PUBLICIDADE

Tempestade deixa dezenas de feridos na Alemanha

20 mai 2022 - 17h41
(atualizado às 21h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo autoridades, tornado atingiu as cidades de Paderborn e Lippstadt, na Renânia do Norte-Vestfália, arrancando telhados, derrubando árvores e causando milhões de euros em prejuízos.A tempestade "Emmelinde" atingiu com força parte do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália (NWR) na tarde desta sexta-feira (20/05), deixando dezenas de feridos e provocando milhões de euros em prejuízos.

Em Paderborn, árvores e outras estruturas atingiram carros que estavam na rua
Em Paderborn, árvores e outras estruturas atingiram carros que estavam na rua
Foto: DW / Deutsche Welle

Em Paderborn, pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, "dez delas com gravidade", informou um porta-voz da polícia local.

Segundo autoridades, um tornado atingiu a cidade, deixando um rastro de devastação. Em uma área industrial, os telhados dos galpões foram arrancados. Folhas de metal, isolamento e outros materiais foram lançados a quilômetros de distância. Além disso, várias árvores foram arrancadas, e o transporte público, incluindo o sistema de trens, foi severamente afetado. A polícia pediu às pessoas que fiquem em casa.

A cidade vizinha de Lippstadt também foi atingida pelo tornado, que causou graves danos, disse um porta-voz do corpo de bombeiros. Vários telhados foram arrancados e árvores caíram sobre carros. Até a noite desta sexta-feira, não havia informação sobre feridos.

Cerca de 120 pessoas ficaram presas em uma piscina pública, após árvores caídas bloquearem a saída. No distrito de Hellinghausen, o campanário da Igreja de São Clemente foi arrancado. Cerca de 200 a 300 bombeiros foram mobilizados.

"Por favor, fique em casa"

O ministro do Interior de NRW, Herbert Reul, pediu que a população tenha cautela. "Por favor, fique em casa. Evite ficar ao ar livre", disse à agência de notícias dpa.

Por precaução, atividades na Renânia do Norte-Vestfália foram canceladas antes mesmo do início da tempestade. Em muitos locais, as aulas terminaram mais cedo, por volta das 11h30min, para que os alunos pudessem chegar em casa com segurança. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente alertou que inundações podem ocorrer em áreas afetadas por chuvas fortes.

No início da tarde, o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) emitiu um aviso oficial de mau tempo para NRW devido a fortes tempestades. Mais tarde, os meteorologistas estenderam o alerta a partes dos estados da Renânia-Palatinado, da Turíngia, da Baviera, da Saxônia, da Saxônia-Anhalt, da Baixa Saxônia e de Baden-Württemberg.

De acordo com o DWD, poderia haver, até sábado, grandes volumes de chuva em curto espaço de tempo, granizo de até cinco centímetros e rajadas de vento de até 130 quilômetros por hora.

Morte na Renânia-Palatinado

No estado da Renânia-Palatinado, um homem de 38 anos morreu em um porão inundado. Ao entrar no local, ele sofreu um choque elétrico, caiu e provavelmente bateu a cabeça, disse a polícia.

Na Baviera, uma cabana de madeira desabou, ferindo 14 pessoas, uma delas com gravidade, informou um porta-voz da polícia. O acidente ocorreu quando vários turistas procuraram abrigo em uma cabana de aproximadamente 85 metros quadrados por causa da tempestade que se formava. Por uma razão ainda desconhecida, ela desmoronou.

Em setembro do ano passado, um tornado atingiu a cidade portuária de Kiel, no norte da Alemanha, arrastando pessoas e lançando algumas no mar.

Em julho de 2021, ao menos 190 pessoas morreram na Alemanha, quando chuvas extremas transformaram riachos em rios caudalosos que destruíram casas, rodovias e pontes, além de gerar prejuízos de bilhões de euros. Veja fotos da época na galeria abaixo.

le (DPA, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade