PUBLICIDADE

5 SUVs que gostaríamos de ver nas ruas brasileiras

Selecionamos cinco SUVs interessantes que não chegaram ao país. Lista traz modelos já cogitados para o Brasil, como Toyota C-HR e Fiat 500X

22 jun 2021 08h38
ver comentários
Publicidade

Com vendas crescentes, o segmento de SUVs poderia ser ainda maior no Brasil. Além de concentrar a maioria de novidades e lançamentos recentes do mercado, esse segmento atrai cada vez mais consumidores. No entanto, algumas montadoras oferecem no exterior modelos interessantes que já foram cotados para o Brasil, mas que infelizmente não foram lançados no país. Selecionamos cinco SUVs que gostaríamos de ver nas ruas brasileiras. Confira. 

Nissan Qashqai
Um dos modelos mais vendidos da Nissan, o Qashqai ganhou uma nova geração este ano na Europa. O SUV conta com visual ousado, e conta com uma versão híbrida E-Power de 189 cv. Também vendido nos Estados Unidos como Rogue Sport, a terceira geração do Qashqai não tem previsão de chegar ao país. No Brasil o modelo seria uma alternativa interessante para o Jeep Compass e os futuros Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos no segmento de SUVs médios.

Nissan Qashqai.
Nissan Qashqai.
Foto: Nissan / Divulgação

Volkswagen T-Roc
Derivado do Golf, o Volkswagen T-Roc é posicionado entre o T-Cross europeu e o Tiguan de cinco lugares. O modelo conta com um visual ousado, e conta até mesmo com versões conversível e esportiva R, com motor de 300 cv. O T-Roc, no entanto, não tem previsão de chegada ao Brasil. Isso porque, mesmo produzido no país ou importado, ficaria muito caro e atrapalharia as vendas dos irmãos T-Cross e Taos.

Volkswagen T-Roc.
Volkswagen T-Roc.
Foto: VW / Divulgação

Fiat 500X
A Fiat até trouxe uma unidade do 500X para o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Na época, executivos da montadora italiana disseram que o modelo poderia ser importado para o Brasil se o dólar atingisse o patamar de R$ 3,30. Por compartilhar plataforma e outros componentes com o Jeep Renegade, o Fiat 500X também poderia ser produzido na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). No entanto, a marca não comentou oficialmente sobre essa possibilidade. O que se sabe é que, com o dólar atualmente a mais de R$ 5, o Fiat 500X certamente não virá ao país.

Fiat 500X.
Fiat 500X.
Foto: Stellantis / Divulgação

Ford Escape
Lançada em 2020 na Argentina, a terceira geração do Ford Escape era cotada para chegar ao Brasil ainda no ano passado. No entanto, a pandemia e a mudança de estratégia da Ford no Brasil parecem ter adiado os planos da marca para o modelo, que ainda não tem uma nova previsão de lançamento no país. Derivado do novo Ford Focus europeu, o SUV conta com versões híbridas e a combustão, e seria posicionado entre o Territory e o Bronco Sport.

Ford Escape.
Ford Escape.
Foto: Ford / Divulgação

Toyota C-HR
Apresentado em 2016 no exterior, o Toyota C-HR seria um bom concorrente para o Honda HR-V e o Volkswagen T-Cross no segmento de SUVs compactos. No entanto, o modelo não foi lançado no Brasil para não prejudicar as vendas do sedã Corolla, modelo com quem o C-HR compartilha a plataforma modular TNGA, apesar de já ter sido flagrado em testes no país. Rumores indicam que a produção local seria cara demais, e caso viesse importado, o Toyota C-HR chegaria muito caro ao país.

Toyota C-HR.
Toyota C-HR.
Foto: Toyota / Divulgação

Dentre os motivos para esses carros nunca terem sido vendidos no Brasil estão a variação cambial, alterações de regras ou de mercado, além da alta carga de impostos. Há ainda a possibilidade de uma mudança de estratégia, que leva as marcas a refazerem as contas e cancelarem lançamentos cotados ou até confirmados para o Brasil.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade