Veja quem foi Lô Borges e saiba a importância do Clube da Esquina
O músico foi responsável por compor músicas como Trem Azul, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, Para Lennon e McCartney e outros sucessos
A música brasileira se despede de um de seus mais importantes artífices. O cantor e compositor Lô Borges faleceu nesta segunda-feira (3), aos 73 anos, em Belo Horizonte. A notícia, confirmada pela família do artista, marca o fim de uma trajetória de imensa contribuição para a MPB e para o legado do lendário Clube da Esquina.
Lô Borges estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 17 de outubro, após ser hospitalizado devido a uma intoxicação por medicamentos. O músico precisou de ventilação mecânica e, no dia 25 de outubro, passou por uma traqueostomia, lutando pela vida até o último momento.
Quem foi Lô Borges?
Sexto filho de uma família de 11 irmãos, Salomão Borges Filho nasceu no bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte. Ainda na infância, mudou-se para o Centro. A partir dali, a vida ganharia outros rumos. Foi lá, no Edifício Levy, na Avenida Amazonas, que ele conheceu o talentoso vizinho Milton Nascimento. "Sentei na escadaria, dei de cara com um carinha tocando violão, era o Bituca. Eu tinha 10 (anos), e ele tinha 20. [...] Fiquei vendo o Bituca tocando violão, e ele assim comigo: 'Você gosta de música, né, menino?'", contou Lô Borges em entrevista ao programa Conversa com Bial, em 2023.
Em parceria com Milton, Lô foi um dos fundadores do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 70. Sua sensibilidade melódica e a inventividade harmônica foram pilares desse coletivo, que gerou canções que se tornaram hinos de gerações.
O mineiro coleciona uma discografia rica e sucessos atemporais que permanecerão na memória afetiva do país, como "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "O Trem Azul" e "Paisagem da Janela". Seu primeiro álbum solo, de 1972, conhecido como o "Disco do Tênis", é reverenciado como uma joia rara da MPB. Lô Borges deixa um legado de poesia, inovação e emoção, sua música será eterna.
Perdemos uma dos maiores cantores e compositores da história: Lô Borges.
Por aqui ficaremos com sua obra riquíssima que marcou vidas e gerações, vá em paz Lô. 💔 pic.twitter.com/IaUkZ3eE5r
— Paula Sampaio Moreti (@GiuliMedrado) November 3, 2025