1 evento ao vivo

Arrizo 6 chama VW Jetta para briga por R$ 24 mil a menos

Novíssimo Caoa Chery Arrizo 6 GSX 1.5 Turbo estreia no segmento de sedãs médios com preço promocional de R$ 98.400. Conheça o carro chinês

24 jun 2020
13h41
atualizado em 2/7/2020 às 11h45
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Novíssimo Arrizo 6, da Caoa Chery: estreia com preço promocional de R$ 98.400.
Novíssimo Arrizo 6, da Caoa Chery: estreia com preço promocional de R$ 98.400.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Nem Toyota Corolla nem Honda Civic. O grande rival do novíssimo Arrizo 6 Turbo, da Caoa Chery, é o Volkswagen Jetta. Com a mesma potência (150 cv), o carro chinês começa a ser produzido em Jacareí (SP) e estreia no dificílimo mercado de sedãs médios com preço promocional de R$ 98.400. O preço oficial do Caoa Chery Arrizo 6 é R$ 108.750. O Volkswagen Jetta 2020 mais barato é o Comfortline, que custa R$ 122.890. A versão básica do Jetta 2019 (R$ 99.990) não é mais produzida.

O Arrizo 6 Turbo foi apresentado oficialmente nesta quarta (24), por meio de uma live transmitida diretamente da fábrica de Jacareí. O carro foi lançado na China no final de 2018 e passou por nove meses de testes e validação no Brasil, com foco no equilíbrio entre dirigibilidade, conforto e consumo. O Arrizo 6 Turbo começa a ser vendido nas 110 concessionárias da Caoa Chery na primeira quinzena de julho em versão única: GSX 1.5 Turbo completa, sem opcionais.

O motor 1.5 turboflex tem 147/150 cv de potência (gasolina/etanol) e 210 Nm de torque. O motor do Jetta tem 150 cv (g/e) e 250 Nm. A potência máxima do sedã chinês surge a 5.500 giros do motor. O torque máximo do Arrizo 6 está disponível a partir de 1.750 rpm. O câmbio é um automático CVT de nove marchas com modos Sport e Eco. Segundo a Caoa Chery, o motor 1.5 com duplo comando de válvulas variável mostrou-se mais adequado para as exigências do mercado brasileiro do que um motor de maior cilindrada.

Quadro de instrumentos do Arrizo 6: várias opções de configuração para o motorista.
Quadro de instrumentos do Arrizo 6: várias opções de configuração para o motorista.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

O carro é muito bonito e completo. O design foi criado na Europa. Na dianteira, os traços horizontais paralelos deixam o carro mais largo e assentado. O capô tem linhas que formam uma pequena escultura. Os vincos laterais invadem a traseira, que também traz elementos horizontais. O friso traseiro percorre toda a tampa do bagageiro e atravessa as lanternas, que são de LED. Dois refletores nas extremidades mostram o cuidado do desenho para ampliar a área lateral do Arrizo 6.

Arrizo 6 tem design criado na Europa, linhas horizontais e o maior porta-malas da categoria.
Arrizo 6 tem design criado na Europa, linhas horizontais e o maior porta-malas da categoria.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

O Arrizo 6 é um sedã com conceito fastback e sua antena no teto é do tipo tubarão. No interior, as linhas também se conectam, mostrando boa harmonia entre os traços das portas e do painel. O acabamento é premium, com costuras aparentes. Um dos destaques do carro é o quadro de instrumentos. Ele conta com dois mostradores analógicos -- velocímetro à esquerda, contagiros à direita, com faixa vermelha a partir de 6.000 rpm. No meio fica um grande computador de bordo colorido de 7” com indicação digital da velocidade, entre outros itens. A cor de fundo pode ser modificada pelo motorista.

O volante de couro é multifuncional, com comandos do piloto automático, das informações do carro e da central multimídia. A central multimídia tem um tela tátil de 9” ligeiramente voltada para o motorista. O sistema é compatível com smartphones Apple e Android. O sistema de som tem seis alto-falantes. O ar-condicionado digital pode ser controlado pela tela multimídia, pela tela do próprio sistema e até de fora do carro, pela chave presencial. O Arrizo 6 GSX conta com câmera 360 graus. Na parte dianteira, são duas entradas USB. Os passageiros de trás usufruem de duas saídas de ar-condicionado e uma entrada USB, além de um apoio de braço central com porta-copos.

Novo sedã chinês tem 4,675 m de comprimento e rodas de liga leve de 17" com cinco raios.
Novo sedã chinês tem 4,675 m de comprimento e rodas de liga leve de 17" com cinco raios.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Para brigar no segmento de sedãs médios, o Arrizo 6 tem um porte compatível. O carro mede 4,675 m de comprimento, 1,814 m de largura e 1,493 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,650 m (contra 2,688 m do Jetta e 2,700 m dos líderes da categoria: Corolla, Civic e Chevrolet Cruze). Quanto ao bagageiro, o Arrizo 6 leva grande vantagem sobre seus rivais. O carro não apenas oferece 570 litros de capacidade, como tem um bagageiro bem desenhado. Executivos da Caoa Chery fizeram uma demonstração: coube três malas grandes, quatro malas pequenas e cinco mochilas. O porta-malas do Jetta tem capacidade para 510 litros. 

Como é tradição nos carros da marca, o Caoa Chery Arrizo 6 é muito bem equipado. Os faróis têm assinatura de LED e luzes diurnas horizontais nas extremidades do para-choque. Os espelhos retrovisores são rebatíveis. O sedã vem com seis airbags, tem freios a disco nas quatro rodas, freios com distribuição eletrônica de carga entre dianteira e traseira, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freio de estacionamento elétrico, Auto Hold, vidros elétricos traseiros e teto solar elétrico. Segundo o fabricante, as colunas A e B e as barras de proteção lateral utilizam aço de alta resistência que suportam até 13 toneladas de impacto.

As rodas são de 17”, polidas e com cinco raios duplos, mas diferentes das rodas usadas pelo Arrizo 6 chinês. Os pneus têm medidas 205/50 R17 (portanto, têm perfil mais baixo do que as rodas do Jetta Comfortline). Sinal de que a engenharia da Caoa Chery confia na eficiência da suspensão traseira, que é por eixo de torção.

Não há dúvidas de que a atual geração de carros chineses já é mundialmente competitiva. Por isso, a Caoa Chery espera que o novíssimo Arrizo 6 Turbo aumente sua participação no mercado em 20%. Antes da pandemia de coronavírus, em março, a marca tinha 1,24% de participação nos veículos leves. Por isso, a estratégia foi lançar o Arrizo 6 com um preço muito competitivo. Segundo o diretor de marketing, Henrique Sampaio, o preço de lançamento terá um curto período de duração, mas ele não revelou qual.

Interior do Caoa Chery Arizzo 6: acabamento premium, com costuras aparentes.
Interior do Caoa Chery Arizzo 6: acabamento premium, com costuras aparentes.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Para ter uma opinião sobre o desempenho do Arrizo 6 GSX precisaríamos dirigir o carro, o que ainda não foi possível. Entretanto, o fabricante já divulgou alguns números de desempenho. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 10,0 segundos, com destaque para as retomadas de 40-80 em 4,32 segundos, de 60-100 em 5,1 e de 80-120 em 6,1. O consumo do Arrizo 6, segundo o Inmetro, registra 11,0 km/l na cidade e 13,3 na estrada quando abastecido com gasolina. Com etanol, ele faz 7,6 km/l na cidade e 9,4 na estrada. O Jetta é mais rápido do que o Arrizo 6, que dá o troco no consumo, pois é melhor na cidade. O tanque do Arrizo 6 tem capacidade para 48 litros e a partida a frio dispensa o tanquinho de gasolina.

Bonito e bem equipado, o Arrizo 6 tentará se impor pelo conjunto da obra e pelo custo-benefício, pois os sedãs dessa categoria ficaram caríssimos. Embora não tenha sido citado pela Caoa Chery, o carro é competitivo contra o Honda Civic 2.0 aspirado em suas versões mais equipadas. A garantia do Arrizo 6 é de cinco anos para motor e câmbio e de três anos para o veículo. Com uma relação peso/potência de 9,1 kg/cv, o Arrizo 6 foca principalmente no espaço e no consumo. Para começar, a diferença de preço de R$ 24.490 para o Jetta não é nada desprezível. São cinco cores disponíveis: branco (sólida e metálica), prata, cinza e preto. 

Arrizo 6 chega bem equipado, com controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Arrizo 6 chega bem equipado, com controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

 

Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade