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Arrizo 5 fica mais econômico com câmbio CVT de 9 marchas

Sedã compacto da Caoa Chery surpreende com a nova transmissão na linha 2021, ganha mais torque, fica mais rápido e melhora os equipamentos

12 mar 2020 - 22h37
(atualizado em 13/3/2020 às 10h44)
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A linha 2021 do Caoa Chery Arrizo 5 foi apresentada no Jardim Botânico de Nova Odessa.
A linha 2021 do Caoa Chery Arrizo 5 foi apresentada no Jardim Botânico de Nova Odessa.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Quem olha por fora praticamente não vê diferença. A única diferença visível é que o Caoa Chery Arrizo 5 agora vem com rodas de 17” polegadas na versão topo de linha. Mas o carro teve uma surpreendente mudança na linha 2021. Ao trocar o câmbio CVT de sete velocidades por um CVT de nove marchas, o Arrizo 5 ficou 11% mais econômico, ganhou 20 Nm de torque e ficou mais rápido em aceleração e retomadas de velocidade.

O carro foi apresentado hoje no Jardim Botânico de Nova Odessa (SP). Ele continua sendo vendido em duas versões, mas elas mudaram de nome para marcar as diferenças que chegam com a linha 2021. A versão RX foi substituída pela RT, que custa R$ 74.590; a topo de linha RXS foi substituída pela RTS, que sai por R$ 83.590. Apenas dos aumentos de preço em torno de R$ 1.000, o sedã continua bastante competitivo em termos de equipamentos se comparado ao Honda City e ao Toyota Yaris, ambos 1.5. Em relação ao Yaris, o Arrizo 5 leva uma vantagem de 40 cv de potência.

O sedã compacto continua com duas versões 1.5, mas elas mudaram de nome.
O sedã compacto continua com duas versões 1.5, mas elas mudaram de nome.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os motor é o mesmo nas duas versões: 1.5 turbo flex com duplo comando de válvulas (variável na admissão). Com a nova caixa CVT 25 no lugar da CVT 19, fabricada pela empresa chinesa WLY, o torque passou de 190 para 210 Nm. Porém, com uma diferença importante. O novo conversor de torque tem capacidade para receber até 250 Nm. Por isso, essa caixa deve equipar também, futuramente, outras carros da Caoa Chery. Mas a estreia mundial é no Arrizo 5, que é fabricado na plataforma M1X, a mesma do Arrizo 5e (elétrico) e do Arrizo 6, que deverá ser lançado ainda este ano.

O freio de estacionamento eletrônico e o Auto Hold agora são de série nas duas versões.
O freio de estacionamento eletrônico e o Auto Hold agora são de série nas duas versões.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Com a nova transmissão, a relação do conversor de torque caiu. Assim, a primeira marcha foi encurtada em 9%, enquanto a última foi alongada em 12%. Ou seja: o câmbio ganhou mais de 20% em spread. Com a primeira mais curta, o carro ganhou força de tração e melhorou consideravelmente na aceleração de 0-100 km/h, baixando o tempo de 10,8 para 9,9 segundos (8% mais rápido). Com mais marchas intercaladas entre a primeira e a última, as retomadas de velocidade também tiveram ganhou surpreendente. De 40-80 km/h, o tempo baixou de 5,3 para 4,1 segundos (22% mais rápido); de 60-100 km/h foi de 6,1 para 4,9 segundos (19% mais rápido) e de 80-120 km/h caiu de 7,0 para 6,0 segundos (14% mais rápido). Foi, de fato, um bom trabalho da engenharia.

O cluster foi melhorado, com grafismo adequado nos mostradores analógicos e indicador digital de velocidade no computador de bordo.
O cluster foi melhorado, com grafismo adequado nos mostradores analógicos e indicador digital de velocidade no computador de bordo.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Melhor ainda que o Caoa Chery Arrizo 5 também ficou mais econômico. O consumo caiu na cidade e na estrada, com etanol e com gasolina. A nota na classificação geral do Inmetro continuou sendo C, mas na categoria passou de C para B. Em emissões é nota A. O ganho na eficiência energética foi de 11%. Confira os números abaixo.

MAIS ECONÔMICO
COMBUSTÍVEL

ANTES

(cvt 7)

AGORA

(cvt 9)

Gasolina cidade 9,9 km/l   11,0 km/l
Gasolina estrada 12,0 km/l  12,9 km/l
Etanol cidade  6,7 km/l   7,6 km/l
Etanol estrada 8,4 km/l  9,6 km/l

Em termos de equipamentos, o Caoa Chery Arrizo 5 também teve alguns ganhou na linha 2021. Além da roda de 17” na versão RTS (pneus 205/50), o carro também freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold (que permite tirar o pé do freio em breves paradas no trânsito), além de um novo quadro de instrumentos. Mais simples e com melhor leitora dos instrumentos analógicos, ele incorpora várias funcionalidades no computador de bordo, como indicador de velocidade digital, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de cansaço para o motorista e limitador de velocidade, entre outros. O teto solar, os airbags laterais e de cortina, os bancos de couro sintético, a moldura cromada nos vidros laterais, o banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos são exclusivos da versão topo de linha. Não há opcionais.

As rodas de liga leve da versão topo de linha agora são de 17", com belo desenho.
As rodas de liga leve da versão topo de linha agora são de 17", com belo desenho.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Mas a versão RT também é bem equipada -- uma característica dos modelos da Caoa Chery. O Arrizo 5 de entrada vem com luzes DRL para condução diurna, faróis com guia de LED e ajuste de altura, lanternas traseiras de LED, rodas de liga leve de 16”, freios a disco nas quatro rodas, volante de couro, ar-condicionado eletrônico (não digital), câmera de ré, direção elétrica, piloto automático, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros, volante com regulagem de altura (não tem ajuste de profundidade) e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

O interior tem um bom acabamento, com bancos e volante multifuncional de couro e uma central multimídia moderna.
O interior tem um bom acabamento, com bancos e volante multifuncional de couro e uma central multimídia moderna.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele é oferecido nas cores Branco e Preto (sólidas), Azul, Cinza e Prata (metálicas), além de Branco Perolizado. A Caoa Chery espera crescer no mercado de sedãs compactos com as modificações introduzidas no Arrizo 5. Nos dois primeiros meses deste ano, o Arrizo 5 emplacou 278 unidades, um número ainda distante de seus mais próximos rivais, o Honda City (1.764 vendas) e o Toyota Yaris (3.269). Em breve publicaremos o teste do Arrizo 5 RTS 2021 e também um vídeo com a avaliação do modelo.

O Arrizo 5 é mais do que um chinês bonito: ele ficou mais econômico e mais rápido.
O Arrizo 5 é mais do que um chinês bonito: ele ficou mais econômico e mais rápido.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
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