Arrizo 5 fica mais econômico com câmbio CVT de 9 marchas
Sedã compacto da Caoa Chery surpreende com a nova transmissão na linha 2021, ganha mais torque, fica mais rápido e melhora os equipamentos
Quem olha por fora praticamente não vê diferença. A única diferença visível é que o Caoa Chery Arrizo 5 agora vem com rodas de 17” polegadas na versão topo de linha. Mas o carro teve uma surpreendente mudança na linha 2021. Ao trocar o câmbio CVT de sete velocidades por um CVT de nove marchas, o Arrizo 5 ficou 11% mais econômico, ganhou 20 Nm de torque e ficou mais rápido em aceleração e retomadas de velocidade.
O carro foi apresentado hoje no Jardim Botânico de Nova Odessa (SP). Ele continua sendo vendido em duas versões, mas elas mudaram de nome para marcar as diferenças que chegam com a linha 2021. A versão RX foi substituída pela RT, que custa R$ 74.590; a topo de linha RXS foi substituída pela RTS, que sai por R$ 83.590. Apenas dos aumentos de preço em torno de R$ 1.000, o sedã continua bastante competitivo em termos de equipamentos se comparado ao Honda City e ao Toyota Yaris, ambos 1.5. Em relação ao Yaris, o Arrizo 5 leva uma vantagem de 40 cv de potência.
Os motor é o mesmo nas duas versões: 1.5 turbo flex com duplo comando de válvulas (variável na admissão). Com a nova caixa CVT 25 no lugar da CVT 19, fabricada pela empresa chinesa WLY, o torque passou de 190 para 210 Nm. Porém, com uma diferença importante. O novo conversor de torque tem capacidade para receber até 250 Nm. Por isso, essa caixa deve equipar também, futuramente, outras carros da Caoa Chery. Mas a estreia mundial é no Arrizo 5, que é fabricado na plataforma M1X, a mesma do Arrizo 5e (elétrico) e do Arrizo 6, que deverá ser lançado ainda este ano.
Com a nova transmissão, a relação do conversor de torque caiu. Assim, a primeira marcha foi encurtada em 9%, enquanto a última foi alongada em 12%. Ou seja: o câmbio ganhou mais de 20% em spread. Com a primeira mais curta, o carro ganhou força de tração e melhorou consideravelmente na aceleração de 0-100 km/h, baixando o tempo de 10,8 para 9,9 segundos (8% mais rápido). Com mais marchas intercaladas entre a primeira e a última, as retomadas de velocidade também tiveram ganhou surpreendente. De 40-80 km/h, o tempo baixou de 5,3 para 4,1 segundos (22% mais rápido); de 60-100 km/h foi de 6,1 para 4,9 segundos (19% mais rápido) e de 80-120 km/h caiu de 7,0 para 6,0 segundos (14% mais rápido). Foi, de fato, um bom trabalho da engenharia.
Melhor ainda que o Caoa Chery Arrizo 5 também ficou mais econômico. O consumo caiu na cidade e na estrada, com etanol e com gasolina. A nota na classificação geral do Inmetro continuou sendo C, mas na categoria passou de C para B. Em emissões é nota A. O ganho na eficiência energética foi de 11%. Confira os números abaixo.
COMBUSTÍVEL |
ANTES (cvt 7) |
AGORA (cvt 9) |
---|---|---|
Gasolina cidade | 9,9 km/l | 11,0 km/l |
Gasolina estrada | 12,0 km/l | 12,9 km/l |
Etanol cidade | 6,7 km/l | 7,6 km/l |
Etanol estrada | 8,4 km/l | 9,6 km/l |
Em termos de equipamentos, o Caoa Chery Arrizo 5 também teve alguns ganhou na linha 2021. Além da roda de 17” na versão RTS (pneus 205/50), o carro também freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold (que permite tirar o pé do freio em breves paradas no trânsito), além de um novo quadro de instrumentos. Mais simples e com melhor leitora dos instrumentos analógicos, ele incorpora várias funcionalidades no computador de bordo, como indicador de velocidade digital, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de cansaço para o motorista e limitador de velocidade, entre outros. O teto solar, os airbags laterais e de cortina, os bancos de couro sintético, a moldura cromada nos vidros laterais, o banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos são exclusivos da versão topo de linha. Não há opcionais.
Mas a versão RT também é bem equipada -- uma característica dos modelos da Caoa Chery. O Arrizo 5 de entrada vem com luzes DRL para condução diurna, faróis com guia de LED e ajuste de altura, lanternas traseiras de LED, rodas de liga leve de 16”, freios a disco nas quatro rodas, volante de couro, ar-condicionado eletrônico (não digital), câmera de ré, direção elétrica, piloto automático, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros, volante com regulagem de altura (não tem ajuste de profundidade) e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.
O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele é oferecido nas cores Branco e Preto (sólidas), Azul, Cinza e Prata (metálicas), além de Branco Perolizado. A Caoa Chery espera crescer no mercado de sedãs compactos com as modificações introduzidas no Arrizo 5. Nos dois primeiros meses deste ano, o Arrizo 5 emplacou 278 unidades, um número ainda distante de seus mais próximos rivais, o Honda City (1.764 vendas) e o Toyota Yaris (3.269). Em breve publicaremos o teste do Arrizo 5 RTS 2021 e também um vídeo com a avaliação do modelo.