dependendo da escolha do motorista, mas a essência do carro é proporcionar o máximo prazer ao dirigir.

Por tudo isso, o Macan GTS entrega tudo que promete e mais até do que se espera dele, sendo um SUV médio. Se a potência de 380 cv, apesar de alta, não deixa ninguém de queixo caído, com certeza o torque de 519 Nm dá ao Porsche Macan GTS uma agilidade excepcional. Seguramente, ele redefine o prazer ao dirigir em sua categoria.

PORSCHE MACAN GTS 2.9 V6
ITEMCONCEITONOTA
MOTORÓtimo10
CÂMBIOÓtimo10
SUSPENSÃOÓtimo10
FREIOSÓtimo10
DIREÇÃOÓtimo10
EQUIPAMENTOSMuito bom8
ERGONOMIAÓtimo9
PORTA-MALASMuito bom8
ACABAMENTOÓtimo10
DESIGNMuito bom8
VEREDICTOÓtimo9,3
Porsche Macan GTS.
Porsche Macan GTS.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os números

  • Preço: R$ 539.000
  • Motor: 2.9 V6 biturbo
  • Potência: 380 cv a 5.200 rpm
  • Torque: 519 Nm a 1.750 rpm
  • Câmbio: 7 marchas PDK
  • Tração: 4x4 sob demanda
  • Comprimento: 4,686 m 
  • Largura: 1,926 m
  • Altura: 1,609 m
  • Entre-eixos: 2,807 m
  • Vão livre: n/d
  • Peso: 1.718 kg
  • Pneus: 225/65 R17
  • Porta-malas: 488 litros
  • Carga útil: 670 kg
  • Capacidade de reboque: 750 kg
  • Tanque: 65 litros
  • 0-100 km/h: 4s7
  • Velocidade máxima: 261 km/h
  • Consumo cidade: 7 km/l
  • Consumo estrada: 9 km/l
  • Emissão de CO2: 202 g/km
Porsche Macan GTS.
Porsche Macan GTS.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade