Zhou Guanyuy se junta à Cadillac para 2026: 'Família'
Após o anúncio de sua dupla oficial de pilotos, a Cadillac ainda não havia decidido quem ficaria nos bastidores, aguardando para entrar no carro caso algo desse errado. A equipe americana, no entanto, já possui um nome conhecido para ocupar o cargo de piloto reserva: Zhou Guanyu.
A Cadillac anunciou oficialmente a contratação de Zhou Guanyu como piloto reserva de sua equipe de Fórmula 1. Dessa forma, o chinês de 26 anos passa a integrar o projeto que se prepara para estrear nesta temporada.
O piloto chinês de 26 anos deixou o grid da Fórmula 1 em 2024, após ser substituído na Kick Sauber ao lado de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. O jovem, então, seguiu para atuar como piloto reserva na Scuderia Ferrari durante a temporada de 2025, mas encerrou seu contrato com a equipe italiana no fim do ano.
Além da separação com a equipe de Maranello, a relação com Graeme Lowdon, chefe da equipe Cadillac, foi essencial para o acordo com Zhou. O empresário britânico gerencia a carreira do piloto há vários anos, o que acelerou as conversas com o time de forma considerável.
Com a escolha de Zhou, a equipe garante um piloto reserva com mais de dois anos de experiência em corridas da Fórmula 1. Enquanto o piloto de testes, Colton Herta ainda não competiu na categoria.
Uma boa escolha para a Cadillac
Zhou Guanyu disputou três temporadas completas da Fórmula 1 entre 2022 e 2024. O piloto da Sauber competia ao lado de Valtteri Bottas, porém a dupla foi substituída por Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto em 2025.
Apesar disso, o jovem piloto construiu um histórico sólido ao longo de sua passagem na categoria, com 68 largadas e 16 pontos. Seus melhores resultados foram dois oitavos lugares, que ocorreram no GP do Canadá de 2022 e no GP do Catar de 2024.
O reencontro da antiga dupla da Sauber acontece na Cadillac em 2026. Já que o piloto finlandês será titular da equipe americana ao lado do mexicano Sergio Perez durante a próxima temporada.
Em declaração oficial, Zhou falou sobre o entusiasmo de começar uma nova fase na carreira: "Estou muito feliz por me juntar à equipe Cadillac de F1 como piloto reserva antes de sua estreia na categoria. Sem dúvida, este é um dos projetos novos mais empolgantes que o esporte já viu", disse.
Além disso, o piloto chinês também destacou o vínculo pessoal com membros da equipe: "Trabalhei com Graeme e Valtteri por muitos anos em diferentes contextos. Por isso, entrar na equipe é como voltar para a família", afirmou.
Por fim, Zhou reforçou o valor que pode entregar ao projeto devido à vivência recente, tanto em pista quanto no desenvolvimento dos carros fora dela. Para o piloto, sua experiência profissional pode contribuir de forma direta para o crescimento da Cadillac na Fórmula 1.
Ver essa foto no Instagram