PUBLICIDADE

Terceirização é opção para empresa com dificuldade em gestão

Segundo o Sebrae, 25% das empresas fecham por problemas de gestão; para empresário, terceirização pode ajudar pequenos e grandes negócios com problemas de turnover, absenteísmo e gestão de pessoas

25 out 2021 16h08
ver comentários
Publicidade

Todos os anos, empreendedores brasileiros têm de lidar com desafios que vão muito além dos enfrentados no atual contexto da pandemia de Covid-19. Dados da pesquisa "Sobrevivência das Empresas no Brasil", realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apontam que problemas de gestão estão entre os principais motivos de falências dos negócios, correspondendo a 25%.

Foto: DINO / DINO

Além disso, segundo estudo publicado pela Endeavor - organização global de assistência ao empreendedorismo - sobre os maiores desafios dos empreendedores brasileiros, a gestão de pessoas ainda é um dos maiores fatores de preocupação para os empresários. O informe aponta que "Desenvolvimento de Lideranças", "Legislação Trabalhista" e "Seleção e Recrutamento" são, respectivamente, os maiores percalços para estes profissionais, independentemente do número de faturamento e nível de estrutura dos negócios conduzidos por eles.

Para Cristiano Correa, sócio da Vertex, empresa de terceirização de serviços de limpeza profissionais, administrar um negócio é como organizar as peças de um quebra-cabeça, onde as peças espalhadas lembram sua força de trabalho e suas aspirações.

"E, se alguma das peças desaparecer, a imagem inteira ficará incompleta. Este é o desafio diário dos pequenos e grandes negócios que têm que saber lidar com gestão de pessoas, 'turnover' e o absentismo dos colaboradores no local de trabalho", expõe.

Como a terceirização busca resolver as dificuldades de gestão de pessoas?

A terceirização do trabalho consiste no processo pelo qual uma empresa contrata outra companhia para prestar um serviço. Nesta modalidade, temos a prestação de trabalho por colaboradores sem a necessidade de vínculo empregatício com a entidade contratante, apenas com a contratada.

No Brasil, os exemplos de terceirização mais comuns se referem à prestação de serviços específicos, como limpeza e segurança. Isso porque até 2017, só era permitida, por lei, a terceirização das chamadas atividades-meio de um negócio; com a nova legislação aprovada naquele ano, porém, até mesmo as atividades-fim de uma companhia passaram a ter a terceirização possibilitada. 

Para Cristiano, além de ganhos na gestão de pessoas e turnover, benefícios como execução profissional, gestão especializada, isenção da carga trabalhista e riscos de demandas judiciais estão entre os principais ganhos de se utilizar mão de obra terceirizada.

"Além do mais, a contratação de um serviço terceirizado - como de limpeza, por exemplo -, também pode ser uma boa opção no que tange à redução da taxa de absenteísmo", diz.

Em linhas gerais, o absenteísmo - um dos principais percalços da gestão de pessoas - é definido como a ausência frequente de um funcionário. Quando elevado, pode trazer sérios prejuízos a um negócio, como a queda de produtividade.

Em média, as quinhentas maiores empresas brasileiras deixam de ganhar R$ 230 milhões ao ano por conta da improdutividade, conforme pesquisa da empresa de tecnologia Levee realizada em 2019.

"Com o apoio de uma solução terceirizada, a empresa contratante recebe um colaborador treinado e motivado que vai desempenhar suas atividades diárias sentindo-se parte do quadro. Uma vez capacitado, este funcionário terá foco e desempenho ágil, compatível com sua remuneração mensal", explica.

Para concluir, o empresário cita o balanço da consultoria Serasa Experian, que demonstra que quase um terço (27%) das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) brasileiras abertas entre janeiro e abril de 2021 já declararam falência. 

"Ainda estamos em um contexto de pandemia, com desafios sem precedentes. Neste cenário, é preciso ter ainda mais atenção aos entraves que sempre foram o 'tendão de Aquiles' das empresas, e vale investir em opções como a terceirização, que pode se responsabilizar por essas demandas", finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vertexlimpezaprofissional.com.br/



Website:

https://www.vertexlimpezaprofissional.com.br/
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade