PUBLICIDADE

Veja até quando vai a onda de calor, segundo o Inmet

As duas maiores cidade do país não escaparão do clima quente: em São Paulo, a Defesa Civil decretou estado de alerta diante da previsão de 37 °C; no Rio, o Jardim Botânico teve sensação térmica de 48 °C hoje (13), pela manhã

13 nov 2023 - 11h19
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O fim de semana foi de intenso calor e a semana não vai "dar refresco". A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as altas temperaturas sigam ao longo da semana com pontos do país com temperaturas acima dos 40°C.

Onda de calor: áreas em amarelo, perigo potencial; laranja, perigo; e vermelho. grande perigo Crédito
Onda de calor: áreas em amarelo, perigo potencial; laranja, perigo; e vermelho. grande perigo Crédito
Foto: Inmet / Perfil Brasil

A fornalha que está atingindo boa parte do Brasil é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño -- fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Com esse cenário, segundo os meteorologistas, essa deve ser uma das ondas de calor mais intensas já vistas. As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo o Inmet, a onde de calor extremo deve perdurar:

  • Início em 13/11/2023, às 9h48min;
  • Fim em 17/11/2023, às 23h59min;
  • Grau de severidade: Grande Perigo.

O Inmet emitiu um alerta para 13 estados e Distrito Federal sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte e do Sul do país.

As duas maiores cidade do país não escaparão do calor excessivo. Em São Paulo, a Defesa Civil decretou estado de alerta diante da previsão de máxima de 37 °C. No Rio de Janeiro, as temperaturas ficaram acima de 30°C já pela manhã, e o bairro do Jardim Botânico registrou 33,7 °C, com sensação térmica de 48 °C.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade