PUBLICIDADE

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube formam grupo para combater terrorismo

26 jun 2017 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram nesta segunda-feira que formaram um grupo para combater o terrorismo através do seu trabalho conjunto, a promoção de pesquisas e a colaboração com organizações e instituições.

A coalizão empresarial, chamada Global Internet Forum to Counter Terrorism, ajudará a transformar as quatro empresas em espaços "hostis aos terroristas e aos extremistas violentos", afirmaram Twitter e YouTube em diferentes comunicados postados em seus blogs corporativos.

O grupo desenvolverá seu trabalho a partir de iniciativas como o Fórum Europeu de Internet ou a base de dados compartilhada de "hashes" (impressões digitais específicas de cada arquivo) que seus integrantes impulsionaram em dezembro do ano passado.

"A propagação do terrorismo e do extremismo violento é um problema global diligente e um desafio crucial para todos nós", indicou o grupo, que ressaltou como as suas "políticas e práticas de eliminação" de conteúdos extremistas mostram "posturas firmes" a respeito desta marca.

"Acreditemos que trabalhando lado a lado, compartilhando os melhores elementos tecnológicos e operacionais dos nossos esforços individuais, podemos ter um maior impacto sobre a ameaça do conteúdo terrorista na rede", declararam.

Ainda que o campo de ação do Fórum possa variar em função das sempre "mudáveis táticas de terrorismo e extremismo", essencialmente se centrará em fornecer soluções tecnológicas, promover a pesquisa e compartilhar conhecimentos.

As empresas planejam trocar experiências, desenvolver técnicas de detecção e classificação de conteúdos sensíveis e definir métodos de aviso transparente para sua eliminação.

A investigação que o Fórum promoverá tem por objetivo nutrir as iniciativas destinadas a resistir discursos terroristas ou extremistas, bem como dar fundo às decisões técnicas ou de políticas que girem em torno da eliminação de conteúdos.

O grupo compartilhará informação com especialistas em contraterrorismo, provenientes de governos, grupos civis, instituições acadêmicas e empresas para "aprender lado a lado sobre terrorismo".

Neste sentido, estabelecerá uma rede de intercâmbio de colaboração com o escritório de contraterrorismo do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da iniciativa ICT4Peace para auxiliar empresas pequenas e melhorar suas ações de antiterrorismo.

Junto a estas duas organizações, o Fórum anunciou que impulsionarão uma série de oficinas de aprendizagem no Vale do Silício e outros lugares do mundo, ainda que não tenha oferecido informação mais detalhada.

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube aproveitarão também suas iniciativas existentes destinadas a combater os discursos de ódio na internet para "empoderar e formar organizações civis ou indivíduos que podem dedicar-se a um trabalho similar".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade