PUBLICIDADE

Audi Grandsphere, um sedã elétrico autônomo de 720 cavalos

Com interior luxuoso e modular, conceito Audi Grandsphere antecipa tendências de design e tecnologias dos futuros modelos da marca alemã

3 set 2021 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Audi revelou de forma virtual nesta quinta-feira (2) o segundo dos três novos carros-conceito batizados de “sphere”. Com carroceria sedã, o Audi Grandsphere antecipa tendências de design e a tecnologia dos futuros carros da montadora alemã. Dentre as inovações, o sedã conceito oferece sistemas de condução autônoma, visual futurista e interior modular.

Por fora, o design chama a atenção. Medindo 5,35 m de comprimento, 2 m de largura e 1,39 m de altura, o Audi Grandsphere tem porte um pouco maior do que o sedã grande Audi A8 L. O entre-eixos é de excelentes 3,19 m. Na dianteira, o conceito traz uma nova interpretação da grade Singleframe. Com formato hexagonal, a peça tem altura menor do que a dos atuais modelos da marca alemã. Os faróis de led tem formato fino e linhas horizontais, e o logotipo da Audi é localizado acima da grade.

Na lateral, a carroceria adota um caimento suave como em um cupê. Assim como no SUV elétrico e-tron, os retrovisores dão lugar às câmeras. Apesar de contar com quatro portas, o Audi Grandsphere também não traz maçanetas. As rodas são de 23’’ e têm design inspirado no conceito Audi Avus, dos anos 90. Na traseira, as lanternas de led contam com formato horizontal, e o para-choque traz um grande difusor de ar. O teto solar é panorâmico.

Audi Grandsphere.
Audi Grandsphere.
Foto: Audi / Divulgação

Por dentro, fica o grande destaque do Audi Grandsphere. Graças ao nível 4 de direção autônoma, o interior pode ser modular. É possível transformar o espaço interno em um lounge, ao recolher o volante e os pedais, que ficam invisíveis à vista. O acabamento conta com materiais luxuosos, e o modelo traz diversos displays ao redor da cabine, que tomam a forma de projeções nas superfícies de madeira sob o parabrisa. Eles podem ser utilizados tanto para entretenimento como para videochamadas.

Ao se posicionar próximo ao veículo, o Audi Grandsphere reconhece os passageiros e abre as portas e ativa displays individuais e luz ambiente. Outros aspectos, como as configurações de controle de temperatura e posição dos bancos, que podem ser inclinados em diferentes posições – são ajustados. O sedã conceito conta com saídas de ar filtrado e com emissão de fragrâncias, assim como alto-falantes ocultos. Também há um cooler interno entre os bancos dianteiros.

O sistema multimídia MMI touchless response conta com suporte a comandos de voz, leitura ocular, gestos, entrada manuscrita ou toque. Os painéis de controle são integrados aos apoios de braço nas portas. Dessa forma, o carro sempre oferece aos passageiros superfícies de toque invisíveis usando um indicador ótico para mostrar sua posição. Ao mesmo tempo, existem óculos de realidade aumentada nos apoios de braços nas portas esquerda e direita que podem ser usados em conjunto com opções de infotenimento.

Foto:

Totalmente elétrico, o conceito da Audi utiliza a plataforma modular PPE (Premium Platform Electric), concebida exclusivamente para veículos zero emissão. O modelo é equipado com um módulo de bateria entre os eixos, de 120 kWh. Por contar com a mesma tecnologia de carregamento rápido de 800 volts do esportivo Audi e-tron GT, o Grandsphere pode ser recarregado em correntes de até 270 kW. Com isso, é possível recuperar 300 km de autonomia em apenas 10 min. Em menos de 25 minutos, a bateria pode ir de 5% a 80%.

Os dois motores elétricos do Audi Grandsphere -- um em cada eixo -- oferecem 720 cv e 960 Nm de torque. A tração é a integral Quattro, e a Audi promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Já a velocidade máxima não foi divulgada, mas é limitada para preservar o alcance de até 750 km.

Depois de revelar o conceito conversível Skysphere na Califórnia, a Audi mostrará o Grandsphere ao público durante o Salão do Automóvel de Munique (IAA), que ocorrerá entre os dias 7 e 12 de setembro. O terceiro e último conceito será revelado apenas em 2022. Batizado de Urbansphere, ele também deve ditar futuras características dos lançamentos da marca alemã, que promete tornar real a condução autônoma nível 4 ainda nesta década.

Audi E-tron, o incrível SUV elétrico com dois motores:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade