Tensão na McLaren: Zak Brown provoca Oscar Piastri durante evento
Zak Brown, CEO da McLaren, se encontrou mais uma vez em meio à polêmica. Dessa vez, por um comentário sarcástico sobre a Alpine durante um evento de comemoração da equipe, após o fim da temporada de 2025 da Fórmula 1. Em uma gravação publicada nas redes sociais, o britânico, visivelmente descontraído, faz uma brincadeira com Oscar Piastri, que havia sido da equipe francesa anteriormente.
Durante a celebração, Brown se dirigiu a Piastri em meio a um discurso sobre o ano que tiveram como uma equipe: "Nós tomamos grandes riscos com vocês dois", afirmou, antes de provocar o australiano. "E não finja que você tinha opções melhores, você tinha a 'porra' da Alpine."
No momento, a declaração gerou risos na plateia, criando um clima de descontração. O vídeo, no entanto, levantou questionamentos sobre a relação de Brown com a rivalidade entre as equipes.
Oscar Piastri, antigo piloto reserva da Alpine, fez a mudança para a McLaren em 2023, acumulando resultados positivos em todas as temporadas com a escuderia britânica até o momento. Em 2025, o britânico esteve na disputa pelo título de pilotos até o GP de Abu Dhabi, porém perdeu a coroa para seu companheiro de equipe, Lando Norris, e garantiu o terceiro lugar na classificação final.
Já a BWT Alpine Formula One Team terminou o campeonato de construtores de 2025 na última posição. O motor da Renault, proprietária da Alpine, rendeu abaixo do esperado pela equipe francesa, e com isso, foi tomada a decisão de focar nas preparações para os novos regulamentos na próxima temporada, o que gerou críticas sobre a falta de resultados ao longo deste ano.
Ainda que o comentário provocativo de Brown tenha chamado a atenção, o evento foi uma oportunidade para a McLaren comemorar a conquista dos títulos de construtores e pilotos em 2025, além de iniciar as preparações para os desafios do próximo ano.
Ver essa foto no Instagram