PUBLICIDADE

Anfavea revela pesquisa em que 81% vão comprar carro usado

81% dos futuros compradores de automóveis da plataforma Web Motors vão de carro velho em 2021, diz pesquisa divulgada pela Anfavea

26 dez 2020 - 06h00
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisa de intenção de compra realizada pela Web Motors e divulgada pela Anfavea.
Pesquisa de intenção de compra realizada pela Web Motors e divulgada pela Anfavea.
Foto: Web Motors / Anfavea

A Anfavea e a Web Motors (plataforma eletrônica de anúncios classificados) divulgaram pelo segundo ano seguido uma pesquisa de intenção de compra de automóveis. Aparentemente, a notícia é boa, pois ela indica que 96% dos usuários que responderam a pesquisa pretendem trocar de carro em 2021. Destes, porém, 81% dizem que vão de “carro velho” mesmo, como sugere a música de Ivete Sangalo. 

As duas respostas fazem sentido. Na verdade, é até surpreendente que 4% das pessoas que estejam navegando numa plataforma cuja finalidade é vender e comprar carros, não estejam interessadas em um automóvel. É como se na fila do açougue houvesse 4% que não quer comprar carne -- há outros produtos, como na plataforma Web Motors. Por isso, o número de 96% indica que o mercado de seminovos e usados continua aquecido, o que acaba tendo reflexo positivo na venda de carros zero km.

Na pesquisa de 2021, feita em plataforma de classificados, 96% pretendem comprar um carro.
Na pesquisa de 2021, feita em plataforma de classificados, 96% pretendem comprar um carro.
Foto: Web Motors / Anfavea

Realizado por meio de “push”, o estudo da Anfavea e da Web Motors colheu as respostas de 2.103 usuários do site, de todas as regiões do país. Segundo Letícia Fonseca, analista de Marketing na Rock Content, "notificações Push são mensagens enviadas por aplicativos ou sites que aparecem na sua tela principal, especialmente no mobile, mas também no Desktop". Esse tipo de estratégia tem sido bastante usado no mercado, com bons resultados.

Segundo a pesquisa da Web Motors, 81% pretendem comprar carro usado e 19% sonham com zero km.
Segundo a pesquisa da Web Motors, 81% pretendem comprar carro usado e 19% sonham com zero km.
Foto: Web Motors / Anfavea

Já o filósofo frnacês Pierre Bourdieu critica as pesquisas porque, segundo ele, as pessoas não estão necessariamente interessadas nas perguntas feitas pelos pesquisadores, mas precisam responder com respostas previamente pensadas por quem idealizou a consulta.

Entre os 96% que pretendem comprar um automóvel em 2021, 81% dizem que vão procurar um carro usado. Destes, os carros preferidos são os SUVs (38%), sedãs (34%) e os hatches (18%). Picapes aparecem na pesquisa com 13%. Entre os 4% que não vão comprar carro no ano que vem, a situação financeira é a principal causa para 48%. Há também 10% que preferem outras formas de mobilidade. 

Pesquisa mostra 38% de preferência para SUVs, 34% para sedãs e 18% para hatches.
Pesquisa mostra 38% de preferência para SUVs, 34% para sedãs e 18% para hatches.
Foto: Web Motors / Anfavea

“O carro ganhou um papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas”, disse o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a pesquisa é importante “para ajudar a indústria a direcionar seus esforços". É preciso ter cautela na análise, entretanto, pois os usuários de um site de classificados não necessariamente representam o total dos consumidores de automóveis do país, especialmente de carros zero km.

Veja quais são os cinco motivos alegados para não comprar carro em 2021.
Veja quais são os cinco motivos alegados para não comprar carro em 2021.
Foto: Web Motors / Anfavea

Para quem ainda não têm carro, o modelo hatch se destaca com 41% na pesquisa. A escolha por carroceria também varia de acordo com a idade dos entrevistados: modelos SUVs (32%) e sedãs (30%) ganham força entre pessoas com idade de 45 a 65 anos. Outro detalhe da pesquisa: entre os que já possuem um SUV, 69% disseram que não pretendem trocar de segmento.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade