Zezé Di Camargo e Luciano defendem Mendonça em show: 'Um homem que não tem medo'
Pronunciamento da dupla sertaneja ocorreu pouco depois de o ministro retirar o sigilo da ação que apura interações entre Moraes e Vorcaro
Durante show em Blumenau (SC), a dupla Zezé Di Camargo e Luciano pediu orações ao ministro do STF André Mendonça, elogiando sua coragem. O apoio ocorre em meio à crise no tribunal gerada após Mendonça retirar o sigilo de mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Em reação, Moraes pediu a investigação de Mendonça por suposto abuso de autoridade e improbidade, levando o presidente do STF, Edson Fachin, a abrir prazo para esclarecimentos dos envolvidos.
Zezé Di Camargo e Luciano reservaram um momento do seu show em Blumenau (SC) para manifestar apoio ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). No palco, na véspera do aniversário da cidade, a dupla sertaneja pediu orações ao público pelo membro da corte.
"Vamos pedir uma oração para este homem. Um homem que não tem medo de colocar aquilo que ele crê e o que acredita. Pastor da igreja que eu congrego em São Paulo e que está, assim, fazendo diferença neste país", afirmou Luciano na noite da última terça-feira (1º).
"Então, um carinho para ele e as orações de vocês. Se assim vocês puderem", completou, após uma sequência de aplausos da plateia e do companheiro.
🚨VEJA: Zezé Di Camargo e Luciano pedem orações por André Mendonça durante show lotado em SC pic.twitter.com/ux1uhddfnm
— Meio Independente (@meioindep) September 3, 2026
Declarações de Zezé Di Camargo e Luciano em meio a polêmicas
O pronunciamento dos músicos ocorreu pouco depois de Mendonça retirar o sigilo sobre a ação que apura mensagens entre o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, e o ministro do Supremo Alexandre de Moraes. A medida, portanto, tornou públicas interações entre os envolvidos.
Em uma delas, por exemplo, o ex-banqueiro procurou o magistrado dois dias antes de ser preso pela Polícia Federal e perguntou: "Acha que segunda já tenho que estar fora?". No dia seguinte, voltou a questioná-lo: "Você acha que existe alguma chance disso acontecer amanhã de manhã?". Segundo a investigação da PF, as mensagens levantaram a hipótese de que informações sobre o andamento da Operação Compliance Zero possam ter sido repassadas ao empresário.
Após a divulgação do material, a tensão entre os integrantes do Supremo aumentou. Nesta quinta-feira (3), Moraes encaminhou ao presidente do STF, Edson Fachin, um pedido de investigação sobre a conduta de Mendonça. Na petição, o ministro apontou possíveis indícios de improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade. Além disso, acusou Mendonça de favorecimento político em sua atuação nas investigações envolvendo o Banco Master e o INSS.
Diante do embate, Fachin determinou que a investigação contra o ministro André Mendonça fosse desvinculada das apurações do Inquérito das Fake News. O presidente da Corte também decidiu solicitar esclarecimentos formais antes de o plenário analisar a controvérsia. Para isso, deu prazo de cinco dias para que Moraes, Mendonça, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, apresentem suas manifestações sobre o caso.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.