"Valor Sentimental" derrota "O Agente Secreto" no Bafta; veja vencedores
Produção brasileira perdeu categoria de roteiro original e filme em língua não inglesa. Petra Costa e Adolpho Veloso também foram superados em documentário e fotografia.As produções brasileiras que disputavam o Bafta, a principal distinção do cinema britânico, não foram premiadas em suas respectivas categorias neste domingo (22/02). Os vencedores foram anunciados pela Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão em evento no Royal Festival Hall, em Londres.
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorria nas categorias de melhor roteiro original e melhor filme em língua não inglesa. Na primeira, o vencedor foi o diretor de Pecadores, Ryan Coogler.
Já o longa norueguês Valor Sentimental, de Joachim Trier, venceu entre as produções estrangeiras. A obra que narra o relacionamento conturbado entre um pai e suas duas filhas também concorria como melhor filme e deve ser o principal adversário da produção brasileira no Oscar.
Apocalipse nos Trópicos, da diretora brasileira Petra Costa, foi superada na disputa por melhor documentário por Pavel Talankin e David Borestein, por Mr. Nobody Against Putin. Adolpho Veloso, que concorreu à melhor fotografia, categoria que vinha ganhando diversas premiações por seu trabalho no filme americano Sonhos de Trem, perdeu para Michael Bauman, de Uma Batalha Após A Outra.
O ator Wagner Moura esteve presente no evento com a equipe de O Agente Secreto. Na premiação britânica, ele não concorria individualmente como finalista ao prêmio de melhor ator, apesar de vencê-lo no Globo de Ouro. A categoria foi vencida pelo Robert Aramayo, pelo britânico I Swear. Ele também foi laureado como "estrela em ascensão".
O Bafta é considerado um termômetro para o Oscar, mas nem sempre celebra os mesmos filmes que fazem sucesso na premiação americana. Em 2025, por exemplo, o brasileiro Ainda Estou Aqui também disputava como produção estrangeira, mas foi superado por Emilia Pérez, produção francesa rodada no México.
Paul Thomas Anderson é o grande vencedor
O grande vencedor da noite foi Uma Batalha Após a Outra, estrelado por Leonardo DiCaprio, que levou os prêmios de melhor filme , melhor roteiro adaptado e melhor edição. O cineasta Paul Thomas Anderson ganhou como melhor diretor pelo longa. Hamnet foi escolhido o melhor filme britânico.
A produção indiana Boong foi escolhida como melhor filme infantil e familiar. Jessie Buckley, de Hamnet, foi consagrada melhor atriz. Os trabalhos coadjuvantes foram vencidos por Sean Penn, de Uma Batalha Após a Outra e Wunmi Mosaku, de Pecadores.
Avatar: Fogo e Cinzas foi laureado por seus efeitos especiais, enquanto a equipe de Frankenstein saiu vitoriosa nas categorias Figurino, maquiagem e direção de arte.
gq (OTS)