PUBLICIDADE

DINO

Toner de Impressora: como funciona e quais as vantagens de usar esse material

9 out 2018 - 14h57
Compartilhar
Exibir comentários

A impressão foi uma das invenções mais revolucionárias da humanidade, transformando irreversivelmente o modo como consumimos e produzimos informações. Embora já houvessem formas de impressão mais arcaicas, o grande marco histórico ocorre no século XV, quando o alemão Johannes Gutenberg inventa a prensa tipográfica, considerada uma das maiores invenções da humanidade. A ferramenta composta por tipos móveis - também conhecidos como caracteres - feitos de metal resistente passou a permitir a reprodução de textos e até mesmo livros inteiros com uma velocidade até então desconhecida. Ao invés de reproduzir cada palavra do texto a ser publicado à mão, passou-se a imprimir o número de cópias desejado ou então o volume suportado pela tinta à água.

Foto: ACF Store / DINO

Há mais de 600 anos, a primeira ferramenta de impressão permitiu a impressão da bíblia em alemão, fator que permitiu a expansão do conhecimento para além das classes mais abastadas. Em pouco tempo depois, a prensa, ou imprensa, passou a ser fonte primária da divulgação de informações, dando origem à literatura, à arte e aos meios de comunicação como conhecemos hoje.

Hoje em dia, quem imaginaria redigir documentos, contratos, textos e até mesmo livros inteiros à mão? Do pequeno-grande fruto plantado pela imprensa, surgem diversas tecnologias que se mostram cada vez mais eficientes, econômicas e ecológicas. Atualmente, é possível optar por diversos tipos de impressora que oferecem variações de velocidade, preço, funcionalidade e, claro, matéria prima. Nós falaremos sobre o toner de impressora, um dos materiais mais populares quando o assunto é impressão em média e larga escala.

O que é toner?

O toner nada mais é que um pigmento solto composto por pó de carbono e polímeros como o Estireno Acrilato Copolímero. Essa substância fica dentro do cartucho de toner, recipiente responsável pela armazenagem da matéria-prima. Ao contrário do que se imagina, o toner está disponível em diversas tonalidades que possibilitam à impressora a laser uma impressão gráfica ainda mais vívida e durável.

Como funciona a impressão?

A impressora a toner é movida a pura física. Com cargas opostas, altas temperaturas e processos químicos, tudo isso em altíssima velocidade, conseguimos o resultado conhecido: imagens impressas com baixo gasto de produção e alta qualidade. A seguir, apresentaremos toda a mágica que ocorre durante o processo de impressão.

A impressora de toner é composta basicamente de um cilindro fotorreceptor, um fio de corona, um canhão de laser, um dispositivo térmico, o cartucho de toner, o processador e as partes mecânicas como a estrutura, a bandeja de papel, as rolagens que fazem com que o papel entre em um local e saia em outro.

Todo o processo começa quando o cilindro fotorreceptor é carregado pelo fio de corona com cargas positivas. Após isso, o canhão de laser utiliza as informações recebidas pelo processador para descarregar o cilindro em pontos específicos, criando uma imagem através da divisão eletroestática de cargas positivas e negativas. A terceira fase inclui nossa matéria prima, o toner, que é lançado positivamente carregado sobre o cilindro. Como as cargas opostas se atraem, o pó de carbono acaba se fixando somente nas áreas com carga negativa, gerando uma imagem material.

O papel, carregado negativamente, atrai as partículas positivas de pó para si, transportando a imagem para a superfície que nós recebemos. Por último, o dispositivo térmico aquece o papel a altíssimas temperaturas, fazendo com que as partículas de pigmento em pó se fundam às fibras da folha. Embora envolva diversas etapas, todo esse processo leva pouquíssimos segundos, mostrando os avanços reais da tecnologia.

Qual o melhor tipo de cartucho?

Agora que você já sabe como todo o processo ocorre, nos apresentaremos os diferentes tipos de cartucho de impressora a laser. Confira:

Toner original: o toner original é produzido pela própria marca, sendo desenvolvido para o seu modelo específico de impressora. Ainda que seja o mais caro dentre as três opções, esse tipo de toner para impressora é conhecido por ser mais seguro, além de entregar um desempenho superior.

Por ser um produto da marca, o toner original é produzido com base em pesquisas de desempenho e rendimento, minimizando as chances de causar falhas e danos na sua impressora. Além disso, o pigmento utilizado nesse tipo de cartucho oferece maior qualidade, proporcionando imagens mais vívidas por mais tempo. Se você é prioriza segurança e qualidade nos processos de impressão, essa é uma escolha a prova de erro.

Toner compatível: o cartucho de toner compatível é uma espécie de genérico dos cartuchos. Desenvolvidos para serem uma cópia fidedigna dos originais, esses itens entregam um bom rendimento unido a um bom custo-benefício, o que aumenta a procura e a venda de toner compatível no mercado. Embora possuam a mesma funcionalidade, esses itens não entregam tanta qualidade quanto os originais, além de não serem totalmente seguros.

Para evitar danos a sua impressora, dê preferência aos cartuchos compatíveis que possuam certificações como ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Electrotechnical Commission), além de buscar modelos que contem com a garantia do fabricante sobre o cartucho e a impressora. Se você deseja uma opção mais barata e com boa qualidade, essa pode ser uma boa escolha.

Toner remanufaturado: também conhecido como cartucho para impressora recarregável, essa é a modalidade mais barata e menos segura do mercado. Embora seja uma opção para quem precisa economizar e tem uma demanda muito alta de toner, é sempre bom deixá-la como uma escolha de último caso. Isso porque, se tratando de um cartucho reaproveitado, não é possível assegurar a qualidade do pigmento utilizado, podendo se tornar um investimento perdido. Para garantir a segurança na hora de adquirir um toner remanufaturado, dê preferência às lojas especializadas na área e que já possuam boas recomendações. Se você deseja economizar e não precisa de tanta qualidade, pode optar por um cartucho recarregável.

Agora que você já está totalmente familiarizado com o toner de impressora, lembre-se de adquiri-lo em uma loja de suprimentos de confiança, seguindo as recomendações do fabricante.

Website: https://www.acfstore.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade